Advogada de Jundiaí relata momentos de tensão após fechamento de fronteira no Peru
Conecte-se conosco

Coronavírus

Advogada de Jundiaí relata momentos de tensão após fechamento de fronteira no Peru

“Desespero total”, afirma jovem que ficou em isolamento no país devido a pandemia do coronavírus

Publicado

em

Foto de praça vazia, à esquerda; foto de ana, à direita.
Praça das Armas, Cusco, vazia e isolada (Foto: Arquivo Pessoal)

A advogada jundiaiense, Ana Letícia Pessanha Prado Bortoloni, viajou a passeio para Peru no último dia 12 e, desde então, permanece na província de Cusco após o fechamento de fronteira – uma das formas de conter a transmissão do coronavírus (COVID-19).

Ana conta que soube do decreto na segunda-feira (16). “Foi um desespero total por aqui”, relata a jovem, que está hospedada em um hostel com mais oito brasileiros.

Ela relata ter buscado ajuda na embaixada brasileira, mas encontrou as portas fechadas, assim como outros brasileiros que estão na mesma situação.

Até o momento, segundo Ana, o presidente peruano informou que os estrangeiros estão liberados para voltar ao país de origem, mas pela responsabilidade de cada governo.

“Os EUA, o Canadá já estão repatriando seus cidadãos desde o primeiro dia da liberação do presidente do Peru. A Argentina está enviando 10 aviões para buscar seus cidadãos. Hoje, Israel também levará os seus de volta. Todavia, com os brasileiros é diferente”, afirma.

Foto de ônibus que levará pessoas ao aeroporto

Israel realizou o repatriado nesta quarta-feira, 18 de março (Foto: Arquivo Pessoal)

Ana lamenta o descaso da embaixada brasileira com seus cidadãos: “Não há uma mensagem oficial, não há um posicionamento ou qualquer auxílio por parte do nosso país”.

“O sentimento é de total desamparo. Enquanto os outros países buscam seus cidadãos o Brasil vira as costas para os brasileiros”.

A advogada revela que já enviou e-mails, fez ligações, foi na porta da embaixada, procurou o consulado, mas a resposta sempre é a mesma: “Que estão empreendendo esforços para resolver a situação”.

Toque de recolher e isolamento

Ana conta que em Cusco foi proibido andar pelas ruas, sob pena de multa para os moradores e, em caso de estrangeiros, multa também para a hospedagem.

“Sai para tentar comprar alimentos e produtos de higiene, fui parada três vezes por policiais, que energicamente diziam para retomar ao hostel senão poderia até mesmo ser presa”, diz.

Com o isolamento, Ana conta que muitos brasileiros e estrangeiros estão sem hospedagem, alimentação e desprovido de quaisquer condições de suprir as necessidades básicas.

“Cusco é muito frio à noite, pessoas dormiram na porta de aeroportos, pois fecharam até mesmo o local”, lembra a advogada, que faz parte de grupos de WhatsApp com pessoas que buscam voltar para casa.

Grupo de pessoas

Grupo de brasileiros busca apoio pelo WhatsApp e redes sociais (Foto: Arquivo Pessoal)

Ela conseguiu permanecer no hostel, mas não sabe até quando será possível. “A situação é agoniante, pois não temos qualquer previsão de nada”, ressalta.

Voos cancelados

Com o fechamento da fronteira, as companhias aéreas cancelaram todos os voos e não tem previsão de retorno. “Não estamos conseguindo contato efetivo, seja do governo brasileiro, seja das companhias aéreas”.

Ana veio pela companhia GOL, que informou que os voos estão sendo cancelados a partir do dia 23 de março até junho.

“Meu voo de volta é para o dia 24 de março. Não consigo informações se será ou para quando será remarcado”.

A advogada ainda relata preocupação devido ao seu trabalho no Brasil. “Preciso voltar para o meu trabalho, dependo disso para viver, os prazos de processos digitais não foram suspensos, havendo o risco de potenciais prejuízos”, explica.

Com a insegura e momentos de tensão vividos, Ana conta que familiares e amigos trazem esperança. “Sem as mensagens deles, sem o suporte emocional afetivo deles não sei o que seria”.

Agora, Ana aguarda o repatriamento igual aos demais países estão fazendo com seus cidadãos. “Não adianta apenas pensar na economia do país se seus cidadãos estão desamparados em situações emergenciais”, finaliza.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade