Jundiaí: Combate aos criadouros de Aedes aegypti deve continuar no feriado
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí: Combate aos criadouros de Aedes aegypti deve continuar no feriado

Este ano, ao longo do mês de março, foram notificados 51 casos, o que representou um aumento em comparação a 2021.

Publicado

em

Atualizado há

Combate a criadouro de aedes aegypti
Elimar garrafas, tampas, e qualquer objeto que possa acumular água nos quintais faz parte das ações de combate às arboviroses (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é classificada como uma arbovirose, assim como zika, chikungunya e febre amarela. Nesse cenário, a água parada é o maior obstáculo no combate à doença: pratos de vasos e vasos, baldes, piscinas, além de garrafas podem se tornar criadouros e favorecerem a proliferação do mosquito, o que pode colaborar para o aumento do número de casos de dengue em Jundiaí.

Segundo o boletim epidemiológico mais recente disponibilizado pela Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS), a cidade contabiliza 656 notificações para dengue, sendo 142 confirmados e, desses, 86 autóctones, ou seja, contraídos em Jundiaí. Outros 56 são importados de outras cidades ou estados.
Este ano, ao longo do mês de março, foram notificados 51 casos, o que representou um aumento em comparação a 2021, com registro de 32 casos no mesmo mês.

Segundo Ana Lúcia de Castro Silva, biomédica da VISAM, a dengue apresenta esses picos de casos, especialmente após a segunda quinzena de março, abril e maio, momento onde a circulação viral acontece em vários locais do Estado e do país.

Dentre os casos autóctones confirmados, 25 estão localizados no Anhangabaú. Ana Lúcia explica que essa concentração ser explicada devido a presença de diversos criadouros encontrados . “Nós fizemos trabalhos na região e encontramos vários focos do mosquito em ralos, piscinas, lonas plásticas, fonte ornamental, planta na água e pratos de vaso, nos imóveis com responsáveis. Infelizmente, o mosquito se infectou com o vírus e mais casos apareceram”, comenta a biomédica.

Prevenção no feriado

Por serem transmitidas por meio do mosquito Aedes aegypti, as arboviroses, como a dengue, trazem a necessidade de combate aos criadouros. Nesse contexto, a própria população precisa colaborar. Apesar de Jundiaí não apresentar previsão de chuva para o feriado de quinta-feira, ou para os demais dias, segundo o Climatempo, a população pode aproveitar o período para fazer a eliminação de possíveis criadouros.

Portanto, Ana Lúcia ressalta que, antes de sair para uma viagem no feriado, é muito importante fazer uma vistoria completa no imóvel. “Muitas pessoas deixam um prato com água nos vasos, para a planta não ficar seca, tornando-se um criadouro”, pontua. “Cuidado também com ralos sem saída adequada, bebedouro de animais, garrafas, e inservíveis em geral. O descarte correto elimina os riscos para as famílias”, completa a biomédica.

Jundiaí

Prefeito Luiz Fernando Machado nomeia nova diretoria da FMJ

A cerimônia de posse ocorrerá no Anfiteatro Pedro Favaro, com planos ambiciosos para expandir ensino, pesquisa e assistência na FMJ

Publicado

em

Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini celebram nomeação para dirigir a FMJ, focando em inovação e excelência acadêmica até 2028 (Foto: FMJ)

O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, nomeou, através da portaria 78/2024, os professores Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini de Camargo como diretor e vice-diretora da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) para o período de 2024 a 2028. A cerimônia de posse será realizada no dia 25 de maio, sábado, às 10h, no Anfiteatro Pedro Favaro da FMJ.…

Continuar lendo

Jundiaí

9ª Brasil Log chega a Jundiaí com encontros estratégicos, inovações e tendências

Descubra as últimas inovações em logística, participe de palestras exclusivas e faça networking com líderes do setor na Brasil LOG 2024

Publicado

em

A imagem mostra uma exposição ou feira de tecnologia industrial, onde pessoas estão observando e discutindo equipamentos de automação, como transportadores de rolos usados para movimentação de caixas. No centro, há uma máquina amarela com esteiras rolantes que transportam caixas de papelão. À direita, um grupo de pessoas, algumas de terno, conversa próximo aos estandes.
Visitantes exploram as soluções inovadoras e oportunidades de negócios apresentadas na feira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 9ª Feira Internacional de Logística, a Brasil Log, abre suas portas na próxima semana, de 22 a 24 de maio, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), em Jundiaí. Com a expectativa de reunir mais de 80 expositores e gerar R$ 15 milhões em negócios, a feira se consolida como um importante espaço para o networking, geração de…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia da Coxinha: Jundiaí celebra seu patrimônio imaterial com sabor e tradição

Jundiaí celebra o Dia da Coxinha, destacando a coxinha de queijo como um ícone local e patrimônio imaterial há mais de 40 anos.

Publicado

em

A imagem mostra uma mesa coberta com uma toalha de mesa xadrez azul e branca, sobre a qual estão dispostas várias coxinhas de queijo apresentadas em pratos decorativos. As coxinhas têm formato cônico e algumas estão acompanhadas de guarnições como folhas verdes e molhos. Ao fundo, há outras mesas com toalhas de cor clara e pessoas desfocadas, sugerindo um ambiente de restaurante ou evento gastronômico.
Coxinha de queijo de Jundiaí é um símbolo cultural que une tradição e sabor, atraindo visitantes de todo o Brasil. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado, dia 18 de maio, celebramos o Dia da Coxinha, o salgado mais amado do Brasil. E em Jundiaí, essa data tem um significado ainda mais especial: a coxinha de queijo é considerada patrimônio imaterial da cidade, um símbolo da gastronomia local que atrai fãs de todo o país. Mais que um salgado, uma tradição Presentes nos cardápios de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí mais verde: programa Pé de Árvore alcança 1.375 mudas plantadas

A iniciativa da Prefeitura de Jundiaí integra esforços de moradores e unidades de gestão para criar espaços mais verdes e saudáveis na cidade.

Publicado

em

Mulher regando uma árvore recém-plantada em frente a uma casa. Ela está usando uma blusa rosa e calças amarelas, enquanto segura um regador azul. Um homem, que parece observá-la, está ao fundo, vestindo uma camiseta preta com uma estampa colorida e bermuda preta. A área ao redor da base da árvore é coberta com pedras brancas.
Tatiana Queiroz e Lino Melhado cuidam da árvore plantada em frente à casa deles (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em prol da sustentabilidade e do bem-estar da população, Jundiaí avança com o programa Pé de Árvore. Desde sua criação em 2021, a iniciativa já presenteou a cidade com 1.375 novas mudas, distribuídas em diferentes bairros. Somente neste ano, 74 árvores nativas de diversas espécies foram plantadas, embelezando o cenário urbano e promovendo espaços mais saudáveis e convidativos. Um compromisso…

Continuar lendo

Jundiaí

Luchini Chevrolet realiza campanha em prol do Grendacc

Publicado

em

Por

O Grupo Luchini está completando 80 anos e, em comemoração, a Concessionária Luchini Chevrolet está realizando uma campanha em prol do Grendacc - Hospital da Criança. A ação consiste em vender 200 cotas de consórcio até o dia 31/8 e ao alcançar o número, um veículo Chevrolet Onix RG 2024 será doado ao hospital.

Continuar lendo