Terminais de ônibus e Hospital São Vicente são desinfectados
Conecte-se conosco

Coronavírus

Terminais de ônibus e Hospital São Vicente são desinfectados

Água e hipoclorito de sódio (usado como desinfetante e agente alvejante) na primeira etapa e amônia quaternária em seguida

Publicado

em

Os terminais foram limpos logo após os locais serem fechados ao público (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí iniciou na noite desta terça-feira (24) mais uma ação preventiva de combate ao coronavírus (COVID-19), que inclui a desinfecção dos terminais de ônibus.

Na manhã desta quarta (25), a higienização aconteceu nas calçadas do entorno do Hospital São Vicente de Paulo, Praça das Rosas (em frente ao Pronto-Atendimento Central), Hospital Regional e Velório Adamastor Fernandes.

Foram limpos o interior e o entorno dos terminais Central, Vila Arens, Colônia e Hortolândia, além da Rodoviária. Os outros terminais de Jundiaí – CECAP, Eloy Chaves e Vila Rami – também serão desinfetados.

O trabalho será feito continuamente pelas equipes das empresas Agro Ambiental e Clarice Paisagismo, terceirizadas da Prefeitura.

O balconista Martinho Laurindo da Silva trabalha numa drogaria próxima ao Hospital São Vicente e acompanhou a desinfecção. “Este tipo de limpeza preventiva traz segurança à população.

Ela tem que ser feita constantemente porque, em todo o mundo, a contaminação pelo Coronavírus está acelerada”, destacou.

“É bom saber que a higienização está sendo feita no São Vicente e em outros locais. Quanto menor o reflexo do vírus em Jundiaí, melhor para todos nós”, emendou a ajudante de cozinha Daniela Paula Teodoro Ribeiro.

Os terminais foram limpos logo após os locais serem fechados ao público.

A desinfecção é realizada com caminhões com equipamento de hidrojateamento (aplicação de jato de água com alta pressão), os mesmos usados na limpeza das bocas de lobo – outra medida preventiva da Administração que evitou o alagamento de ruas e avenidas durante as chuvas de verão.

A ação de limpeza ainda será feita regularmente nos abrigos de ônibus de ruas e avenidas de grande movimento, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e demais hospitais públicos de Jundiaí.

“Monitoramos permanentemente todas as questões ligadas ao coronavírus em Jundiaí. Vamos desinfectar vários locais com grande fluxo de pessoas, incluindo o entorno dos nossos hospitais, para minimizar o risco de contaminação dos munícipes”, disse o prefeito Luiz Fernando Machado.

Duas etapas

A higienização está sendo feita em duas etapas.

A primeira tem o uso de uma solução de água e hipoclorito de sódio (usado como desinfetante e agente alvejante).

A segunda inclui a pulverização dos lugares com amônia quaternária – altamente eficaz contra fungos, bactérias e vírus. Esta solução é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Estamos trabalhando para tentar evitar a contaminação das pessoas. Contamos com a colaboração de agentes de trânsito da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) e da DAE, que nos cedeu três mil litros de hipoclorito de sódio”, destacou Marcio Alberto Moraes, diretor do Departamento de Limpeza Pública da UGISP.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo