Aplicativo do FGTS permitirá consulta ao Saque Extraordinário
Conecte-se conosco

Brasil

Aplicativo do FGTS permitirá consulta ao Saque Extraordinário

Também será possível fazer a inclusão de informações cadastrais para criação de Conta Poupança Social Digital.

Publicado

em

Atualizado há

fgts
(Foto: Mareclo Camargo/Agência Brasil)

A Caixa Econômica Federallança nesta sexta-feira, 8, uma nova versão do aplicativo FGTS com funcionalidades para consulta de informações sobre o Saque Extraordinário do FGTS. Pela nova versão, os trabalhadores com direito ao saque poderão consultar a data prevista e o valor que será creditado. Também será possível fazer a inclusão de informações cadastrais para criação de Conta Poupança Social Digital.

Segundo o banco, o aplicativo permitirá que o trabalhador informe se não quiser receber o Saque Extraordinário do FGTS. Neste caso, o débito não será realizado na conta do FGTS.

Também na nova versão do app FGTS, mesmo que já tenha ocorrido o crédito dos valores, o trabalhador pode optar por desfazer o crédito automático na Conta Poupança Social Digital até 10 de novembro de 2022.

Nas situações em que o crédito dos valores tenha sido feito e a conta não seja movimentada até 15 de dezembro de 2022, os recursos serão retornados à conta do FGTS, devidamente corrigidos e sem nenhum prejuízo ao trabalhador.

Consulta

A partir desta sexta-feira também será possível pela página fgts.caixa.gov.br consultar se o trabalhador tem direito ao Saque Extraordinário do FGTS, assim como a data de crédito, conforme calendário de pagamento.

Saque Extraordinário

Chamada de Saque Extraordinário, a medida ocorrerá uma única vez, considerando o saldo disponível na data de realização do débito na conta do FGTS, até o limite de R$ 1 mil por trabalhador.

Se o titular possuir mais de uma conta do FGTS, o saque é feito na seguinte ordem: primeiro, as contas relativas a contratos de trabalho extintos, com início pela conta que tiver o menor saldo; em seguida, as demais contas vinculadas, com início pela conta que tiver o menor saldo.

Não estarão disponíveis para saque os valores que estiverem bloqueados na conta do FGTS, como garantia de operações de crédito de antecipação do Saque Aniversário, por exemplo.

Calendário

O pagamento será realizado de 20 de abril a 15 de junho e prevê a retirada de aproximadamente R$ 30 bilhões por cerca de 42 milhões de trabalhadores. O crédito é feito de forma escalonada, conforme calendário abaixo, que segue o mês de nascimento do trabalhador.

A nova versão do aplicativo está disponível para download na App Store e Google Play Store.

Brasil

Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, diz relatório internacional

O país teve 3,4 milhões de denúncias de violações de direitos humanos, como racismo, violência física e psicológica e assédio sexual, um aumento de 41% em comparação a 2022.

Publicado

em

Por

Desigualdade no Brasil
O relatório "O estado dos direitos humanos no mundo", é divulgado anualmente pela Anistia Internacional (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (24), a Organização Não Governamental (ONG) Anistia Internacional, divulgou um relatório que coloca o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo. O chamado "Estado dos direitos humanos no mundo", divulgado anualmente, mostra um panorama sobre a garantia de direitos humanos em 155 países. O relatório estuda questões sociais, econômicas, culturais e políticas. De acordo com a…

Continuar lendo

Brasil

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no Brasil

Dados revelam que a região Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022, com quase 23 mil casos

Publicado

em

Por

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências. Foto: Canva

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências de estupro contra mulheres, conforme o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam). Isso representa aproximadamente um estupro a cada 8 minutos no país, como destacado pelo Ministério das Mulheres em Brasília. O documento revela que o Sudeste, a região mais populosa, liderou com 22.917 casos, seguido pelo Sul com 14.812.…

Continuar lendo

Brasil

Cachorro morre após erro da Gol: falha no transporte aéreo causa tragédia para família

Publicado

em

Por

Tutor João Fantazzini com Joca, Golden Retriever de 5 anos que morreu durante transporte aéreo da Gol — Foto: Arquivo pessoal

Erro no destino leva cão a viagem de 8 horas, em vez de 2:30 Um cachorro da raça Golden Retriever, chamado Joca, de cinco anos, morreu durante um transporte aéreo da Gol, no dia 22 de abril de 2024. O animal deveria ter voado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop, no Mato Grosso, mas por um…

Continuar lendo

Brasil

‘Lua Cheia Rosa’ poderá ser vista no Brasil nesta terça-feira (23)

Apesar do nome, a lua não mudará de cor. O nome “lua rosa” foi dado por povos nativos dos Estados Unidos, porque ela acontece quando as flores desabrocham no país.

Publicado

em

Por

Lua Cheia
A Lua surgirá no horizonte por volta das 17h30, no horário de Brasília (Foto: Freepik)

Nesta terça-feira (23), pessoas em todo o Brasil poderão ver a "Lua Cheia Rosa". Uma "superlua" é quando a lua cheia acontece próxima ao perigeu (quando ela está mais próxima da Terra). Assim, esse fenômeno resulta em uma lua cheia ligeiramente maior e mais brilhante do que as "comuns". Apesar do nome, a Lua não mudará de cor. Os povos…

Continuar lendo

Brasil

‘Cometa do Diabo’ poderá ser visto em todo o Brasil neste domingo (21)

Saiba mais sobre o fenômeno e as melhores formas de observar o cometa com clareza em sua aproximação máxima.

Publicado

em

Por

Cometa do Diabo
O 12P/Pons-Brooks, em imagem feita em 7 de março de 2024. — Foto: Wikimedia

Oportunidade única para observar um dos cometas mais brilhantes Entusiastas da astronomia em todo o Brasil estão se preparando para um evento celestial imperdível: a passagem do Cometa do Diabo, também conhecido como 12P/Pons-Brooks. Nas próximas semanas, o astro se tornará cada vez mais visível no céu noturno, oferecendo uma oportunidade única para observação. Cometa se aproxima da Terra Neste…

Continuar lendo
Publicidade