Vigilância de Saúde Ambiental de Jundiaí realiza ação contra raiva no Jardim Copacabana
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Vigilância de Saúde Ambiental de Jundiaí realiza ação contra raiva no Jardim Copacabana

No bairro, a entidade identificou o décimo quarto caso de morcego positivo para a doença deste ano em Jundiaí.

Publicado

em

Atualizado há

As equipes passaram nas casas, escolas e equipamentos de saúde da região (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (12), a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí realizou ação educativa de prevenção da raiva no Jardim Copacabana. No bairro, a entidade identificou o décimo quarto caso de morcego positivo para a doença deste ano em Jundiaí.

A equipe percorreu as ruas da região, orientando os moradores sobre como agir no caso de identificação de um morcego em situações não usuais – como caído sem conseguir voar, parado sob incidência da claridade em um muro ou anteparo e voando durante o dia. Além disso, informaram a população sobre a raiva e a importância da vacinação antirrábica, que cães e gatos devem receber anualmente.

“Graças à comunicação feita pelo morador, tomamos todas as medidas preconizadas, com orientação aos responsáveis pelo imóvel. Agora, em ação casa a casa, em escolas e nas unidades básicas de saúde da região, estamos reforçando os procedimentos preventivos.  É fundamental que a população conheça principalmente os fluxos e seja proativa, nos contatando sempre que encontrar um morcego em situação que não é comum”, enfatizou o médico veterinário da VISAM, Felipe Pedrosa.

Morador do bairro há 23 anos, o motoboy Luis Carlos Magoga aproveitou para esclarecer dúvidas. “Tenho três cachorros, que estão com as vacinas em dia. Como estamos em uma região com mata, é importante sabermos o que fazer. Quanto mais orientação melhor”, ressaltou.

Como agir

No caso de identificação de um morcego em situações não usuais, os moradores devem contatar a VISAM imediatamente, pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350 para recolhimento do morcego. Assim, deve-se isolar o cômodo em que o animal está e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como um balde, pote de sorvete, um pano ou uma caixa. Ninguém deve manusear os morcegos sem proteção – mesmo os encontrados mortos.

O Município disponibiliza gratuitamente a vacina antirrábica, que os cães e gatos devem receber anualmente. A aplicação ocorre na VISAM, localizada na Rua dos Bandeirantes n°375, Vila Municipal, a partir de agendamento telefônico. Há estacionamento gratuito na frente do local.

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo
Publicidade