Jundiaí: mutirão de atendimentos odontológicos foca nas demandas de endodontia
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Jundiaí: mutirão de atendimentos odontológicos foca nas demandas de endodontia

A Saúde de Jundiaí realizará dois mutirões de atendimentos por mês, sempre aos sábados, até setembro. Confira.

Publicado

em

Atualizado há

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Jundiaí contam com atendimento odontológico (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), realizou neste sábado (25) um mutirão para agilizar atendimentos da área de endodontia, com 30 avaliações, oito tratamentos endodônticos e três cirurgias de siso. A Saúde de Jundiaí realizará dois mutirões mensais, sempre aos sábados, até setembro para a equalização das filas da especialidade.  

A primeira pessoa atendida pela manhã foi a moradora do Mato Dentro, Maria Branak, de 71 anos, encaminhada pela Unidade de Saúde do bairro. “Eu sequer sabia que havia dentista disponível de graça, pelo Sistema Único de Saúde. É uma oportunidade muito boa para quem não pode pagar”, destacou. Ela foi à consulta para avaliar a necessidade de um canal, fez raio-x na hora e recebeu a notícia de que vai precisar extrair o dente.   

Assim como Maria, Geraldo Alves de Barros, morador do bairro Ivoturucaia, chegou cedo ao CEO. Ele, que faz tratamento na Unidade Básica de Saúde no local onde mora, destacou que precisou do mutirão por conta de um canal. “Estou sendo muito bem atendido na UBS e precisei vir aqui por conta do procedimento.”

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Facilidade e agilidade nos atendimentos

De acordo com a cirurgiã-dentista e gerente do Centro de Especialidades Odontológicas, Camila Barbirato Moreira, os mutirões começaram no dia 4 de fevereiro. A ação é uma iniciativa da gestão da Saúde do município e vem para agilizar os atendimentos. “Na consulta, de avaliação, é realizado raio-x e o profissional especialista avalia as condições do dente conforme o protocolo do município. Assim definimos se é possível ou não fazer o tratamento endodôntico.” 

Além disso, ela lembra que outra vantagem do mutirão é a realização aos sábados. “Muita gente não consegue faltar ao trabalho ao longo da semana e essa é uma alternativa interessante.”

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Jundiaí contam com atendimento odontológico. Pacientes que aguardam algum tipo de procedimento devem aguardar o contato da unidade referência para comparecimento no mutirão ou consultas. 

Saúde Pública

Saúde de Jundiaí inicia campanha de busca ativa de novos casos de tuberculose

A ação visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Confira os principais sintomas suspeitos e saiba mais.

Publicado

em

Por

Neste ano, até o momento, a cidade registra 36 casos da doença, sem óbitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí iniciou a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de tuberculose. A primeira fase vai até o dia 30 deste mês. A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí aumenta em mais de 234% a oferta de cirurgias de vesícula

Publicado

em

Por

Paciente sentada em uma cadeira de rodas, ao lado de 3 enfermeiras, sendo levada para o centro cirúrgico
Por semana, 12 cirurgias serão realizadas no Grendacc (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí passou a utilizar, neste mês, a estrutura do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) para a realização de Colecistectomia Videolaparoscópica (retirada de vesícula por vídeo) em adultos, ampliando em mais de 234% a oferta pelo procedimento na cidade e avançando com o mutirão de cirurgias eletivas para a equalização da fila de espera. A…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dia D de Vacinação imuniza população contra a Influenza (gripe) em Jundiaí

Publicado

em

Por

População compareceu às unidades para a imunização (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Sábado (13) foi Dia D de Vacinação contra a Influenza (gripe) em Jundiaí. Ao longo de todo o dia, foram aplicadas 1917 de doses nas Clínicas da Família Hortolândia e Almerinda Chaves e nas Unidades Básicas de Saúde Vila Rami e Colônia. Anualmente, a vacina é atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as cepas dos principais…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dia Mundial da Luta contra o Câncer: Grendacc ressalta que luta começa pela conscientização

O Grendacc destaca a relevância de manter hábitos saudáveis que podem diminuir o risco de desenvolver câncer e também das campanhas de conscientização sobre a doença.

Publicado

em

Por

O Dia Mundial da Luta contra o Câncer é celebrado no dia 08 de abril (Foto: Divulgação/Grendacc)

Neste 08 de abril, Dia Mundial da Luta contra o Câncer, o Grendacc destaca a importância de manter hábitos saudáveis no dia a dia. A instituição, que há 28 anos trata de crianças e adolescentes com câncer, também ressalta que a luta contra a doença começa pela conscientização. Por isso, durante todo o ano, o Grendacc realiza campanhas de conscientização…

Continuar lendo

Saúde Pública

Previna a dengue no seu quintal em 10 minutos

Uma rápida vistoria semanal em sua residência contribui para a prevenção da doença. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Água parada, dengue
Foto: Canva Pro

Com o aumento dos casos de Dengue, é importante que a população se una aos órgãos públicos no combate a transmissão da doença. Apenas 10 minutos de dedicação semanal podem fazer toda a diferença, já que uma das medidas mais eficazes para combater o mosquito é a eliminação dos criadouros, que se proliferam em água parada. Muitas vezes, os criadouros…

Continuar lendo
Publicidade