Saúde de Jundiaí visitam imóveis na Vila Rami em operação contra Aedes aegypti
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Saúde de Jundiaí visitam imóveis na Vila Rami em operação contra Aedes aegypti

Um levantamento recente realizado em Jundiaí mostrou que a cidade registrou um índice de 3,3 em pesquisa de densidade larvária do mosquito.

Publicado

em

Atualizado há

Saúde de Jundiaí visitam imóveis na Vila Rami em operação contra Aedes aegypti
Os cuidados necessários serão reforçados pelas equipes. População precisa redobrar a atenção (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) e Agentes Comunitários de Saúde de Jundiaí realizam operação contra o mosquito Aedes argypti na região da Vila Rami. A ação aconteceu nesta segunda-feira (20), com orientação e vistoria nos imóveis do bairro. A atividade integra a programação de atividades do órgão para diminuir o risco de transmissão das arboviroses, como dengue, chikungunya e zika, no Município.

Jundiaí registrou um índice de 3,3 em pesquisa de densidade larvária (Índice de Breteau), realizada recentemente na cidade. Tal índice afere a intensidade de infestação do mosquito Aedes aegypti por meio de amostra de larvas coletadas em imóveis residenciais.

De acordo com a pontuação, a cada 100 domicílios visitados, as equipes detectaram três criadouros diversos com larvas do mosquito. Ou seja, o Município está em situação de alerta para a ocorrência de surtos ou epidemia. O índice realizou a coleta de dados entre os dias 9 e 31 de janeiro. No total, visitaram 5.796 casas.

“A partir do levantamento, identificamos as regiões com maior risco e vamos reforçar, junto à população, a necessidade de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. As arboviroses são doenças graves e podem levar a óbito. Uma tampinha de garrafa é um criadouro. Precisamos redobrar os cuidados e conscientizar a população a ser proativa para evitarmos o problema”, ressalta o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Além da Vila Rami, bairros como a Ponte São João, a Agapeama, o Jardim do Lago, a Vila Rio Branco, o Jundiaí Mirim, a Vila Arens, a Vila Progresso, o Vianelo, o Eloy Chaves, o Almerinda Chaves, a Vila Marlene e a Torres de São José estão entre as localidades com maior risco de casos. Pratos, vasos, baldes, garrafas retornáveis foram alguns dos recipientes mais encontrados nos quintais.

Boletim de arboviroses de Jundiaí

De acordo com o último boletim de arboviroses, Jundiaí registrou entre os dias 1 de janeiro a 16 de fevereiro, 24 casos confirmados de dengue, sendo 3 autóctones e 21 importados, e nenhum caso de zika e de chikungunya.

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo
Publicidade