Estoque baixo: Colsan de Jundiaí pede ajuda a doadores de sangue
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Estoque baixo: Colsan de Jundiaí pede ajuda a doadores de sangue

Veja quais os requisitos para doar sangue e como fazê-lo.

Publicado

em

Atualizado há

Homem doando sangue
O Colsan é o principal hemocentro da região e atende pacientes de Jundiaí e cidades próximas (Foto: Canva Pro)

Começo do ano e época de Carnaval, dois fatores que contribuem para a baixa contribuição de doadores de sangue para a Colsan Jundiaí. De acordo com o órgão, que é o maior hemocentro da região, desde o início do ano houve uma queda de 30% de doadores.

A Colsan atende 12 hospitais de Jundiaí e região, salvando vidas de pacientes em estados críticos todos os dias. No entanto, a Colsan está com o estoque baixo e precisa urgente de ajuda.

Estoque zero

O tipo de sangue em estado mais crítico e que a Colsan já não tem em estoque é o tipo 0-. Esse tipo sanguíneo é conhecido como “sangue universal“, ou seja, é compatível para transplante em pacientes, independente de seu próprio tipo sanguíneo. Assim, com o estoque vazio, o hemocentro fica impossibilitado de ajudar as situações de emergência e urgência de hospitais da região.

Como doar sangue?

Confira quais os requisitos para que você possa contribuir doando sangue na Colsan:

  • Leve documento oficial e original de identidade com foto que contenha CPF e esteja dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação);
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos);
  • Pesar acima de 50 quilos;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Estar alimentado (porém, evite refeições pesadas ou gordurosas nas 3 horas que antecedem a doação).

De acordo com a Colsan, doadores menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um adulto, maior de 21 anos. Além disso, deve-se levar o Termo de Autorização de doação de menor de idade preenchido [acesse aqui], com firma reconhecida em cartório, documento de identidade original com foto do menor e do responsável legal e cópia simples do documento de identidade de ambos, que ficarão arquivadas na instituição. O reconhecimento de firma é dispensável se o responsável legal do menor estiver presente do começo ao fim da doação , e a assinatura constante na cópia do documento de identidade apresentada deve ser idêntica a do Termo de Autorização. O documento de autorização também pode ser retirado no posto de coleta.

Quem tomou vacina Sonovac/Butantan contra a Covid-19 deve aguardar 48 horas para doar. Se você tomou as doses AstraZeneca/Fiocruz/Pfizer, deve aguardar sete dias após a vacinação.

Não pode doar sangue se ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuário de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro e vários parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de Aids ou Hepatite).

Intervalo entre doações de sangue

  • Homens: podem doar a cada 2 meses, até no máximo 4 vezes no período de 12 meses;
  • Mulheres: podem doar a cada 3 meses, até no máximo 3 vezes no período de 12 meses.

Você pode ir até a Colsan para doar sangue de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30. A Colsan fica na rua XV de Novembro, 1.848, em Jundiaí. Quem desejar agilizar o atendimento pode baixar gratuitamente o App Colsan, disponível no Google Play ou Apple Store. O aplicativo permite agendar a doação de forma rápida e segura.

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Saúde de Jundiaí inicia campanha de busca ativa de novos casos de tuberculose

A ação visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Confira os principais sintomas suspeitos e saiba mais.

Publicado

em

Por

Neste ano, até o momento, a cidade registra 36 casos da doença, sem óbitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí iniciou a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de tuberculose. A primeira fase vai até o dia 30 deste mês. A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí aumenta em mais de 234% a oferta de cirurgias de vesícula

Publicado

em

Por

Paciente sentada em uma cadeira de rodas, ao lado de 3 enfermeiras, sendo levada para o centro cirúrgico
Por semana, 12 cirurgias serão realizadas no Grendacc (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí passou a utilizar, neste mês, a estrutura do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) para a realização de Colecistectomia Videolaparoscópica (retirada de vesícula por vídeo) em adultos, ampliando em mais de 234% a oferta pelo procedimento na cidade e avançando com o mutirão de cirurgias eletivas para a equalização da fila de espera. A…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dia D de Vacinação imuniza população contra a Influenza (gripe) em Jundiaí

Publicado

em

Por

População compareceu às unidades para a imunização (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Sábado (13) foi Dia D de Vacinação contra a Influenza (gripe) em Jundiaí. Ao longo de todo o dia, foram aplicadas 1917 de doses nas Clínicas da Família Hortolândia e Almerinda Chaves e nas Unidades Básicas de Saúde Vila Rami e Colônia. Anualmente, a vacina é atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as cepas dos principais…

Continuar lendo
Publicidade