Quase 20% dos casos de dengue contraídos em Jundiaí são da Vila Hortolândia
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Quase 20% dos casos de dengue contraídos em Jundiaí são da Vila Hortolândia

Agentes Comunitários percorreram cerca de 20 quarteirões, vistoriando residências e comércios em busca de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Publicado

em

Atualizado há

Vila Hortolândia, em Jundiaí, recebe reforço nas ações de combate à dengue1
De acordo com os órgãos de saúde, o cenário da região é preocupante (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (9), as equipes da Clínica da Família Hortolândia e da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí reforçaram as ações para conter o avanço da dengue na Vila Hortolândia. De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, dos 421 casos da doença contraídos na própria cidade, 82 foram de moradores do bairro. Por isso, essa não é a primeira ação na região, já que em abril, a ação realizou a nebulização veicular nas ruas.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e os Agentes de Endemias percorreram cerca de 20 quarteirões. Durante o dia, os profissionais vistoriaram residências e comércios em busca de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável também pelas arboviroses zika e chikungunya. Os agentes também orientaram a população e a busca ativa de pessoas com sintomas de arboviroses.

“A região continua com focos de transmissão de dengue, e estamos retornando para verificar possíveis criadouros e alertar sobre a necessidade da eliminação de tudo que pode acumular água. É importante que as pessoas se conscientizem para evitarmos o avanço da doença”, alertou a Agente de Endemias Roseli Silva.

A aposentada Maria José Gerônimo prontamente abriu o portão para a vistoria. “Eu gosto de ter plantas e sempre estou de olho nos vasos. Acho importante quando a equipe passa e verifica se está tudo certinho”, ressaltou.

Enquanto isso, o porteiro João Rodrigues, após ter seu quintal verificado, aproveitou para tirar dúvidas sobre os sintomas das doenças. “Eu fico preocupado e estou vendo que os casos de dengue estão aumentando por aqui. Precisamos ficar de olho em nossas casas e fazer a nossa parte”.

Vila Hortolândia, em Jundiaí, recebe reforço nas ações de combate à dengue1
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dengue em Jundiaí

Mas, apesar das ações anteriores de conscientização, as equipes ainda encontraram, em quintais, focos do Aedes aegypti em lata de tinta, plantas aquáticas e prato de vaso.

De acordo com o boletim de arboviroses, Jundiai registrou 517 casos de dengue (96 importados e 421 autóctones) e dois casos importados de chikungunya, entre os dias 1º de janeiro e 5 de maio.

Dessa forma, a VISAM intensificou as ações diárias de investigação epidemiológica de prevenção nos pontos identificados como de risco. Também são feitas orientações pelos agentes de saúde de maneira preventiva.

Entre os principais sintomas da dengue estão: febre alta (maior que 38°C), dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A orientação é que, havendo sintomas, a pessoa procure um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo
Publicidade