Pesquisa da USP estuda DNA de idosos para entender envelhecimento saudável
Conecte-se conosco

Saúde

Pesquisa da USP estuda DNA de idosos para entender envelhecimento saudável

O estudo foi concluído depois de 10 anos e teve a maior análise de material genético de idosos da América Latina.

Publicado

em

Atualizado há

Casal comemora bodas de vinho
Foto: Camila Lima Fotografia

Um estudo dos cientistas da Universidade de São Paulo (USP) sequenciou o DNA de 1.171 idosos paulistas e foi finalizado depois de dez anos. O objetivo da pesquisa, feita com pessoas acima de 60 anos, é entender o envelhecimento saudável e ajudar no diagnóstico de doenças raras. Além disso, o estudo também pode ajudar no desenvolvimento de técnicas cada vez mais precisas na medicina.

“A nossa população e a do resto do mundo está envelhecendo, mas queremos envelhecer de uma maneira saudável. Por isso que focamos esse estudo em pessoas com mais de 60 anos; se você estuda uma pessoa jovem, não sabe se ela tem risco de ter Alzheimer, Parkinson, essas condições que aparecem mais tarde”, explica a autora sênior da pesquisa, Mayana Zatz.

Ainda será necessário que a pesquisa passe por revisão de outros profissionais, mas o banco de dados do estudo já está disponível. Essa etapa de revisão é necessária, pois assim a pesquisa pode ser publicada em revistas científicas.

O foco principal do estudo era saber como células de idosos com mais de 90 anos saudáveis se preservavam durante tanto tempo. Durante a pesquisa, Zatz lembra de idosos que estavam sendo estudados, contraíram e se curaram do Covid-19. Houveram casos de centenários infectados com o vírus de forma leve ou até assintomática.

“Estamos, nesse momento, focando em nonagenários e centenários saudáveis – o que faz uma pessoa passar dos 90, passar dos 100, e continuar saudável – tanto do ponto de vista físico como cognitivo.”

Banco de Dados

Além do resultado do estudo, o banco de dados brasileiro conta com uma grande variedade genética, algo que não pode existe no bancos de dados europeus, por exemplo.

As análises dos DNAs dos idosos de São Paulo incluem descendentes de imigrantes de vários países. Foi possível identificar mais de 76 milhões de variantes genéticas, das quais dois milhões não são encontradas em bancos internacionais.

“É o maior banco de DNA de pessoas idosas da América Latina e de uma população altamente miscigenada como a brasileira, resultado de um trabalho iniciado há mais de 10 anos”, afirmou Zatz.
Informações são do G1.

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continuar lendo

Saúde

“Não ouvi o choro do meu bebê ao nascer”, conta mãe de UTI

Josenilda Pedreira Alves é mãe de Dario, um bebê prematuro extremo, que nasceu em janeiro com 26 semanas de vida e somente 809 gramas; eles se preparam para ir juntos para casa logo após o Dia das Mães, depois de 112 dias dentro da UTI

Publicado

em

Por

Josenilda Pedreira Alves com o filho na UTI neonatal. Foto: Diego Padgurschi/Agência Einstein

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein  Se para toda mãe, a maternidade é uma caixinha de surpresas, rodeada de dúvidas e incertezas, para as mães de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) as angústias são ainda mais latentes. Prestes a dar à luz seu primeiro filho, a enfermeira em radiodiagnóstico Josenilda Pedreira Alves, 37 anos, soube na sala de parto que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo
Publicidade