Casos de Covid crescem 140% em São Paulo e especialistas temem explosão após Carnaval
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Casos de Covid crescem 140% em São Paulo e especialistas temem explosão após Carnaval

Vacinação contribui para que o cenário seja menos grave do que em anos anteriores, segundo os especialistas

Publicado

em

Atualizado há

Vacinação de Jundiaí

Uma análise inédita realizada pela plataforma SP Covid-19 Infotracker, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), revela um aumento de 140% nos casos positivos de Covid-19 na capital paulista em apenas duas semanas.

Esse crescimento levanta preocupações entre especialistas, que temem uma explosão de registros da doença no período pós-Carnaval. A média móvel semanal subiu de 168 casos em 21 de janeiro para 404 em 4 de fevereiro, último dado disponível no painel da Secretaria Municipal da Saúde.

Comparando com períodos anteriores, o aumento é ainda mais significativo. Em relação a 24 de dezembro de 2023, quando foram registrados 91 casos, o aumento chega a 344%.

Laboratórios e hospitais também observaram um aumento na taxa de testes positivos para Covid-19. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), janeiro deste ano fechou com um índice de confirmação de 26%, o dobro do registrado no mesmo mês de 2023 (13%).

No Hospital Albert Einstein, em São Paulo, a alta nos testes positivos nas cinco primeiras semanas deste ano foi de 43%, passando de 707 para 1.013 em comparação ao mesmo período de 2023.

Wallace Casaca, coordenador da plataforma Infotracker, destaca um aumento consistente nos casos desde o final do ano passado, embora os dados disponíveis não indiquem um aumento nas internações ou mortes.

Ele ressalta que os números oficiais estão subnotificados, pois muitas pessoas que apresentam sintomas da Covid-19 optam por testes rápidos vendidos em farmácias, cujos resultados não entram nos sistemas de informações.

Segundo Casaca, a expectativa é de um pico de casos de Covid-19 nas próximas semanas, menos grave do que em anos anteriores devido à vacinação, mas ainda assim significativo.

Embora a Covid-19 não seja mais considerada uma emergência de saúde desde 2023 e os sintomas estejam mais leves devido à alta taxa de vacinação, o Ministério da Saúde enfatiza a importância de seguir protocolos como isolamento, uso de máscaras e higienização sanitária.

O Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado recentemente, mostra um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à Covid-19 em vários estados, especialmente na região Norte, como Amazonas, Tocantins e Mato Grosso.

Wallace Casaca atribui o aumento de casos à circulação de novas variantes do coronavírus, destacando as subvariantes da Ômicron, especialmente as do grupo JD e JN, como principais responsáveis pelo rápido crescimento.

A cepa JN.1, detectada nos Estados Unidos, tem se destacado na transmissão, sendo responsável por 44% dos casos de Covid-19 em meados de dezembro, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo