Vitória! Pacientes do São Vicente tocam o sino: é o fim de tratamento contra o câncer
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Vitória! Pacientes do São Vicente tocam o sino: é o fim de tratamento contra o câncer

Dona Irene, aos 74 anos, venceu essa etapa cheia de gratidão: “Eu devo tudo a eles”

Publicado

em

Atualizado há

Dona Irene e a filha, Valéria, tocando sino símbolo do fim do tratamento.
Dona Irene e a filha, Valéria, tocaram o sino símbolo do fim do tratamento. (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Dona Irene Claus, há pouco mais um mês, passa por tratamento de radioterapia e quimioterapia no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) contra um câncer no colo do útero. Nesta quarta-feira (8), às 8h, ela se despediu da equipe batendo três vezes o sino que simboliza a última sessão.

“Quando seu tratamento terminar, toque três vezes este sino com orgulho para todos anunciar que é outro seu destino“, disse a enfermeira antes do momento de despedida, declarando o fim do tratamento de Dona Irene.

Pacientes que aguardavam seu horário acompanham o momento em que a senhora, de 74 anos, ao lado dos filhos, esticou o braço para soar o sino da vitória.

A tradição, segundo Flávio Vermiglio, médico coordenador do setor de radioterapia do HSV, é importante pois renova a autoestima dos pacientes. “É um símbolo aqui do setor da radioterapia”, afirmou.

Para Dona Irene, essa é um novo começo.

“Se eu disser pra você que é fácil, eu vou mentir – mas eu não reclamo! Quem me deu forças foi Deus, a minha família, meus filhos, e toda a equipe aqui, todas as pessoas que tocaram em mim, eu devo tudo a eles”, falou emocionada.

Valéria Claus, filha de dona Irene, é quem deu o resultado à mãe. “Ela sangrava muito e fomos ao médico. Eu abri o resultado do exame e disse à ela que era câncer. Para nós, foi um choque, mas tudo melhorou quando chegamos no hospital e fomos recebidos por toda a equipe. Eles são maravilhosos”, conta.

“É claro que existem momentos de tristeza, eu chorei muito, mas nunca na frente dela. Eu precisava ser forte e cuidar da minha mãe”.

Dona Irene concorda. “Agora, eu sinto que os papéis se inverteram. Que ela é minha mãe e eu sou a filha”, brinca.

Gratidão

Valéria nasceu há quase 50 anos no próprio Hospital São Vicente. E agora, o mesmo hospital é quem devolve a vida à mãe, Irene.

Foram 25 sessões de radioterapia e seis de quimioterapia. Mas, com o soar do sino, esses dias ficaram para trás.

“Agora eu me sinto forte, feliz”, sentencia dona Irene, que vai passar por uma análise de especialistas na Universidade de Campinas, a Unicamp.

Mãe de três filhos e avó de outros três, ela é confiante. “Eu sei que ainda não acabou, o câncer ainda está em mim, mas o futuro a Deus pertence e eu confio”.

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo
Publicidade