Jundiaí fecha o cerco contra criadouros do mosquito da dengue
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Jundiaí fecha o cerco contra criadouros do mosquito da dengue

Publicado

em

Atualizado há

Agentes de saúde fazendo vistoria em casas na cidade de Jundiaí
Ação de vistoria nas casas e estabelecimentos segue nos próximos dias (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Agentes comunitários de saúde, sob coordenação da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), estiveram nas ruas, durante todo o dia deste sábado (02), para conscientização dos moradores e eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, que além da dengue, também transmite a zika e a chikungunya. Foram percorridos 14 quarteirões na Vila Arens, onde foram encontrados oito focos, e mais quatro no Centro, onde foram achados cinco focos.

Dados da última sexta-feira (01) apontam que Jundiaí tem 982 casos confirmados de dengue – sendo 790 autóctones, ou seja, contraídos na própria cidade. Os casos aumentaram 44% em uma semana. “Diante do aumento de casos, mais do que nunca é necessária a fiscalização e a orientação para a população. A maneira mais eficaz de combatermos o mosquito é eliminando quaisquer objetos que podem acumular água dos imóveis e descartando corretamente o lixo. Por isso, passamos de casa em casa para verificar as condições. As ações seguirão diariamente até controlarmos a situação”, comenta a gerente da VISAM, biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.

Moradora da região central, Alessandra Augusta de Barros Carretta teve a casa visitada pelas agentes e aprovou a iniciativa. “É uma ação importante para verificar se há criadouros nas casas. O combate à dengue deve ser uma responsabilidade dividida entre a Prefeitura e a população”, opina.

Monitoramento

Em todo o Município, ações para combate e enfrentamento da dengue estão sendo reforçadas. Desde dezembro, a Sala de Situação da Saúde – composta por técnicos de diversas Unidades de Gestão – monitora diariamente o cenário para a adoção de medidas antecipadas e de forma transparente.

Para acompanhar dados e notícias sobre a dengue, clique aqui.

Saúde Pública

Saúde de Jundiaí inicia campanha de busca ativa de novos casos de tuberculose

A ação visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Confira os principais sintomas suspeitos e saiba mais.

Publicado

em

Por

Neste ano, até o momento, a cidade registra 36 casos da doença, sem óbitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí iniciou a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de tuberculose. A primeira fase vai até o dia 30 deste mês. A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí aumenta em mais de 234% a oferta de cirurgias de vesícula

Publicado

em

Por

Paciente sentada em uma cadeira de rodas, ao lado de 3 enfermeiras, sendo levada para o centro cirúrgico
Por semana, 12 cirurgias serão realizadas no Grendacc (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí passou a utilizar, neste mês, a estrutura do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) para a realização de Colecistectomia Videolaparoscópica (retirada de vesícula por vídeo) em adultos, ampliando em mais de 234% a oferta pelo procedimento na cidade e avançando com o mutirão de cirurgias eletivas para a equalização da fila de espera. A…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dia D de Vacinação imuniza população contra a Influenza (gripe) em Jundiaí

Publicado

em

Por

População compareceu às unidades para a imunização (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Sábado (13) foi Dia D de Vacinação contra a Influenza (gripe) em Jundiaí. Ao longo de todo o dia, foram aplicadas 1917 de doses nas Clínicas da Família Hortolândia e Almerinda Chaves e nas Unidades Básicas de Saúde Vila Rami e Colônia. Anualmente, a vacina é atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as cepas dos principais…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dia Mundial da Luta contra o Câncer: Grendacc ressalta que luta começa pela conscientização

O Grendacc destaca a relevância de manter hábitos saudáveis que podem diminuir o risco de desenvolver câncer e também das campanhas de conscientização sobre a doença.

Publicado

em

Por

O Dia Mundial da Luta contra o Câncer é celebrado no dia 08 de abril (Foto: Divulgação/Grendacc)

Neste 08 de abril, Dia Mundial da Luta contra o Câncer, o Grendacc destaca a importância de manter hábitos saudáveis no dia a dia. A instituição, que há 28 anos trata de crianças e adolescentes com câncer, também ressalta que a luta contra a doença começa pela conscientização. Por isso, durante todo o ano, o Grendacc realiza campanhas de conscientização…

Continuar lendo

Saúde Pública

Previna a dengue no seu quintal em 10 minutos

Uma rápida vistoria semanal em sua residência contribui para a prevenção da doença. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Água parada, dengue
Foto: Canva Pro

Com o aumento dos casos de Dengue, é importante que a população se una aos órgãos públicos no combate a transmissão da doença. Apenas 10 minutos de dedicação semanal podem fazer toda a diferença, já que uma das medidas mais eficazes para combater o mosquito é a eliminação dos criadouros, que se proliferam em água parada. Muitas vezes, os criadouros…

Continuar lendo
Publicidade