Mais de 200 pacientes do Amazonas começam a ser transferidos para outros estados
Conecte-se conosco

Coronavírus

Mais de 200 pacientes do Amazonas começam a ser transferidos para outros estados

Em meio à recordes de internações e falta de oxigênio, o sistema de saúde de Manaus está em colapso.

Publicado

em

Avião da FAB transferindo paciente de Manaus para hospital no Maranhão.
Foto: FAB/Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (15), a Força Aérea Brasileira (FAB) começou a levar 235 pacientes com Covid-19 de Manaus para outros estados. De acordo com o Ministério da Defesa, há voos programados para hoje, em direção à Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Além disso, também receberão pacientes alguns hospitais de Pernambuco, Goiás, Ceará e Distrito Federal. As transferências de doentes acontece em meio ao colapso do sistema de saúde amazonense, com um número recorde de internações por Covid-19 e falta de oxigênio nos hospitais. Atualmente, uma nova cepa do vírus com origem no estado piorou ainda mais a situação da pandemia no Amazonas.

Esta semana, circularam pela mídia imagens de médicos transportando cilindros de oxigênio nos próprios carros e familiares em busca de insumos para ajudar os pacientes internados. Os cemitérios estão lotados e instalaram câmaras frigoríficas para os corpos das vítimas.

De acordo com o Ministério da Saúde, as transferências serão realizadas por duas aeronaves da FAB. Já estão garantidos de imediato 149 leitos. Desses, 40 em São Luis (MA); 30 em Teresina (PI); 15 em João Pessoa (PB); 10 em Natal (RN); 20 em Goiânia (GO); 4 em Fortaleza (CE); 10 em Recife (PE); e 20 no Distrito Federal.

Transferências

Já na manhã de hoje, nove pacientes embarcaram no primeiro voo da FAB, com destino em Teresina. A princípio, 13 passageiros fariam a transferência, no entanto, quatro deles estavam instáveis e não puderam viajar.

“A operação aqui com os passageiros envolveu a preparação da aeronave, que é um C-99, para que ela ficasse com oxigênio disponibilizado, e isso limitou a capacidade da aeronave para até 15 pacientes. A operação é delicada, por isso demorou quase uma hora para que a gente conseguisse fazer o embarque dos pacientes nessa missão”, informou o Comandante da Ala 8 da Base Aérea de Manaus, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão.

Assim, um segundo grupo de pacientes deve seguir também para o Maranhão ainda nesta sexta-feira (15). Ainda não foi detalhado quantos voos ou quantos dias serão necessários para a transferência dos pacientes.

Recorde de internações

Nesta quinta-feira (14), Manaus bateu novamente o recorde de internações diárias, com 254 hospitalizações. Esse número é o maior registrado desde o início da pandemia. Além disso, o interior do estado registrou mais quatro casos, totalizando 258 pessoas internadas.

Até ontem, o total de casos confirmados da doença no Amazonas chegou a 223.360, de acordo com os dados do boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). O número de mortes é de 5.930.

Dessa forma, o estado decretou um toque de recolher válido a partir desta sexta-feira, por 10 dias. Na tentativa de conter a propagação do vírus, nenhum morador pode sair de casa, entre 19h e 6h.

Na madrugada de hoje, dois aviões da FAB carregados com cilindros saíram de São Paulo e chegaram a Manaus, para ajudar na crise.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade