Mãe recuperada de Covid-19 acolhe filho nos braços pela primeira vez após 73 dias
Conecte-se conosco

Coronavírus

Mãe recuperada de Covid-19 acolhe filho nos braços pela primeira vez após 73 dias

Caso aconteceu em Fortaleza; bebê veio ao mundo como prematuro extremo, enquanto a mãe estava inconsciente por complicações com a Covid-19

Publicado

em

Atualizado há

Mãe segura o filho pela primeira vez, depois de 73 dias. (Foto: Thiago Freitas/Divulgação Sesa)

Imagina passar por uma cesariana inconsciente pela gravidade do novo coronavírus e só poder tocar no filho depois de 73 dias do parto? Esse foi o desafio experimentado por Maryane da Rocha Santos, de 31, que passou pela cirurgia do parto em 8 de maio e só pode conhecer o filho, o pequeno José Bernardo, nesta terça-feira (21).

O caso aconteceu em Fortaleza e expôs os desafios para os relacionamentos interpessoais da pandemia do novo coronavírus. Considerado prematuro extremo, José Bernardo precisou vir ao mundo depois de uma decisão médica para salvar a vida do bebê. Ele nasceu medindo 40 centímetros e pesando 1,395 kg.

Maryanne foi internada no Hospital Geral Dr. César Cals, na capital cearense, onde complicações a levaram a uma parada cardiorrespiratória, sendo necessário que entrasse em coma induzido. Os médicos, então, decidiram pela cesariana na própria UTI, na tentativa de preservar a vida da criança.

Dez dias depois de entrar em coma, Maryanne lembra da primeira reação ao recobrar os sentidos. “A primeira coisa que eu falei quando eu acordei foi ‘cadê meu bebê?’ Uma enfermeira me atendeu e disse que ele estava bem, que tinha nascido prematuro naquele hospital e foi me confortando”, conta a mãe para a reportagem do G1 CE.

Bebê ficou sob os cuidados da equipe do Hospital em Fortaleza. (Foto: Thiago Freitas/Divulgação Sesa)

José Bernardo ficou sob os cuidados da equipe do Hospital em Fortaleza, sem poder receber visitas. (Foto: Thiago Freitas/Divulgação Sesa)

Em 22 de maio, Maryane voltou para casa, mas José Bernardo ainda precisou permanecer na UTI neonatal e na unidade de médio risco do hospital, onde teve o suporte que precisava para o desenvolvimento. A mãe, entretanto, estava impossibilitada de visitar o próprio filho, já que as visitas no hospital foram interrompidas devido à pandemia. A distância, contudo, era amenizada pela equipe de Acolhimento e Comunicação Neonatal do hospital, que permaneceram enviando imagens, vídeos e informações sobre o estado clínico do bebê à família.

Agora, José Bernardo terá a oportunidade de reafirmar os laços com a própria mãe, depois dos 73 dias no hospital. “É como se eu tivesse tido ele agora. Não tem como descrever. É Deus”, conclui Maryane.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade