InCor elogia profissionalismo da equipe de captação de órgão do São Vicente
Conecte-se conosco

Saúde Pública

InCor elogia profissionalismo da equipe de captação de órgão do São Vicente

Instituto destacou a habilidade e cuidado dos profissionais ao realizar a captação de pulmão, que é considerada uma das mais delicadas

Publicado

em

Atualizado há

Parte da equipe de fisioterapia, responsável pelo sucesso das captações de pulmões
Parte da equipe de fisioterapia, responsável pelo sucesso das captações de pulmões (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

A equipe da Comissão Intra Hospitalar de Transplante (CIHT) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) foi elogiada pelo profissionalismo com o qual o processo de captação de órgãos é realizado na instituição, especialmente no que se refere a captação de pulmão que é considerada uma das mais delicadas, pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor-HCFMUSP). 

O médico especialista em cirurgia torácica, Dr. Luís Gustavo Abdalla, que é assistente em transplante pulmonar do InCor, salienta a competência da equipe. “Sempre que há um doador no Hospital São Vicente, é muito bem conduzido! Ainda mais tratando-se de pulmão, que é o órgão que mais se perde no processo de morte encefálica. Vocês sempre nos ajudam”, destaca o médico.

Segundo o coordenador da equipe de fisioterapia do HSVP, Daniel Gimenez, a captação do pulmão é mais complexa que os demais órgãos. “É preciso que o doador e o receptor tenham o mesmo tipo sanguíneo, que tenham peso e altura compatíveis, idade parecida e outros fatores. Além disso, o órgão tem de ser criteriosamente avaliado para garantir que está completamente saudável”, explica.

“Outro ponto importante é o tempo de isquemia, ou seja, o tempo que o órgão suporta entre a retirada e transplante, que é de 4 a 6 horas. Então precisa ser um processo rápido e eficiente”, salienta. Para se ter uma ideia, o rim, por exemplo, pode ser transplantado em até 48 horas.

Do início do ano até o momento, a equipe do HSVP conseguiu viabilizar a captação de dois pulmões. Sendo que um deles ocorreu nesta semana. O fisioterapeuta explica que todos os pacientes internados passam por procedimentos que contribuem para que o pulmão esteja bom em caso de doação. 

“Realizamos o ajuste de ventilador mecânico o mais preciso possível, análise de gasometria três vezes ao dia e sessões de fisioterapia três vezes ao dia”, detalha.Ele explica que o procedimento é padrão, pois nem todos os pacientes são potenciais doadores. Mas assegura que essa é uma das medidas que garantem a qualidade e a rapidez nos casos de pulmões captados, que salvarão outras vidas.

A equipe do HSVP se sente honrada com o elogio vindo de profissionais de instituições tão renomadas quanto o InCor. “É muito gratificante saber que estamos entregando os órgãos em boas condições e contribuindo de forma positiva no processo de transplante”, finaliza.

Nos primeiros nove meses deste ano a equipe da CIHT-HSV captou o total de 49 órgãos e tecidos. Sendo 18 rins, 16 córneas, 8 fígados, 3 corações, 2 pulmões e 2 pâncreas.

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo
Publicidade