EUA vão banir um dos agrotóxicos mais usados no Brasil por causar danos ao cérebro
Connect with us

Bem-estar

EUA vão banir um dos agrotóxicos mais usados no Brasil por causar danos ao cérebro

Clorpirifós, inseticida de uso caseiro e em plantações diversas, tem riscos neurológicos comprovados

Published

on

Atualizado há

Homem aplicando agrotóxico em plantação
Usado na produção agrícola nacional desde a década de 1980, inseticida já foi banido na Califórnia (Foto: Freepik)

Enquanto o Brasil vive um recorde na liberação de agrotóxicos neste ano, os Estados Unidos vão na contramão dessa tendência e devem banir um dos agrotóxicos mais utilizados na produção agrícola brasileira desde os anos 80: o clorpirifós.

Pesquisas relacionam o produto à malformação no cérebro de bebês, podendo causar inclusive redução de QI.

Uma corte federal americana decidiu, em agosto passado, que a Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos EUA deveria banir o uso do clorpirifós até meados de julho deste ano.

O produto, cujo uso caseiro já estava banido nos EUA desde 2000, teve sua comercialização vetada pela administração Obama em 2015, mas a EPA conseguiu reverter a decisão federal na Justiça, em 2017. No ano passado, no entanto, uma corte de apelação decidiu reinstituir o banimento.

LEIA MAIS

Desmatamento na Amazônia cresce 88% em relação ao mesmo período de 2018

Fotógrafa captura pássaro alimentando filhote com bituca de cigarro

Na Califórnia, o inseticida — que pertence à mesma classe química do gás sarin, classificado pela ONU como arma de destruição em massa — foi banido no início de maio deste ano.

Especialistas explicam que o clorpirifós foi introduzido no Brasil após a proibição do uso do DDT na agricultura, em 1985, devido à sua elevada toxicidade.

O clorpirifós figurou por quatro anos seguidos (2013, 2014, 2015 e 2016) entre os dez agrotóxicos mais comercializados no Brasil.

Com informações do Globo.

Bem-estar

Confira como evitar infecções oculares com lentes de contato em clima seco

Para prevenir infecções oculares, recomenda-se o uso de solução higienizadora de dupla ação com 0,6% de peróxido de hidrogênio.

Published

on

O uso inadequado de lentes de contato pode resultar em infecções oculares
Foto: Canva

Mais de 3 milhões de pessoas utilizam lentes de contato no Brasil, e o crescente número de usuários tem levado a um aumento na incidência de ceratite infecciosa. Esta inflamação da córnea, a lente externa do olho, é especialmente preocupante devido ao clima seco predominante. A baixa umidade contribui para a evaporação acelerada das lágrimas, deixando os usuários mais suscetíveis…

Continue Reading

Bem-estar

Projeto Verão: Academia Céltica te ajuda a conquistar o corpo dos sonhos com promoção especial

Para te incentivar, a Céltica preparou uma promoção especial para o Dia do Cliente, em setembro. Saiba mais.

Published

on

Academia Céltica te ajuda a conquistar o corpo dos sonhos para o verão
Foto: Divulgação/Academia Céltica

O verão está logo aí e a Academia Céltica, de Jundiaí, já tem tudo preparado para te ajudar a conquistar o corpo dos seus sonhos a tempo de aproveitar ao máximo a estação mais quente do ano. Com equipamentos de última geração e profissionais qualificados, a Céltica oferece um ambiente completo para você alcançar seus objetivos. Os instrutores estão sempre…

Continue Reading

Bem-estar

Clima seco: saiba como utilizar o umidificador de ar de forma segura

Os principais riscos associados ao uso inadequado do umidificador de ar incluem a proliferação de fungos e ácaros, que podem agravar problemas respiratórios.

Published

on

Umidificador de ar
Foto: Canva

O umidificador de ar é um aparelho muito útil, especialmente em épocas de clima seco ou durante o inverno, quando o ar tende a ficar mais seco em ambientes internos devido ao uso de aquecedores. Contudo, apesar dos benefícios, é importante saber usá-lo corretamente para evitar problemas de saúde e garantir seu bom funcionamento. Os principais riscos associados ao uso…

Continue Reading

Bem-estar

Hospital São Vicente abre inscrições para Workshop do Luto

O evento estimula conversa e promove atividades lúdicas para aceitação e enfrentamento do luto. As vagas são direcionadas para estudantes e profissionais da área da saúde.

Published

on

Hospital São Vicente promove Workshop do Luto
O Workshop do Luto será realizado na Universidade Corporativa do HSV, em Jundiaí (Foto: Hospital São Vicente)

No dia 31 de agosto, das 9h às 17h, a equipe de Psicologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) realiza mais uma edição do Workshop do Luto. O evento tem como objetivo facilitar o acesso à conteúdos teóricos atualizados e relevantes, além de promover experiências que envolvam os participantes de forma integrada com a temática, favorecendo maior autopercepção e…

Continue Reading

Bem-estar

Até que horas você pode tomar café sem afetar o sono?

Revisão de artigos aponta que a última xícara da bebida deve ser ingerida 8,8 horas antes de dormir para que os efeitos estimulantes da cafeína não interfiram no sono

Published

on

Mãos segurando uma xícara de café quente sobre uma superfície com grãos de café espalhados e saco de juta ao fundo.
Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein Um dos benefícios indiscutíveis do café é o poder de estimular e aumentar a disposição – não à toa, ele é muito popular logo pela manhã e há quem tome a bebida durante o dia todo. Mas é preciso estar atento ao horário de consumo para não atrapalhar o sono. Uma revisão de estudos…

Continue Reading
Advertisement