Gato invade escola infantil e vira colega de classe das crianças
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Gato invade escola infantil e vira colega de classe das crianças

A escola resolveu adotar o gatinho, e a professora conta que a presença do felino na sala de aula incentivou os alunos a estudarem mais.

Publicado

em

Atualizado há

Gato laranja em sala de aula com alunos
O gato entrou na sala de aula da terceira série um dia, e decidiu que não iria mais embora (Foto: Özlem Pinar Ivascu)

Ninguém sabe exatamente de onde veio este adorável gato laranja chamado Tombi – mas não há dúvida de que ele encontrou o lugar a que pertence. Certo dia, Tombi simplesmente apareceu em uma escola primária na cidade de Izmir, na Turquia. Ao contrário da maioria dos gatos de rua, Tombi era amigável e extrovertido – caminhando até as crianças em busca de atenção e carinho.

Mas Tombi não parou por aí. Depois de algumas semanas visitando o jardim da escola, o gato aparentemente decidiu experimentar uma educação formal. Para um gato esperto de rua, a terceira série parecia um bom lugar para começar.

“Ele entrou em nossa sala de aula. As crianças gostaram muito dele”, contou a professora Özlem Pınar Ivaşcu ao The Dodo. E assim, Tombi passou a fazer parte da classe da Sra. Ivaşcu.

Ter um gato rondando a sala de aula pode parecer uma distração total para os estudantes, o que poderia atrapalhar seu aprendizado. Mas a professora descobriu que o gato estava gerando o efeito oposto. Ver o gato brincalhão fez com que as crianças ficassem mais animadas para estar na sala de aula.

Os alunos costumavam correr na sala entre as aulas. Agora, com o gato por perto para mantê-los envolvidos, eles têm sido mais capazes de permanecer focados. Mesmo quanto o sinal da manhã toca, tem um som mais agradável – tudo graças a Tombi.

Gato laranja em sala de aula com alunos
Foto: Özlem Pinar Ivascu

“As crianças chegam a tempo à escola e estão cuidando do Tombi”, disse a professora. “Isto é bom para elas”. Além disso, essa conexão também é boa para o gato. Não só Tombi tem agora um lugar seguro para dormir e passar seus dias, com tigelas cheias de comida e água, ele ganhou dezenas de novos amigos.

Com a insistência do gato, a escola decidiu adotá-lo. Assim, a professora levou Tombi ao veterinário para se certificar da sua saúde e vaciná-lo. No entanto, o pai de um dos alunos descobriu que havia um “gato de rua” dentro da sala de aula, e decidiu denunciar a escola. O homem disse que a presença de Tombi poderia representar um risco à saúde das crianças.

Por isso, os administradores disseram à İvaşcu que Tombi tinha que ir. A classe ficou arrasada – e o gato também. “Encontramos um lar para Tombi e ele ficou lá três dias, mas não estava contente. Ele parou de comer. Então eu o acolhi em minha casa, mas também aqui ele não estava muito contente”, contou a professora. Os amiguinhos de Tombi na escola até escreveram cartas para tentar animá-lo.

Gato laranja em sala de aula com alunos
Foto: Özlem Pinar Ivascu
Gato laranja em sala de aula com alunos
Foto: Özlem Pinar Ivascu

Reviravolta

Vendo que o gato não estava melhorando, a professora decidiu escrever sobre sua triste situação nas redes sociais. A partir daí, a notícia sobre Tombi se espalhou e viralizou. “A história ganhou muita atenção e apoio em todos os noticiários de TV”, disse İvaşcu. “Tive muito apoio de muitas pessoas, inclusive do meu gerente e do diretor de educação em İzmir”.

Até mesmo os pais que reclamaram mudaram de opinião. Eles também queriam o gato de volta às aulas. E, com certeza, os funcionários da escola deram o OK para que Tombi retornasse.

A vida e as lutas de um ex-gato de rua podem não ser muito para algumas pessoas, mas Tombi significa o mundo para os 33 alunos da terceira série do İvaşcu – e outras crianças na Turquia podem logo saber o que é ter um colega de classe felino.

Desde que a história de Tombi começou, uma campanha ganhou força em todo o país, apelando para que cada classe adote um gato.

Mundo Pet

Em 4 meses, Mata Ciliar de Jundiaí recebeu mais de 90 animais silvestres atacados por domésticos

Em um caso recente, a Guarda Municipal de Louveira resgatou um ouriço-cacheiro atacado por quatro cães.

Publicado

em

Por

Foto: Mata Ciliar de Jundiaí

A crescente invasão dos habitats naturais pelos humanos tem gerado diversas consequências para a fauna silvestre, que busca refúgio em áreas urbanas com frequência. Entre os principais motivos de chegada de animais silvestres ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) da Mata Ciliar de Jundiaí estão os encontros com animais domésticos, especialmente cães. Somente nos primeiros quatro meses de…

Continuar lendo

Mundo Pet

Família que adotou cachorro idoso e sem pelos promete que ele nunca mais passará frio

Piccolo deixou de não ter nada para entrar em uma família que o mimou com brinquedos, cobertores macios e amor.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Muttville Senior Dog Rescue/The Dodo

Esse cachorro vivia sozinho e aterrorizado pelas ruas do México quando alguém de bom coração decidiu levá-lo para a ONG Compassion Without Borders (CWOB). Por ser um cão idoso, ele acabou sob os cuidados da instituição de resgate de cachorros idosos Muttville. Lá, todos imediatamente se apaixonaram pelo pequeno pelado. "Eu estava em Muttville no dia seguinte à chegada de…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato que ‘brotou’ de bueiro conhece o bom da vida graças a socorristas

Quando Wally era apenas um filhote, ele se viu assustado e sozinho, preso dentro de um bueiro.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Jenifer Lepow/The Dodo

Conheça Wally, um gato felpudo marrom e branco, cuja história começou em circunstâncias chocantes. Quando Wally era apenas um filhote, ele se viu assustado e sozinho, preso dentro de um bueiro nos arredores do Vale do Silício, na Califórnia. Quando um policial notou o gato encolhido dentro do ralo, o defensor dos animais, preocupado, rapidamente entrou em contato com a…

Continuar lendo

Mundo Pet

Furacão Reginald: como um gato adotado trouxe alegria e caos à vida de sua tutora

“Ter o Reg tornou tudo 50% mais caótico e 100% mais divertido”, disse a tutora do gatinho bagunceiro.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X

Quando a Dra. Fiona Bowler decidiu adotar um segundo gato, ela estava animada para ter outro companheiro como o seu primeiro felino, Smudge. Ela esperava que seu novo gato adotivo, Reginald, se adaptasse bem e aproveitasse a tranquilidade aconchegante de seu lar. Mas Reginald tinha outros planos. Quase imediatamente depois que o gato frajolinha entrou na casa, ele começou a…

Continuar lendo

Mundo Pet

Mata Ciliar de Jundiaí recebe ‘gaviãozinho’, a menor espécie de rapinante do Brasil

O animal foi entregue à associação jundiaiense pela Prefeitura de Paulínia, após ser encontrado caído em via pública.

Publicado

em

Por

Foto: Mata Ciliar

Na quinta-feira (2), um gaviãozinho foi encontrado caído em via pública em Paulínia e entregue ao Cras da Mata Ciliar de Jundiaí.  O "gaviãozinho", a menor espécie de gavião do Brasil, desempenha um papel crucial no equilíbrio ecológico de diversos habitats. Infelizmente, a devastação ambiental coloca em risco a sobrevivência dessa ave. Após passar por exames clínicos, o gaviãozinho está…

Continuar lendo
Publicidade