Tuberculose: contagiosa, a doença é resistente e tratamento pode durar até 6 meses
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Tuberculose: contagiosa, a doença é resistente e tratamento pode durar até 6 meses

O médico pneumologista do Hospital São Vicente de Paulo, Dr. Eduardo Leme, explica sobre a doença no Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Saiba mais.

Publicado

em

Atualizado há

Homem idoso tossindo
Idosos estão mais suscetíveis à doença. Especialista ressalta importância da prevenção (Foto: Hospital São Vicente)

Há evidências de que a tuberculose existe desde os tempos pré-históricos. Especialistas já encontraram a doença em esqueletos de múmias do antigo Egito (3000 A.C) e em uma múmia pré-colombiana no Peru. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e aponta os perigos da doença ao longo da história humana. Caracterizada como infecciosa, a patologia é causada pela bactéria bacilo de Koch, transmitida nas gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e pela tosse. A doença afeta os pulmões, mas também ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Ressaltando a importância do diálogo sobre a doença, principalmente no Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março, o médico pneumologista do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), Dr. Eduardo Leme, explica que os mais vulneráveis à tuberculose são idosos e pacientes portadores de doenças crônicas.

Médico do Hospital São Vicente
Foto: Hospital São Vicente

“As pessoas que possuem insuficiência cardíaca, insuficiência renal, e os pacientes portadores de alguma deficiência da parte imunológica, devem reforçar a atenção. Os pacientes oncológicos e que fazem uso de cortisona, também são mais suscetíveis à doença”.

Tuberculose é contagiosa

Devido aos sintomas e a forma de contágio, locais fechados como escolas, quartéis e transportes coletivos são os mais perigosos. “É uma doença com alto risco de transmissão. É uma patologia complexa, pois não existem sintomas típicos, específicos só da tuberculose, mas que dão indícios da possibilidade da doença”, explica Dr. Leme.

“O primeiro deles é a tosse crônica, persistente, com duração geral acima de três semanas. Temos também um sintoma bem importante que é o suor intenso, quando o paciente chega a molhar a roupa de cama durante a noite. A perda de apetite e de peso também estão na lista, mas é importante dizer que não é necessário ter todos os sintomas para constatar a doença. A orientação é para que a pessoa sempre procure o serviço médico para avaliação especializada e realização dos exames se necessário”, conta.

Tratamento da tuberculose

O profissional esclarece que o tratamento é mais complexo do que parece, já que a bactéria da tuberculose é extremamente resistente aos antibióticos. De acordo com o médico, trata-se a maioria das infecções com uso de antibióticos em até 10 dias. No entanto, a tuberculose normalmente exige uma associação de três ou até quatro medicações juntas, estendendo o tratamento para 6 meses.

“O paciente com sintomas começa a tomar remédio e com duas semanas a um mês ele não sente mais nada. Isso proporciona uma falsa sensação de cura. Se não fizer os seis meses de tratamento de forma rigorosa, ele não é considerado como curado e a doença pode reaparecer”, alerta o médico.

Além do diagnóstico rápido e do bloqueio da transmissão, a melhor e mais importante forma de prevenção é a imunização. Aplicada ainda na infância, a vacina BCG, sigla de referência aos sobrenomes dos cientistas criadores, é responsável pela proteção do ser-humano contra formas graves da tuberculose durante seu crescimento. “É importante entender que ela não evita que se contraia a doença, mas ameniza sua potencialidade. A imunização é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, de forma gratuita”.

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo
Publicidade