Menino de 2 anos se recupera após 13 dias internado na UTI com Covid-19
Conecte-se conosco

Coronavírus

Menino de 2 anos se recupera após 13 dias internado na UTI com Covid-19

Nicollas sofreu uma dilatação no coração por causa da doença e precisa tomar medicamentos de uso contínuo

Publicado

em

Foto de criança segurando cartaz
Após dias sem saber qual era o diagnóstico, médicos descobriram que Nicollas estava com coronavírus (Foto: Elizeu Junior/Arquivo Pessoal)

Nicollas, de Itaquaquecetuba, na região metropolitana de São Paulo, de apenas dois anos, foi diagnosticado com Covid-19, teve graves complicações e ficou internado 13 dias lutando para sobreviver.

O menino recebeu alta há duas semanas e, agora, segue em recuperação domiciliar. Segundo a mãe, Thamy de Sant’Anna Barros, ele ainda precisa de acompanhamento médico e de medicações.

Ainda de acordo com Thamy, a criança começou a apresentar os primeiros sintomas no dia 3 de junho, com febre alta. A família acreditava que fosse alguma infecção e levaram ao hospital do município.

No atendimento, o menino foi diagnosticado com infecção de garganta e foi receitado medicamentos para tratar a doença em casa, mas a mãe notou que a febre não passava.

Depois de alguns dias, Nicollas começou a se queixar de dores no corpo, Thamy o levou novamente no hospital, onde foram feitos exames de sangue e urina, que apresentaram alterações na parte viral, mas o médico mandou retornar para casa novamente.

Com manchas pelo corpo e com febre, a mãe decidiu levar o menino em outro hospital, em Arujá, ainda no mesmo dia. Nicollas refez os exames, foi medicado e liberado para casa.

No entanto, os sintomas não passaram e Thamy resolveu voltar ao hospital no dia seguinte. Outro médico fez o atendimento e suspeitou de uma possível meningite.

“Sempre tive medo dessa doença. Entrei em desespero, chorava. […] Fui para fora do hospital e esperei o procedimento acontecer. Quando saiu o resultado, deu negativo para meningite”, disse em entrevista ao portal de notícias ‘G1’.

Ainda com febre, dor na barriga e com falta de apetite, os pais de Nicollas o levaram em uma clínica em Mogi das Cruzes, onde foi diagnosticado com Síndrome de Kawasaki.

Ele precisou ser levado para o hospital para receber o suporte necessário. Ao chegar no hospital de São Bernardo do Campo, eles foram informados que Nicollas precisaria ir para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Nicollas não apresentavam todos sintomas da doença e, assim, surgiu outro diagnóstico: Covid-19.

Tratamento

Com a gravidade do quadro, os médicos temiam um aneurisma. Foi prescrito imunoglobulina – medicamento utilizado para tratar a Síndrome de Kawasaki -, mas ele não reagiu bem no começo e medicamento teve que ser suspendido.

Ainda de acordo com a mãe do garoto, após os três primeiros dias de internação e com a troca de antibióticos, que o quadro se estabilizou. Ao todo, ele ficou 13 dias internado.

Testes de Covid-19

O primeiro teste de Covid-19 feito no menino deu negativo, segundo a mãe. No entanto, o médico pediu uma contraprova.

O teste rápido e swab confirmaram o diagnóstico: Nicollas estava com Covid-19.

Acompanhamento

Nicollas teve uma dilação na coronária (coração) e precisa fazer acompanhamento com três especialidades até os 4 anos, além de tomar medicamento de uso contínuo.

Medicamentos são de alto custo e pais não conseguem arcar com os gastos e, com isso, uma corrente do bem surgiu: amigos, familiares e conhecidos se mobilizaram para conseguir o remédio do pequeno Nicollas.

Síndrome de Kawasaki

A doença é uma espécie de vasculite, ou seja, uma inflamação nos vasos sanguíneos e não tem uma causa conhecida. Os sintomas são febre prolongada e aparecimento de manchas. Síndrome é considerada rara e afeta crianças com menos de 5 anos.

Em maio, a doença foi associada ao novo coronavírus e está sendo estudada no Reino Unido, Estados Unidos e Itália.

Com informações do portal de notícias ‘G1’.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade