Palhaços voluntários levam alegria aos pacientes do Hospital São Vicente
Connect with us

Saúde Pública

Palhaços voluntários levam alegria aos pacientes do Hospital São Vicente

Despertar sorrisos tímidos ou gargalhadas são alguns dos objetivos do grupo Caminho da Alegria

Published

on

Palhaços voluntários
Palhaços voluntários levam alegria aos pacientes do Hospital São Vicente (Foto: Divulgação/HSVP)

Neste sábado (1º), o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Jundiaí recebe o grupo de palhaços ‘Caminho da Alegria’, das 14h às 17h. Ao todo, são 52 voluntários que se revezam para realizar interações semanais com os pacientes.

A coordenadora do grupo, Silmara Leme do Prado, conta que a ação é realizada no hospital há 15 anos e que os participantes fazem parte de um projeto que íntegra o ‘Núcleo Assistencial Casa do Caminho’.

“Em nossas visitas tentamos tirar um pouco o paciente do estado mental em que se encontra, mesmo que seja por alguns instantes. Já existem estudos que comprovam que a abordagem rápida, que mexe com a imaginação e propicia um momento lúdico, contribuem para a recuperação”, afirma.

Para realizar a atividade no hospital, o grupo toma alguns cuidados necessários, como perguntar se o paciente deseja receber a visita, figurino mais clean, sem cores fortes, com único destaque do nariz vermelho. “A ideia é ter um visual leve, que transmita mais tranquilidade ao paciente”, destaca a coordenadora.

A paciente Maria Aparecida Eusébio, que está internada na ala da Clínica Feminina do Hospital aprova a iniciativa. “Sou muito agradecida pelo trabalho deles, o ambiente fica mais leve e o tempo passa mais rápido, a gente se distrai”, comenta.

LEIA TAMBÉM:

Hospital São Vicente registra maior índice de cirurgias dos últimos dois anos

85% dos pacientes aprovam Hospital São Vicente de Paulo

Mas, Silmara conta que as reações são as mais diversas possíveis e que sempre são bem acolhidos e recebidos pelos pacientes, acompanhantes e equipe médica.

Ela ainda afirma que são raros os casos que o paciente não quer interação, mas que isso também não é um problema ou algo “ruim”, já que eles compreendem os pacientes e o que estão passando no momento.

Saúde Pública

Veja quem pode tomar a vacina da dengue no SUS

Ministério da Saúde adquiriu 9,5 milhões de doses da Qdenga para este ano.

Published

on

Qdenga: Vacina da dengue
Qdenga pode ser encontrada para compra (Foto: Divulgação/ SES-GO)

O Ministério da Saúde adquiriu 9,5 milhões de doses da vacina da dengue desenvolvida pela farmacêutica, a Qdenga, para este ano. Apesar de não ser o principal meio para controlar a doença, o imunizante é crucial na prevenção. Devido a baixa disponibilidade, a vacina não está disponível para todos no Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, o grupo prioritário são…

Continue Reading

Saúde Pública

Infestação de mosquitos da dengue em Jundiaí mobiliza equipes; mais de 3 mil imóveis serão vistoriados

Em um semana, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental localizaram 16 amostras de larvas do mosquisto da dengue em residências de Jundiaí.

Published

on

Vistoria de dengue em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em um semana, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, localizaram 16 amostras de larvas do Aedes aegypti em residências da cidade. O mosquito é transmissor de arboviroses como dengue, chikungunya e zika. O trabalho de vistoria nos imóveis da cidade para o levantamento do Índice de Breteau (IB), amostragem…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra Covid-19 retorna em quatro unidades de saúde de Jundiaí

Município aplicou 3.598 doses da vacina Spikevax em crianças de até 5 anos, com meta de 22.705 imunizações.

Published

on

Criança recebendo vacina contra Covid-19 em UBS de Jundiaí
Vacinação está disponível a partir desta quarta-feira, 11 de dezembro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O município de Jundiaí (SP) recebeu uma nova remessa com 200 doses da vacina contra a Covid-19 para aplicação nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde. Diante da quantidade limitada, a UGPS centralizou a aplicação em quatro equipamentos de saúde: Clínica da Família 1 – Avenida Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 1540; Clínica da Família Hortolândia – Rua Campinas, 58;…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo