Hepatite: diagnóstico e tratamento para a prevenção da doença silenciosa
Conecte-se conosco

Saúde

Hepatite: diagnóstico e tratamento para a prevenção da doença silenciosa

A cidade conta com 128 pessoas em tratamento medicamentoso para hepatite B ou C.

Publicado

em

Atualizado há

(Foto: divulgação)

O Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais é celebrado nesta quarta-feira (28). Silenciosa, a doença conta com exames e tratamentos oferecidos gratuitamente pela rede da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) da Prefeitura de Jundiaí. A cidade conta com 128 pessoas em tratamento medicamentoso para hepatite B ou C.

Com 46 anos, Rafael Santos, jornalista, está curado da hepatite C, descoberta em 2005, em exames de rotina. “Fui contaminado quando recebi transfusão de sangue, ainda bebê. Naquela época não existiam exames específicos em relação à doença. Cheguei a fazer tratamento à época, mas não surtiram resultado. Em 2018, quando novas medicações foram agregadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), fui contato para o tratamento e hoje estou curado”, conta o homem, que precisou de três meses tomando medicação diária para a cura. “A doença não é um bicho de sete cabeças. As pessoas precisam identificar a doença e tratar, pois é possível se curar”, detalha.

Em Jundiaí, o acompanhamento dos pacientes com hepatites B e C é realizado no Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI). O local é referência e atende moradores do município e da região. Atualmente, 128 pacientes estão em tratamento medicamentoso para hepatite B ou C. Cabe explicar que o tratamento da hepatite C é realizado com medicamentos por três a seis meses, podendo alcançar a cura virológica. Nos casos de hepatite B, nem todos os pacientes necessitam de medicação, mas todos precisam ser acompanhados, ou seja, precisam de seguimento clínico. Nestes casos, quando a medicação é indicada, o tratamento não tem tempo determinado e pode ser necessário por muitos anos.

Diagnóstico

A UGPS ressalta que o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) oferta testes para HIV, sífilis e hepatites virais – tanto testes rápidos quanto testes sorológicos convencionais. Os testes são gratuitos e podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30, sem necessidade de agendamento ou encaminhamento médico. O serviço fica na rua Conde de Monsanto, 480, Vianelo. O telefone para contato é (11) 4527-3770.

Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também há enfermeiros treinados para realização de testes rápidos e aconselhamento. Quando o usuário realiza um teste positivo ou reagente, os enfermeiros, além de orientar, fazem o encaminhamento do paciente ao AMI para realização de testes complementares e avaliação clínica para seguimentos e necessidade de tratamento medicamentoso.

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde

Saiba quais as melhores atividades físicas para combater a depressão

Estudo confirma a eficácia dos exercícios para a prevenção e o tratamento da doença. Caminhada, corrida, ioga, treinamento de força e dança trazem bons resultados

Publicado

em

Por

Foto: Freepik

Por Thais Szegö, da Agência Einstein Uma equipe de pesquisadores formada por especialistas australianos, espanhóis, dinamarqueses e finlandeses divulgou recentemente um trabalho que mostra que os exercícios são eficazes para a prevenção e o tratamento da depressão, o que já havia sido salientado em outros estudos. No entanto, eles expuseram nesse levantamento que caminhada, corrida, ioga, treinamento de força e…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde

Maioria dos casos de morte súbita de bebês acontece em camas compartilhadas, diz estudo 

Pesquisadores examinaram 7.595 mortes súbitas de crianças com menos de 1 ano entre 2011 e 2020 nos Estados Unidos

Publicado

em

Por

Cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias. Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein A prática da cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias, mas é condenada pela maioria das entidades médicas – incluindo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – por causa do risco de morte súbita nos recém-nascidos. Agora, um novo estudo publicado na Pediatrics vem corroborar essa…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo
Publicidade