Hospital São Vicente investe em dispositivos para a reabilitação motora
Conecte-se conosco

Saúde

Hospital São Vicente investe em dispositivos para a reabilitação motora

Os novos equipamentos permitirão a Estimulação Elétrica Neuromuscular (EENM) nos pacientes, uma alternativa aos exercícios

Publicado

em

Atualizado há

Dispositivos para a reabilitação motora são os novos investimentos do Hospital São Vicente (Foto: divulgação)

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) investiu em dois aparelhos eletroestimuladores neuromusculares para a reabilitação motora dos pacientes internados, além de halteres, faixas elásticas, caneleiras e aparelhos para fortalecimento muscular respiratório, que serão utilizados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e nas enfermarias sob o comando da equipe de fisioterapia do hospital. O investimento de R$ 4.232,04.

Embora estudos indiquem o aumento da sobrevida em pacientes críticos, internados em UTIs, o tempo prolongado de internação causa o declínio da força muscular e consequentemente uma redução de suas funcionalidades. Daniel Gimenez, coordenador da equipe de fisioterapia do HSV, explica que a disfunção simultânea de vários nervos periféricos por todo o organismo (chamada de polineuropatia) é uma das complicações que mais comuns entre pacientes que passaram por internações prolongadas.

“Os doentes críticos são aqueles que possuem uma condição clínica frágil e que dependem de suporte, monitorização e uma intervenção terapêutica mais avançada. A polineuropatia é a perda de força muscular global, principalmente devido ao uso de sedativos, necessários em alguns tratamentos, restrição ao leito e tempo de internação. A perda de massa muscular na doença crítica foi identificada como uma das principais preocupações clínicas que pode levar a fraqueza muscular persistente, retardar a recuperação e limitar a função física e, consequentemente, a qualidade de vida em pacientes que tiveram alta da UTI”, conta Gimenez.

Os novos equipamentos permitirão a Estimulação Elétrica Neuromuscular (EENM) nos pacientes, uma alternativa aos exercícios. “Quando realizadas no início, as Intervenções de fisioterapia e reabilitação podem ser especialmente importantes. Várias medidas terapêuticas são utilizadas para este fim, incluindo uma série de exercícios de movimento, posicionamento e exercícios resistidos, que aumentam a força dos músculos com o levantamento de pesos ou o uso de faixas elásticas. Estudos mostraram que a EENM pode manter ou aumentar a massa muscular, força e volume, reduzir o tempo de ventilação mecânica, tempo de desmame e, consequentemente, diminuir o tempo de internação e aumentar a sobrevida dos pacientes”, ressalta o profissional.

Orgulhoso, Daniel destaca que os equipamentos complementam uma gama de recursos já existentes na instituição. “Desde o início da pandemia o HSV tem investido em novos recursos, não só para o tratamento dos pacientes com covid-19, mas para todos os internados na unidade. É fundamental para a nossa área de atuação contar com a ajuda desses aparelhos, pois dessa forma promovemos uma recuperação mais rápida dos nossos pacientes. Os profissionais da equipe de fisioterapia estão sempre em busca de conhecimento, sempre atualizados e os protocolos do Hospital São Vicente não perdem em nada para os melhores hospitais do Brasil”, conclui.

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde

Saiba quais as melhores atividades físicas para combater a depressão

Estudo confirma a eficácia dos exercícios para a prevenção e o tratamento da doença. Caminhada, corrida, ioga, treinamento de força e dança trazem bons resultados

Publicado

em

Por

Foto: Freepik

Por Thais Szegö, da Agência Einstein Uma equipe de pesquisadores formada por especialistas australianos, espanhóis, dinamarqueses e finlandeses divulgou recentemente um trabalho que mostra que os exercícios são eficazes para a prevenção e o tratamento da depressão, o que já havia sido salientado em outros estudos. No entanto, eles expuseram nesse levantamento que caminhada, corrida, ioga, treinamento de força e…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde

Maioria dos casos de morte súbita de bebês acontece em camas compartilhadas, diz estudo 

Pesquisadores examinaram 7.595 mortes súbitas de crianças com menos de 1 ano entre 2011 e 2020 nos Estados Unidos

Publicado

em

Por

Cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias. Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein A prática da cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias, mas é condenada pela maioria das entidades médicas – incluindo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – por causa do risco de morte súbita nos recém-nascidos. Agora, um novo estudo publicado na Pediatrics vem corroborar essa…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo
Publicidade