Irmãos com doença rara recebem transplantes de coração com 48 horas de diferença
Conecte-se conosco

Saúde

Irmãos com doença rara recebem transplantes de coração com 48 horas de diferença

A mãe dos jovens já havia perdido um filho para a mesma doença, há um ano; ela acredita que foi um milagre encontrar dois doadores compatíveis no mesmo fim de semana

Publicado

em

Mãe ao lado dos filhos, que receberam os novos corações (Foto: Reprodução G1 - Hospital das Clínicas de Botucatu/Divulgação)

No último fim de semana os irmãos Gustavo e Paloma, de 18 e 19 anos, residentes no município de Garça, São Paulo, passaram por um procedimento cirúrgico delicado e tiveram a rara oportunidade de receberem um novo coração. Os dois têm uma doença cardíaca genética e encontraram doadores compatíveis para realizar o transplante do órgão, em apenas 48 horas. O procedimento ocorreu no Hospital das Clínicas de Botucatu. Segundo a mãe dos jovens, “foi um milagre”, já que conseguir doadores em período de dois dias é ainda mais difícil durante a pandemia de coronavírus.

O primeiro transplante foi o do Gustavo, que conseguiu um doador compatível primeiro. Na sexta-feira (9), o órgão foi transportado do Paraná pela Força Aérea Brasileira. Enquanto ele se recuperava na UTI, no domingo (11), a irmã conseguiu um outro coração compatível.                 

                                     Órgãos para transplante foram trazidos até o Hospital das Clínicas de Botucatu(Foto: Reprodução G1 – Hospital das Clínicas de Botucatu/Divulgação)                                               

O coordenador clínico do programa de transplante cardíaco do HC da Unesp, Marcello Felício, explica que a doença dos irmãos é chamada de Doença de Danon, e possui um componente genético que é passado pelo lado materno. A doença atinge o coração, causando uma hipertrofia do músculo cardíaco, ou seja, o músculo fica mais espessado e, em alguns casos, o coração pode também dilatar. “Está associado a arritmias graves e muitos pacientes apresentam também morte súbita”, explica Marcello.

Noeli Rodrigues de Souza, mãe dos jovens, conta que já havia perdido um filho de 15 anos com a mesma doença no ano passado. “Como eu passei por um óbito dentro de casa, eu tinha muito medo de ver mais dois, então esse milagre que aconteceu dentro desses sete dias foi tremendo para mim. Até a medicina ficou abismada com o que aconteceu. No meio de uma pandemia aparecer dois corações assim para os dois irmãos, […] foi muito lindo, não canso de agradecer”, diz a mãe, emocionada.

Os dois estão bem, em recuperação na UTI do Hospital das Clínicas de Botucatu, segundo a mãe.

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde

AstraZeneca encerra produção global da vacina contra Covid-19

A produção da vacina AstraZeneca no Brasil continuará pela Fiocruz, que recebeu a transferência de tecnologia da farmacêutica em junho de 2021.

Publicado

em

Por

Vacina
Foto: Canva

Nesta quarta-feira (8), a farmacêutica AstraZeneca anunciou o encerramento da produção e distribuição global da vacina contra a Covid-19. A empresa tomou a decisão devido a um "excedente de imunizantes" no mercado e pela disponibilidade de vacinas atualizadas para novas variantes do vírus. De acordo com a farmacêutica, a demanda por vacinas atualizadas contra variantes do Sars-CoV-2 superou a produção…

Continuar lendo

Saúde

Crise climática coloca em risco a saúde física e mental da população mundial 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 150 mil pessoas morrem anualmente em decorrência das alterações climáticas; número deve dobrar até 2030. *Por Thais Szegö, Agência Einstein

Publicado

em

Por

Carro em enchente
Foto: Canva

Calor e frio extremos, aumento da poluição atmosférica, elevação das chuvas, derretimento de geleiras, inundações, queimadas... Basta uma rápida olhada nos noticiários para ter a certeza de que o clima está sofrendo alterações consideráveis. O resultado da intervenção humana na natureza traz prejuízos ao meio ambiente e, consequentemente, sérios impactos à saúde de todos. “Hoje temos muitos estudos mostrando que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo
Publicidade