Em mensagem para o G-20, Bolsonaro diz que estava certo sobre a pandemia
Conecte-se conosco

Coronavírus

Em mensagem para o G-20, Bolsonaro diz que estava certo sobre a pandemia

“Devemos manter o firme compromisso para trabalhar pelo crescimento econômico”, disse o presidente. Bolsonaro não citou mortes no país, que ultrapassam 168 mil.

Publicado

em

Atualizado há

Na manhã deste sábado (21), uma mensagem do presidente Bolsonaro aos líderes do G-20 foi divulgada pelos organizadores da cúpula. No recado, Bolsonaro diz que estava certo sobre a pandemia, se referindo ao plano de “cuidar da saúde e da economia simultaneamente”.

Em nenhum momento da mensagem Bolsonaro citou as mais de 168 mil mortes de brasileiros pela doença desde o início da pandemia.

“Desde o início ressaltamos que era preciso cuidar da saúde e da economia, simultaneamente. O tempo vem provando que estávamos certos. Devemos manter o firme compromisso para trabalhar pelo crescimento econômico e a liberdade de nossos povos e a prosperidade do mundo”, afirmou Bolsonaro.

O G-20 declarou que insistirá na ideia de que apenas o controle da pandemia poderá dar abertura à retomada do crescimento mundial. No entanto, também reconhece a necessidade de agirem para garantir empregos à população de todo o mundo.

De acordo com o comunicado oficial do grupo: “Estamos determinados a continuar a usar todas as ferramentas disponíveis, pelo tempo que for preciso, para proteger a vida, o emprego e a renda das pessoas, apoiando a recuperação da economia global e aprimorando a resiliência do sistema financeiro, enquanto o protegemos de riscos”.

Posicionamento do Presidente

A comunidade internacional não questionou em nenhum momento o posicionamento de Bolsonaro quanto a dar atenção à renda das famílias brasileiras. Mas, o que foi questionado sobre a gestão foi a insistência na minimização da gravidade do vírus; a promoção de soluções sem base científica; promoção de aglomerações por todo o país; a recusa em ouvir as recomendações da OMS; e o menosprezar das mortes de brasileiros pelo novo coronavírus.

Dessa forma, como reflexo deste tipo de posicionamento do presidente do país, o Brasil é um dos países com mais mortes por Covid-19 no mundo. Essa semana, atingimos a marca de 168 mil mortes desde o início da pandemia.

Ainda assim, o G-20 procura focar o debate deste sábado em questões climáticas e garantir implementação da sustentabilidade em um novo modelo de crescimento. No entanto, em sua mensagem, Bolsonaro também não fez nenhuma menção sobre o tema.

Enquanto isso, o primeiro-ministro da Itália e presidente do G-20 de 2021, Giuseppe Conte, disse em sua mensagem que o “novo normal” não pode restabelecer as condições do passado. “Precisamos criar um novo normal melhor”, afirmou.

Além disso, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, também insistiu na motivação climática. De acordo com Johnson, o mundo precisa de um “futuro mais verde”. Isso seria possível apenas com ações “mais ambiciosas” vindas dos governos.

O G-20 é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo.

Com informações do UOL Notícias.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade