Laudo indica que grávida morreu de febre maculosa em Jundiaí
Conecte-se conosco

Saúde

Laudo indica que grávida morreu de febre maculosa em Jundiaí

Vigilância Epidemiológica de Zoonoses registra 38 notificações de suspeita da doença no município

Publicado

em

Atualizado há

Catarina dos Santos, de 44 anos, deu entrada no Hospital Universitário com quadro de infecção “inespecífica” (Foto: Reprodução/Facebook))

A mulher grávida de 44 anos que morreu ao dar entrada no Hospital Universitário de Jundiaí (SP) teve febre maculosa. A informação foi confirmada pela Prefeitura na tarde de quinta-feira (7). 

Catarina dos Santos foi socorrida no começo de setembro deste ano com um quadro de infecção “inespecífica” e foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu. 

O Instituto Adolfo Lutz analisou as amostras de sangue colhidas da mulher e confirmou a doença, segundo nota da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde. 

De acordo com a Prefeitura, a paciente era moradora do bairro Vista Alegre. A partir da notificação, foram iniciados trabalhos de rastreamento epidemiológico para identificar os locais de contaminação, além de análises sobre a presença de carrapatos e capivaras. 

O município registra 38 notificações de suspeita para a doença, sendo que 10 casos aguardam resultado de exames. No ano de 2018, foram registrados dois casos sem morte, segundo a Vigilância Epidemiológica de Zoonoses. 

A Prefeitura também orienta a população para evitar circular em áreas de risco de ocorrência dos carrapatos. 

Febre maculosa

A doença é provocada por uma bactéria transmitida por carrapatos-estrela. O período de incubação em humanos, tempo da picada até os primeiros sintomas, varia de 2 a 14 dias. 

A febre maculosa pode ser curada e tem como sintomas a febre de 2 a 3 semanas, dor de cabeça, dores no corpo, calafrios e manchas na pele.

As informações são do G1.

Saúde

Saúde mental dos brasileiros pós-pandemia é uma das piores do mundo

Um relatório internacional mostra que mais de um terço dos brasileiros está “angustiado”; os jovens com menos de 35 anos são os mais afetados

Publicado

em

Por

Estudo foi elaborado a partir de enquetes com 420 mil pessoas, em 71 países e em 13 idiomas. Foto: Canva

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein  O mundo ainda não se recuperou do impacto da pandemia de Covid-19 na saúde emocional e o Brasil é um dos países mais afetados, de acordo com um relatório do Global Mind Project, que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta. O projeto busca mapear a situação, entender as tendências e propor medidas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continuar lendo

Saúde

“Não ouvi o choro do meu bebê ao nascer”, conta mãe de UTI

Josenilda Pedreira Alves é mãe de Dario, um bebê prematuro extremo, que nasceu em janeiro com 26 semanas de vida e somente 809 gramas; eles se preparam para ir juntos para casa logo após o Dia das Mães, depois de 112 dias dentro da UTI

Publicado

em

Por

Josenilda Pedreira Alves com o filho na UTI neonatal. Foto: Diego Padgurschi/Agência Einstein

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein  Se para toda mãe, a maternidade é uma caixinha de surpresas, rodeada de dúvidas e incertezas, para as mães de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) as angústias são ainda mais latentes. Prestes a dar à luz seu primeiro filho, a enfermeira em radiodiagnóstico Josenilda Pedreira Alves, 37 anos, soube na sala de parto que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo
Publicidade