SP amplia funcionamento de comércios para 12 horas; bares devem fechar às 20h
Conecte-se conosco

Coronavírus

SP amplia funcionamento de comércios para 12 horas; bares devem fechar às 20h

A partir deste sábado (12), estabelecimentos comerciais poderão funcionar por 12 horas. No entanto, bares deverão fechar às 20h e os restaurantes às 22h

Publicado

em

Bares e restaurantes podem abrir no período noturno em cidades na fase amarela. (Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (11) a ampliação do horário de funcionamento no comércio para evitar aglomerações nas compras de Natal e tentar diminuir a disseminação do novo coronavírus. A medida foi antecipada pela colunista da CNN Thais Herédia.

Até o momento, o comércio estava autorizado a funcionar 10 horas por dia, conforme as regras da fase amarela do Plano São Paulo, que determina os critérios de flexibilização da economia durante a pandemia de Covid-19.

A partir deste sábado (12), estabelecimentos comerciais poderão funcionar por 12 horas. No entanto, bares deverão fechar às 20h e os restaurantes às 22h (com a venda de bebida alcoólica permitida até 20h), anunciou o secretário da Saúde de SP, Jean Gorinchteyn. Essas mudanças terão duração de 30 dias prorrogáveis por igual período.

“Visando a diminuição das aglomerações e a própria transmissão do vírus, tomamos essa medida em concomitância do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo. Um dos pontos peculiares é o lazer noturno (…) sem cumprimento das regras sanitárias”, disse o secretário.

Gorinchteyn afirmou que nas últimas três semanas houve uma mudança no perfil etário de demanda por leitos para Covid-19. Agora, o maior parte das internações está concentrada em pessoas com entre 30 e 50 anos – de março a novembro, a maior demanda estava na faixa de 55 a 75 anos.

“São exatamente esses que continuam circulando, que continuam festejando, que continuam saindo para bares e, dessa forma, se contaminam e levam para suas casas”, disse.

“Observem que na faixa etária de 20 a 39 anos também não foram poupados, concentrando 40% dos casos, com 3,6% de óbitos. Portanto, jovens também podem morrer em decorrência da Covid-19”, completou Gorinchteyn.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, afirmou que a ampliação do horário de funcionamento do comércio teve como objetivo “atender a necessidade de maior espaçamento entre as pessoas e evitar aglomerações para que todos tenham suas necessidades de fim de ano atendidas”.

“Vimos que era muito importante realizar um ajuste na fase amarela [do Plano SP] para expansão do funcionamento do comércio de 10 para 12 horas, mas mantendo a capacidade de atendimento em 40%”, explicou.

As regras para os bares

A principal mudança nas diretrizes divulgadas pelo governo para o funcionamento de bares a partir deste sábado (12) está na redução do horário de funcionamento para até 20h.

Além disso, os estabelecimentos deverão continuar operando com apenas 40% de sua capacidade, oferencendo apenas serviço sentado em mesas com até 6 pessoas.

Estão mantidas demais medidas do protocolo sanitários, como aferição de temperatura na entrada do estabelecimento, disponibilização de álcool em gel e o distanciamento mínimo entre mesas.

“Nessa questão do lazer noturno, que envolve bares, restaurantes, casas noturnas, festas, shows e baladas o centro de contingência detectou necessidade de medidas mais duras para que a gente possa reduzir a transmissibilidade da doença”, afirmou o coordenador-executivo do Centro de Contingência, João Gabbardo.

“Nessas últimas semanas percebemos que a população mais jovem está se expondo mais e, em consequência disso, está transmitindo entre si o vírus e, depois, acabam passando a doença para os mais idosos em casa, o que gera uma pressão sobre o sistema de saúde”, completou.

Com informações da CNN Brasil.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo