Estudantes desenvolvem site para levar informações em Libras sobre o novo coronavírus
Conecte-se conosco

Coronavírus

Estudantes desenvolvem site para levar informações em Libras sobre o novo coronavírus

Projeto ‘Unidos pela Saúde’ tem como foco levar informações sobre a Covid-19 de maneira acessível

Publicado

em

Atualizado há

Foto de mulher e intérprete de libras
Projeto é definitivo e trará assuntos pertinentes à Saúde, além do novo coronavírus (Foto: Reprodução/YouTube/Unidos pela Saúde)

Com a pandemia do novo coronavírus, informações sobre a doença são atualizadas a todo momento, mas uma parcela da população ainda encontra dificuldades para acessá-las, como é o caso das pessoas surdas.

Na maioria das vezes, a falta do material em Libras acaba prejudicando esta parte da população. Com isso, uma equipe do Programa de Pós-graduação em Tecnologia em Saúde (PPGTS) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) a desenvolver o projeto ‘Unidos pela Saúde’.

O projeto tem como objetivo levar informações sobre a Covid-19 de maneira acessível à sociedade e aos surdos.

O site ‘Unidos pela Saúde’ é totalmente desenvolvido por estudantes mestrandos e doutorandos do PPGTS da PUCPR em conjunto com profissionais de saúde voluntários e estudantes de outras instituições.

A ideia é levar informações de cuidados de saúde à população em geral de maneira acessível e adaptada às pessoas com deficiências. A partir disso, foi criado o site e vídeos com acessibilidades, gravados em estúdio improvisado.

Segundo Alexsander Pimentel, mestre em Tecnologia em Saúde, doutorando do PPGTS e tradutor intérprete de Libras, diz que o trabalho levou 10 dias, com ideia, produção e edição de vídeos.

Ele destaca a falta da Libras na disponibilização de informações sobre a Covid-19. “Como tenho contato com pessoas surdas vivencio as reclamações por não colocarem informações direcionadas a eles”, disse ao portal ‘Razões para Acreditar’.

Alexsander também explica que além da pessoa surda ser excluída do acesso à informação, algumas famílias não conseguem se comunicar por desconhecer a Libras ou os sinais dos termos técnicos. Segundo ele, existe muitos termos técnicos e orientações que a família não sabe passar às pessoas com surdez.

Atualmente, a equipe multidisciplinar do ‘Unidos pela Saúde’ é composta por 16 pessoas, sendo 13 estudantes de pós-graduação, duas profissionais voluntárias e um professor do PPGTS.

Para mais informações, acesse www.unidospelasaude.com.br

Com informações do site ‘Razões para Acreditar’.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade