Vigilância de Saúde de Jundiaí realiza nebulização contra arboviroses na Vila Hortolândia
Connect with us

Saúde Pública

Vigilância de Saúde de Jundiaí realiza nebulização contra arboviroses na Vila Hortolândia

O veículo da VISAM passou por mais de 30 quarteirões da Vila Hortolândia liberando inseticida.

Published

on

Atualizado há

Vigilância Sanitária de Jundiaí realiza nebulização contra arboviroses na Vila Hortolândia
O equipamento de nebulização elimina baixo volume de inseticida e atinge o mosquito adulto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Para conter o avanço da dengue em Jundiaí, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), realizou nebulização veicular na Vila Hortolândia, na manhã desta segunda-feira (24). A princípio, a região registra transmissão da doença. A ação passou por mais de 30 quarteirões no bairro.

O equipamento libera inseticida, com o objetivo de atingir e matar o Aedes aegypti em sua fase adulta. A aplicação no bairro se dará em três dias consecutivos e, nesta terça (25) e quarta-feira (26), o veículo retorna, às 6h.

“A nebulização atinge o Aedes, que também causa a zika e a chikungunya, no peridomicílio, ou seja, no local em que ele faz o repouso, como nos muros e nas árvores. É mais uma iniciativa que estamos adotando para reverter o cenário que é preocupante”, explica a biomédica da VISAM, Ana Lúcia de Castro Silva.

De acordo com o último boletim de arboviroses, Jundiaí registrou, entre os dias 1 e 19 de abril, 305 casos de dengue na cidade. Desses, 224 autóctones e 81 importados, e dois casos importados de chikungunya.

“Estamos atuando de forma intensa para conscientizar a população a ter uma atitude proativa para contermos a transmissão de dengue. Mais essa estratégia está sendo necessária, porque as pessoas ainda continuam deixando criadouros para o Aedes aegypti. A nebulização não atinge as formas imaturas, isto é, as larvas, sendo fundamental o comprometimento da população com a prevenção.” acrescenta a biomédica.  

Moradora do bairro, a cozinheira Berenice Venâncio destacou a importância de ver mais essa iniciativa no combate à dengue. “Eu tenho muito medo de ser picada. Fico mais tranquila em ver essa ação, mas também sei que tenho que fazer a minha parte e cuidar do meu quintal e da minha casa”, salientou.

Orientação

Durante a passagem do veículo com a nebulização, a recomendação é para que os moradores não fiquem nas janelas ou sacadas, tirem os animais dos quintais, cubram gaiolas e, se possível, tirem os veículos estacionados na rua, facilitando o trabalho da máquina de aplicação.

Saúde Pública

Vacina da gripe: tudo o que você precisa saber

A vacina causa gripe? Quem pode se vacinar? Onde eu encontro a vacina da gripe em Jundiaí? Encontre as respostas destas e de outras dúvidas.

Published

on

Idoso recebe vacina da gripe em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A vacina da gripe, também conhecida como vacina contra a Influenza, é fundamental para se proteger contra a doença respiratória contagiosa que pode causar sintomas graves, especialmente em grupos de risco. Ainda não se vacinou? Confira as principais informações sobre a imunização e como se vacinar em Jundiaí. Quem deve tomar a vacina da gripe? A vacina da gripe é…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacina contra a Paralisia Infantil disponível o ano todo em Jundiaí

Poliomielite: Entenda o esquema vacinal, a importância da imunização e os esforços para manter altas taxas de cobertura vacinal no município.

Published

on

Mãe segurando criança enquanto profissional de saúde aplica Vacina contra a Paralisia Infantil em UBS
Durante a campanha, Jundiaí disponibilizou a gotinha de reforço em escolas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça que a vacina contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) continua disponível durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. A vacinação é essencial para crianças que precisam iniciar ou atualizar o esquema vacinal. Esquema de Vacinação contra a Paralisia Infantil O…

Continue Reading

Saúde Pública

CPF será obrigatório para retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo

A medida visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo de dispensação dos medicamentos.

Published

on

Farmácia de Alto Custo em Jundiaí
A Farmácia de Alto Custo fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir de julho de 2024, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí tornou obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF para a retirada de medicamentos na Farmácia de Alto Custo. A medida, regulamentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), visa garantir a correta identificação dos pacientes e seus representantes, otimizando o processo…

Continue Reading

Saúde Pública

Produtos à base de canabidiol chegam ao SUS de São Paulo

Published

on

Caixas e frasco de Canabidiol Ease Labs 100mg/mL, empilhados em um depósito, indicando sua distribuição pelo SUS em São Paulo.
Canabidiol chega ao SUS paulista - Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia a partir desta semana a distribuição gratuita de produtos à base de canabidiol para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. Os medicamentos serão destinados a pacientes diagnosticados com as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut, e complexo da esclerose tuberosa. Como…

Continue Reading

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Vacinação é um importante recurso para evitar mortes por dengue em Jundiaí
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação contra a…

Continue Reading