Emocionante: intérprete de Libras traduz parto para pais surdos
Conecte-se conosco

Saúde

Emocionante: intérprete de Libras traduz parto para pais surdos

Profissional traduziu até o momento mais importante: o choro do bebê

Publicado

em

Emocionante - intérprete de Libras traduz parto para pais surdos
Intérprete auxiliou na comunicação dos pais com a equipe médica em Marília (Foto: Arquivo pessoal)

Uma intérprete traduziu o momento do parto para um casal que é deficiente auditivo e transformou o momento em um exemplo de inclusão.

Assim, o casal conseguiu se comunicar com a equipe médica e ficar ciente sobre tudo que ocorria.

O parto ocorreu no Hospital Materno-Infantil de Marília (SP).

A expectativa pela chegada do bebê, que recebeu o nome de Paulo, foi grande, assim como toda chegada de um filho. Mas, o silêncio que permeia a vida dos pais dele, exigiu um planejamento diferente.

Os pais Marcelo Salviano Souza e Eliane Aparecida Silva são surdos e não conseguiam se comunicar com os médicos.

Por isso, no dia do parto, o hospital resolveu escalar mais um integrante na equipe para que todos pudessem dividir esse momento e expressar os sentimentos.

A intérprete de Libras – a Língua Brasileira de Sinais – conta que foi a primeira vez que participou de um parto.

“Foi fantástico, eu tenho 18 anos de intérprete e foi meu primeiro parto interpretado. Então, eu fiquei muito feliz. É uma emoção que não tem como te explicar, porque você poder passar calma para paciente. Ela depende da comunicação para manter calma. Foi um parto muito humanizado mesmo”, contou Luci Mayer Fiorentino.

A intérprete traduziu até o momento mais emocionante do parto, que foi quando o bebê nasceu e deu o primeiro choro.

“Eu falei nenê chorando, chorando, nenê nasceu feliz. Aí eles ficaram felizes também. O pai até chorou e eu também chorei. Todo mundo acabou ficando emocionado e até a equipe médica se emocionou”, lembrou Luci.

Com o auxílio de uma interprete, o casal explicou a como foi o momento para a TV Tem.

“A comunicação foi muito boa, foi a melhor, porque a gente se comunicando, a gente consegue entender melhor as coisas. Eu fazia as perguntas em libras e ela falava com os médicos, e quando os médicos falavam comigo ela interpretava”, disse Eliane.

“Estou muito emocionado, chorei muito no parto e estou muito feliz, e ela também está feliz. Graças a Deus que deu tudo certo, graças a união de todos, eles foram muito bacana na preparação do parto. Foi uma união total. O cumprimento da lei e de um parto humanizado”, disse Marcelo.

O casal, agora, está focado em cuidar do mais novo membro da família. Paulo nasceu saudável e daqui alguns anos poderá ser o intérprete dos pais, pois os exames apontaram que ele ouve perfeitamente.

Com informações do G1.

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde

Maioria dos casos de morte súbita de bebês acontece em camas compartilhadas, diz estudo 

Pesquisadores examinaram 7.595 mortes súbitas de crianças com menos de 1 ano entre 2011 e 2020 nos Estados Unidos

Publicado

em

Por

Cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias. Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein A prática da cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias, mas é condenada pela maioria das entidades médicas – incluindo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – por causa do risco de morte súbita nos recém-nascidos. Agora, um novo estudo publicado na Pediatrics vem corroborar essa…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dengue: pacientes precisam evitar a circulação para conter a transmissão

Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí orienta sobre a necessidade de pacientes diagnosticados com dengue evitarem a circulação, respeitando o período atestado pelo médico. Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus. O Munícipio acumula 6.695 casos da doença, conforme Boletim de Arboviroses de quarta-feira (17). A dengue é uma doença infecciosa aguda, transmitida…

Continuar lendo
Publicidade