Vigilância de Saúde de Jundiaí realiza nebulização contra arboviroses na Vila Hortolândia
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Vigilância de Saúde de Jundiaí realiza nebulização contra arboviroses na Vila Hortolândia

O veículo da VISAM passou por mais de 30 quarteirões da Vila Hortolândia liberando inseticida.

Publicado

em

Atualizado há

Vigilância Sanitária de Jundiaí realiza nebulização contra arboviroses na Vila Hortolândia
O equipamento de nebulização elimina baixo volume de inseticida e atinge o mosquito adulto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Para conter o avanço da dengue em Jundiaí, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), realizou nebulização veicular na Vila Hortolândia, na manhã desta segunda-feira (24). A princípio, a região registra transmissão da doença. A ação passou por mais de 30 quarteirões no bairro.

O equipamento libera inseticida, com o objetivo de atingir e matar o Aedes aegypti em sua fase adulta. A aplicação no bairro se dará em três dias consecutivos e, nesta terça (25) e quarta-feira (26), o veículo retorna, às 6h.

“A nebulização atinge o Aedes, que também causa a zika e a chikungunya, no peridomicílio, ou seja, no local em que ele faz o repouso, como nos muros e nas árvores. É mais uma iniciativa que estamos adotando para reverter o cenário que é preocupante”, explica a biomédica da VISAM, Ana Lúcia de Castro Silva.

De acordo com o último boletim de arboviroses, Jundiaí registrou, entre os dias 1 e 19 de abril, 305 casos de dengue na cidade. Desses, 224 autóctones e 81 importados, e dois casos importados de chikungunya.

“Estamos atuando de forma intensa para conscientizar a população a ter uma atitude proativa para contermos a transmissão de dengue. Mais essa estratégia está sendo necessária, porque as pessoas ainda continuam deixando criadouros para o Aedes aegypti. A nebulização não atinge as formas imaturas, isto é, as larvas, sendo fundamental o comprometimento da população com a prevenção.” acrescenta a biomédica.  

Moradora do bairro, a cozinheira Berenice Venâncio destacou a importância de ver mais essa iniciativa no combate à dengue. “Eu tenho muito medo de ser picada. Fico mais tranquila em ver essa ação, mas também sei que tenho que fazer a minha parte e cuidar do meu quintal e da minha casa”, salientou.

Orientação

Durante a passagem do veículo com a nebulização, a recomendação é para que os moradores não fiquem nas janelas ou sacadas, tirem os animais dos quintais, cubram gaiolas e, se possível, tirem os veículos estacionados na rua, facilitando o trabalho da máquina de aplicação.

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo
Publicidade