TikTok entra na campanha PAUSE da ONU pelo combate à desinformação sobre a Covid-19
Conecte-se conosco

Coronavírus

TikTok entra na campanha PAUSE da ONU pelo combate à desinformação sobre a Covid-19

Entre os dias 2 e 8 de novembro, especialistas vão conversar sobre o tema em uma série de lives.

Publicado

em

TikTok e ONU se unem em campanha de combate à desinformação em relação a Covid-19.
Foto: Reprodução

Uma colaboração da Organização das Nações Unidas (ONU) com o TikTok para a campanha PAUSE trará ao público jovem um conteúdo exclusivo sobre a importância de conter a desinformação, a relevância da checagem dos fatos, além dos impactos negativos da disseminação de notícias falsas em meio à pandemia de Covid-19.

Cristina Tardáguila (diretora adjunta da International Fact-Checking Network e fundadora da Agência Lupa), Débora Noal (psicóloga e pesquisadora em saúde mental na Covid-19 da Fiocruz), Kimberly Mann (diretora do Centro de Informações das Nações Unidas para o Brasil – Unic Rio), Katia Brembatti (diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji) e Roberta Caldo (assessora de comunicação da ONU no Brasil) vão participar de uma série de lives transmitidas no TikTok e no YouTube da ONU Brasil, entre 2 e 8 de novembro.

TikTok Challenge

Os usuários do TikTok também poderão se engajar na campanha aceitando o desafio do ator e influenciador Apollo Costa (@apollo).

TikTok challenge consiste em gravar a família e amigos em suas casas fazendo pose ou cara de espanto ao ver uma notícia falsa. O vídeo deve conter a frase: “PAUSE. PENSE ANTES DE COMPARTILHAR.” e a hashtag #PrometoPausar.

Parte da iniciativa Verificado, PAUSE é uma campanha que propõe uma mudança de comportamento e novo uso das redes sociais no combate ao crescente impacto da desinformação.

Desde o dia 21 de outubro, usuários de redes sociais têm sido incentivados a fazer uma pausa antes de compartilhar qualquer informação online, sob as hashtags #PrometoPausar e #PenseAntesDeCompartilhar.

Colaboradores da sociedade civil estão apoiando a campanha PAUSE, incluindo organizações de desinformação de todo o mundo, como Chequeado, Newschecker.in e First Draft, enquanto veículos de mídia como MultiChoice, Yuvaa e rádio Wazobia estão ajudando a distribuir mensagens da PAUSE.

O projeto, coordenado no Brasil pelo Centro de Informação das Nações Unidas no Rio de Janeiro em nome das Nações Unidas, conta com a colaboração da Purpose, uma das maiores organizações de mobilização social do mundo.

Confira a agenda completa de lives

  • 02/11 às 19h: Por que checar notícias? A importância do fact-checking – Cristina Tardáguila (diretora adjunta da IFCN e fundadora da Agência Lupa) & Roberta Caldo (assessora de comunicação da ONU no Brasil)
  • 04/11 às 19h: Como a desinformação afeta nosso bem-estar mental – Débora Noal (psicóloga e pesquisadora em saúde mental na Covid-19 da Fiocruz) & Roberta Caldo (assessora de comunicação da ONU no Brasil)
  • 06/11 às 19h: Infodemia e pandemia: a conexão entre desinformação e Covid-19 – Kimberly Mann (diretora do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil – Unic Rio) & Katia Brembatti (diretora da Abraji)

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade