Enfermeiras obstetras de Jundiaí se unem para ajudar gestantes em tempos de coronavírus
Conecte-se conosco

Coronavírus

Enfermeiras obstetras de Jundiaí se unem para ajudar gestantes em tempos de coronavírus

Perla Toresin e Mariana Brasileiro Rogerio têm ajudado mulheres grávidas gratuitamente, evitando que elas se desloquem até o hospital

Publicado

em

Atualizado há

À esquerda, Perla Toresin, de 34 anos, e às direita, Mariana Brasileiro Rogerio, de 30
Perla Toresin, de 34 anos, e Mariana Brasileiro Rogerio, mantêm seus celulares ligados 24h. (Foto: Arquivo pessoal)

Em meio à pandemia do novo coronavírus, em todo o mundo, a solidariedade e a empatia têm feito diferença.

Em Jundiaí, histórias de profissionais da saúde que estão dando orientação gratuitamente para seus vizinhos, seguidores nas redes sociais e outros pacientes, criaram uma corrente do bem. Foi assim que as enfermeiras obstetras Perla Toresin, de 34 anos, e Mariana Brasileiro Rogerio, de 30, inspiradas nessas atitudes, passaram a disponibilizar seus aplicativos WhatsApp 24h para ajudar gestantes e puerpérias gratuitamente, evitando que elas se deslocassem ao pronto socorro.

“Começamos a receber muitas dúvidas e medos de nossas pacientes que prestamos acompanhamento particular. Resolvemos disponibilizar nosso WhatsApp 24hrs por dia, com a proposta de evitar que não só nossas pacientes, mas todas as gestantes, se dirijam a maternidade precocemente ou até de forma desnecessária, evitando assim uma possível contaminação”, explica a dupla.

Desde então, as enfermeiras já receberam centenas de mensagens, inclusive de doulas, terapeutas, médicos e outras enfermeiras que também se colocaram à disposição para ajudar.

“Assim como todos nós, as gestantes, por já estarem em um momento delicado da vida, onde medos e anseios podem aparecer, estão mais tensas. A nós, só cabe tranquilizá-las e mantê-las bem informadas e seguras diante dessa situação”, reforçam.

As dúvidas que chegam das futuras mamães são muitas, mas a preocupação com o filho que está se formando no ventre é uma das principais. Eles se questionam se devem continuar amamentando com o aumento de casos e risco de contágio. Algumas delas, já sentindo as contrações do parto, enviam mensagem para confirmar se é hora de se deslocar até a maternidade.

“Muitas noticias falsas acabam deixando essas mulheres mais ansiosas”, ressalta Perla, citando as consequências das fake news na vida das mulheres grávidas. Mas é nesses momentos, que a união faz a diferença.

“Acreditamos que o conhecimento que temos deve ser compartilhado sempre, independente da área que você atua, e neste momento, o individualismo e materialismo deve ser deixado de lado”, pontuam. “Este é um momento de união, compaixão e conhecimento, assim, vamos passar juntos por este período de uma forma mais leve”.

Para contactá-las, acesse o perfil @boasvindasobstetricia no Instagram.

 

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade