Vigilância de Saúde Ambiental de Jundiaí alerta sobre doenças em época de chuvas
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Vigilância de Saúde Ambiental de Jundiaí alerta sobre doenças em época de chuvas

Além da transmissão da leptospirose, que acontece pela urina dos ratos, ainda existem outras doenças como cólera, diarreia e até a hepatite A.

Publicado

em

Atualizado há

Homem limpando área alagada
Limpeza deve ser feita com proteção da pele, seja com luvas e botas ou sacos plásticos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nos últimos dias Jundiaí registrou períodos de chuvas intensas e riscos de ocorrências de transbordamentos. Assim, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí orienta a população sobre os cuidados em situações de contato com água ou lama de enchentes.

Esses contatos podem ocasionar acidentes e ser fonte de transmissão de doenças, como a leptospirose, cólera e viroses. Dessa forma, as equipes visitarão as regiões do Rio Acima, Mato Dentro, Champirra e Novo Horizonte, alertando famílias que tiveram as casas afetadas pelas chuvas.

De acordo com o gerente da VISAM, Luis Gustavo Grijota, a população deve evitar o contato com as águas de enchentes e até águas pluviais. “Em caso de inundações em residências – quando acometidas pelas águas de rios e córregos ou pelo retorno do fluxo da canalização pluvial -, as pessoas devem evitar ou minimizar o contato direto com essas águas. Quando isso for impossível, utilizar meios de proteger a pele e as mucosas desse contato direto”. Grijota exemplifica que deve-se usar luvas ou sacos plásticos para proteger as mãos e botas para a proteção dos pés, para limpar locais afetados. Além disso, recomenda-se utilizar água e água sanitária.

Além da transmissão da leptospirose, através da urina dos ratos, ainda existem outras doenças que essas condições podem transmitir, como cólera, diarreia e até a hepatite A.

Cuidados em épocas de chuva

  • Além da proteção individual, descarte todos os alimentos que estavam abertos ou que tiveram contato com a água poluída e possivelmente contaminada (com exceção de enlatados e em embalagens longa vida, que não apresentem alterações). Também deve-se higienizar utensílios de cozinha com água sanitária.
  • Atenção para a ocorrência de animais peçonhentos na residência invadida pelas águas. Verifique todas roupas e móveis para evitar picadas de aranhas ou cobras.
  • Em caso de sintomas como febre, dores no corpo, na panturrilha, diarreia, dores abdominais ou mal estar, busque pelo atendimento da Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Investimentos em Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí tem investido em várias melhorias para a contenção de enchentes e alagamentos em áreas com histórico dessas ocorrências, como o Jardim Tulipas e a região do Caxambu. No entanto, com as ocorrências de chuvas intensas e severas, as equipes estão intensificando as ações de desassoreamento na região Norte. Somente no Mato Dentro, que teve nove residências invadidas pela água e 31 pessoas resgatadas, a gestão registrou 150mm de chuva em uma hora e meia, na última terça-feira (14).

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo
Publicidade