São Vicente reforma Pronto Atendimento Central
Conecte-se conosco

Saúde

São Vicente reforma Pronto Atendimento Central

A reforma inclui principalmente a troca do telhado e reestruturação da recepção. A previsão é de que o trabalho seja concluído em março.

Publicado

em

Atualizado há

Reforma no São Vicente na unidade central, em Jundiaí
O investimento estimado é de R$ 500.000,00. (Foto: Hospital São Vicente)

Com o objetivo de oferecer maior conforto e bem-estar aos pacientes atendidos no Pronto Atendimento Central (PAC) e aos colaboradores que se dedicam à unidade, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) deu início às obras de melhorias no local. A reforma inclui principalmente a troca do telhado e reestruturação da recepção. A previsão é de que o trabalho seja concluído em março.

A cada ano o PAC atende cerca de 130.000 pacientes, nas especialidades de clínica médica, clínica cirúrgica e odontologia. O funcionamento é 24 horas, sendo a principal referência de acesso de pacientes para o Pronto Socorro Adulto do HSV. “O maior desafio é realizar a reforma com a unidade em funcionamento, o que implica em readequar setores provisoriamente e um certo desconforto, por conta do barulho e fluxo da obra. Porém, é uma melhoria necessária, uma vez que o prédio é de 1924 e algumas estruturas precisam ser modernizadas”, explica Matheus Gomes, superintendente do HSV.

O telhado da unidade que é de madeira, será totalmente substituído por estrutura metálica. As telhas de fibrocimento darão espaço para telhas metálicas termoacústicas numa extensão total de 525m². A platibanda que atualmente tem 60cm terá 1,20m. O formato do telhado terá novo contorno, hoje possui 4 pontos de quedas de água, formado de “M”, com a reforma terá 2, similar a um ”V” invertido. O que permitirá que em casos de chuvas fortes o escoamento de água ocorra em pontos estratégicos.

A recepção terá ampliação em 60m², saltando dos atuais 150m² para 210m². A capacidade do local será dobrada de 70 para 140 assentos. Os banheiros serão todos adaptados, permitindo maior acessibilidade e o local terá climatização com renovação de ar, permitindo maior segurança.

A parte elétrica será totalmente refeita, tendo projeto adequado às necessidades de equipamentos, iluminação e pontos de energia. A adequação incluirá troca de todos os fios, cabos, eletrodutos e quadros de distribuição. Essa melhoria permitirá o melhor funcionamento dos equipamentos e ampliará a segurança dos usuários.

De acordo com Matheus, esta é a maior das reformas já realizadas desde 2017 nesta unidade. “Desde o início de nossa gestão realizamos algumas melhorias estruturais, como pintura, instalação de bate-maca e toldo na área de desembarque das ambulâncias. No entanto, essa melhoria é a mais abrangente, que exige maior tempo para a execução. Finalizamos a concretagem do piso e a parte de alvenaria, agora faltam revestimento, parte elétrica, climatização, forro, piso e pintura”, conclui.

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde

Saiba quais as melhores atividades físicas para combater a depressão

Estudo confirma a eficácia dos exercícios para a prevenção e o tratamento da doença. Caminhada, corrida, ioga, treinamento de força e dança trazem bons resultados

Publicado

em

Por

Foto: Freepik

Por Thais Szegö, da Agência Einstein Uma equipe de pesquisadores formada por especialistas australianos, espanhóis, dinamarqueses e finlandeses divulgou recentemente um trabalho que mostra que os exercícios são eficazes para a prevenção e o tratamento da depressão, o que já havia sido salientado em outros estudos. No entanto, eles expuseram nesse levantamento que caminhada, corrida, ioga, treinamento de força e…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde

Maioria dos casos de morte súbita de bebês acontece em camas compartilhadas, diz estudo 

Pesquisadores examinaram 7.595 mortes súbitas de crianças com menos de 1 ano entre 2011 e 2020 nos Estados Unidos

Publicado

em

Por

Cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias. Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein A prática da cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias, mas é condenada pela maioria das entidades médicas – incluindo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – por causa do risco de morte súbita nos recém-nascidos. Agora, um novo estudo publicado na Pediatrics vem corroborar essa…

Continuar lendo
Publicidade