Professor e alunos queimam máscaras em churrasqueira em escola de SP; veja o vídeo
Conecte-se conosco

Brasil

Professor e alunos queimam máscaras em churrasqueira em escola de SP; veja o vídeo

O fato ocorreu na última sexta-feira (18), um dia depois em que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a desobrigação do uso de máscaras em ambientes fechados, incluindo as escolas

Publicado

em

Atualizado há

As cenas foram gravadas em uma sala de aula da escola estadual Francisco de Paula Vicente de Azevedo, no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Jundiaí)

Em um vídeo divulgado nas redes sociais mostra que um professor e alunos de uma escola pública de São Paulo estavam queimando máscaras de proteção contra covid19 em uma churrasqueira. 

O fato ocorreu na última sexta-feira (18), um dia depois em que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a desobrigação do uso de máscaras em ambientes fechados, incluindo as escolas. A exceção se aplica apenas para o transporte público e unidades de saúde.

No vídeo, é possível ver uma churrasqueira pequena no chão em frente à lousa e os alunos em volta dela, colocando suas mascaras dentro. Uma pessoa joga álcool e o fogo começa a queimar as máscaras. 

“Professor, coloca fogo”, diz um dos alunos. “Estamos livres desse coronavírus”. Em determinado momento, o docente fica ao lado da churrasqueira e posa para fotos tiradas pelos estudantes.

As cenas foram gravadas em uma sala de aula da escola estadual Francisco de Paula Vicente de Azevedo, no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. 

Em nota enviada para o site UOL, a secretaria estadual de Educação informou que o caso foi registrado na Placon, plataforma que monitora as ocorrências e o dia a dia escolar. 

Ainda de acordo com a nota, a equipe da escola fará um trabalho de conscientização com os alunos e professores. Além disso, uma reunião foi marcada para a próxima segunda-feira (21) com os responsáveis dos alunos que estavam com o docente na hora do ocorrido.

A secretaria afirmou ainda que lamenta o caso e repudia qualquer ação que coloque em risco a segurança dos alunos. 

“Assim que tomou conhecimento, a direção da escola advertiu o professor e a Diretoria de Ensino está pedindo o afastamento do professor das atividades docentes a partir de segunda-feira”, informou a pasta. 

Caso expõe alunos, diz sindicato de professores 

A Apeoesp (sindicato dos professores do estado de São Paulo) repudiou o caso e afirmou que, “além do negacionismo, o fato expõe crianças, adolescentes e todas as demais pessoas da escola ao risco, desrespeitando-se também as mais elementares normas de segurança”. 

O sindicato criticou também a decisão do governo de São Paulo de desobrigar o uso das máscaras e que essa atitude “cria ambiente propício a atitudes como a do professor”. 

“A pandemia ainda não acabou. Não devemos deixar de usar máscaras e manter os cuidados contra o novo coronavírus”, justificou a Apeoesp. 

Brasil

Bolsonaro deixa hospital após tratamento para erisipela

Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X

Na manhã desta sexta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. O advogado e assessor do ex-presidente, Fábio Wajngarten, confirmou a informação. De acordo com Wajngarten, Bolsonaro teve alta após 12 dias de internação em São Paulo e voltou para Brasília. Mais cedo, o ex-presidente postou uma foto ao lado dos médicos…

Continuar lendo

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo
Publicidade