Sarampo: Jundiaí vai vacinar com horário ampliado em mais duas UBSs
Connect with us

Saúde Pública

Sarampo: Jundiaí vai vacinar com horário ampliado em mais duas UBSs

Além da Clínica da Família e a UBS Hortolândia, as UBSs Agapeama/Vila Esperança e Tamoio também vão atender em horário ampliado

Published

on

Sarampo - Jundiaí vai vacinar com horário ampliado em mais duas UBSs
Carteira de vacinação deve estar atualizada com as doses necessárias para cada público (Foto: Divulgação)

Para facilitar o acesso da população que precisa tomar a vacina do sarampo, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), implantará, a partir do dia 26, duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com horário estendido para o atendimento de vacinação.

Além da Clínica da Família (até 20h) e a UBS Hortolândia (até 21h) que já funcionam normalmente em horário ampliado, as UBSs Agapeama/Vila Esperança e Tamoio passarão a atender das 17h às 21h. A intenção é oportunizar àqueles que não são vacinados com as doses necessárias contra a doença mais endereços para o atendimento.

A oferta de mais unidades com atendimento de Sala de Vacina com horário estendido é feita em bairros estratégicos segundo a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente.

“Atualmente somente as unidades no Novo Horizonte (Clínica da Família) e Vila Hortolândia atendem no terceiro turno. Com a abertura das unidades no Tamoio e Agapeama/Vila Esperança até as 21h, os moradores dessas áreas terão acesso facilitado e atualizar as carteiras vacinais conforme a necessidade. Vale lembrar que a dose da vacina Tríplice só é feita para aqueles que não possuam a imunização anterior, com duas doses para quem tem entre um ano e 29 anos, e uma dose para quem tem 30 anos ou mais ou nascido a partir de 1960”, detalha.

Ainda de acordo com a enfermeira, crianças entre seis meses e menores de um ano são orientadas a tomar uma dose adicional, que não as libera das duas vacinas feitas na rotina aos 12 meses e aos 15 meses.

As senhas para a vacinação serão entregues até 20h nas UBSs Agapeama/Vila Esperança,  Tamoio e Hortolândia e até  19h30 na Clínica da Família. O funcionamento é de segunda a sexta-feira.

Outro ponto importante da ampliação do atendimento é para a elucidação das dúvidas dos usuários. “Quem não sabe se já tomou ou se possui a quantidade adequada de doses, compareça a uma UBSs para eliminar a dúvida, apresentando a carteira de vacinação. Quem não tem o documento, compareça para a imunização. A proximidade de Jundiaí com São Paulo e o trânsito da população entre as duas cidades facilita a transporte do vírus. Jundiaí registra, até o dia 19 de agosto, três casos positivos de sarampo, 72 notificações e dois casos descartados, por isso, ter a certeza que está com a vacinação em dia é fundamental para evitar a doença”, comenta.

A Prefeitura de Jundiaí mantém a publicação do Boletim Epidemiológico Sarampo atualizado semanalmente para a consulta da população.

As doses de vacina Tríplice (Sarampo-Caxumba-Rubéola) estão disponíveis em todas as UBSs, Clínica da Família e Novas UBSs durante o horário de funcionamento de cada equipamento. Ana Lúcia Cavalcanti da Silva Souza, 41 anos, levou o filho José Vinícius para verificar a necessidade de vacinação contra o sarampo.

“Além de tomar a de sarampo, já que foi orientado por ter tido contato com uma pessoa suspeita de sarampo, ele também tomou outras doses que estavam em atraso”, contou a mulher, que também fez a imunização contra o sarampo por não ter a carteira de vacinação.

Saúde Pública

Hospital São Vicente de Paulo em Jundiaí amplia estrutura e atendimento para os bairros

Published

on

Entrada do Novo Hospital São Vicente em Jundiaí, com fachada moderna, jardim e estátua, sob céu azul e palmeira ao lado.
A qualidade no atendimento e a tecnologia implantadas fazem do São Vicente referência nacional - Foto: Prefeitura de Jundiaí

O centenário Hospital São Vicente de Paulo (HSV), localizado no coração de Jundiaí, é carinhosamente conhecido pela população e trabalhadores como uma "mãe", pois acolhe todos os que precisam. Com base neste conceito de humanização, a instituição celebra seus 122 anos com uma estrutura renovada – mais de 200 reformas já foram realizadas – e com um aumento expressivo na…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra a Covid-19 é retomada em Jundiaí nesta quarta-feira (6)

Cidade recebeu novos lotes do imunizante para grupo prioritário. Confira!

Published

on

Aplicação da Vacina de Covid-19 em Jundiaí.
Mais de 7,1 mil idosos, que fazem parte do grupo prioritário, foram imunizados na cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com a chegada de novos lotes da vacina contra Covid-19 em Jundiaí, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) retoma a imunização nesta quarta-feira (6) em crianças de 6 meses a 11 anos, além da população de a partir 12 anos que faz parte do grupo prioritário. O imunizante será disponibilizado em todas as Unidades Básicas de Saúde…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber

A vacina causa gripe? Quem pode se vacinar? Onde eu encontro a vacina da gripe em Jundiaí? Encontre as respostas destas e de outras dúvidas.

Published

on

Idoso recebe vacina da gripe em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A vacina da gripe, também conhecida como vacina contra a Influenza, é fundamental para se proteger contra a doença respiratória contagiosa que pode causar sintomas graves, especialmente em grupos de risco. Ainda não se vacinou? Confira as principais informações sobre a imunização e como se vacinar em Jundiaí. Quem deve tomar a vacina da gripe? A vacina da gripe é…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content