Vacinação atende determinados grupos prioritários. (Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí)
Iniciada em março, a Vacinação de Influenza determinada pelo Ministério da Saúde (MS) inicia o mês de maio com mais de 73,2 mil pessoas integrantes dos grupos prioritários determinados como idosos, profissionais da Saúde, forças de Segurança, cuidadores de idosos, caminhoneiros, além dos motoristas e cobradores do transporte coletivo foram imunizados. A vacinação permanece nesta semana em seis polos fixos para os grupos determinados. A partir da próxima semana, gestantes, crianças entre maiores de 6 meses e menores de 6 anos, além das pessoas com deficiências passam a ser vacinados contra os vírus comuns da gripe em circulação.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE), entre todos os públicos determinados para a vacinação contra a influenza, a cidade imunizará 145 mil pessoas, ou seja, já alcançou 50% do público determinado pelo MS. Segundo a enfermaria da VE, Maria do Carmo Possidente, a vacinação antecipada em um mês em Jundiaí proporcionou chegar ao período de maior incidência dos vírus comuns da gripe com o público idoso – mais vulnerável para o acometimento de problemas respiratórios e agravado pela incidência do Novo Coronavírus – com a meta de 90%, estabelecida pelo MS, alcançada e superada, já que a estimativa federal – baseada em dados de 2012 – para a população com 60 anos ou mais, em Jundiaí, seria de 50,3 mil. Porém, a realidade da cidade é de 60 mil pessoas nessa faixa etária. Vacinamos 59.530 pessoas, ou seja, quase a totalidade estimada pelo município”, explica.
A vacinação prossegue em Jundiaí em seis postos fixos, que podem ser consultados no site da Prefeitura de Jundiaí. Carmem Albiero aproveitou que a UBS próxima da residência passa a imunizar as pessoas com doenças crônicas e foi buscar pela dose. “Tenho diabetes e, por isso, fiz questão de ir logo à UBS da Vila Hortolândia para me vacinar contra a gripe. Agora me sinto mais segura. Moro com meu pai, que tem 77 anos, e minha mãe, com 76. Nesta época de pandemia do Novo Coronavírus, que também é uma doença respiratória mas que ainda não tem vacina nem medicação, estou imunizada e protegida contra as outras gripes. É uma preocupação a menos”, disse Carmem.
Confira a programação da semana:
Das 8h às 12h
Prédio da antiga UBS Novo Horizonte (rua José Ribeiro Barbosa, 20);
UBS Eloy Chaves (atendimento na Sociedade Amigos do Parque Eloy Chaves (SAPEC) – Avenida Carlos Veiga, 450)
UBS Vila Aparecida (Rua Joaquim Murtinho, 20);
UBS Santa Gertrudes (atendimento na Emeb Luiz Biela de Souza – rua Alice Guimarães Pellegrini, 850).
Das 8h às 20h
UBS Agapeama (rua Rua Luis Capri, 238);
UBS Hortolândia (rua Monsenhor Emílio José Salin, 110).
De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, a cidade registrou uma redução nos casos de dengue em março deste ano, contabilizando 1.091 ocorrências, contra 4.868 no mesmo período de 2024. Mas, apesar da queda, a gestão municipal segue mobilizada no combate ao mosquito Aedes aegypti e confirmou um óbito relacionado à doença. Ações de combate à dengue em Jundiaí Desde…
O mês de março é marcado pela campanha Março Lilás, uma ação de conscientização sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Em Jundiaí (SP), a rede municipal de Atenção Básica oferece exames preventivos e a vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano), além de orientações sobre saúde e prevenção. 📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade