Dia da Língua Portuguesa: Confira dicas de como ir bem nos estudos e no ENEM
Conecte-se conosco

Educação

Dia da Língua Portuguesa: Confira dicas de como ir bem nos estudos e no ENEM

A professora Thaiza, do Colégio Elíseos de Jundiaí preparou dicas de conteúdo para se sair bem nas provas e no ENEM. Confira.

Publicado

em

Atualizado há

Alunas escrevendo em sala de aula
O dia 5 de maio é considerado o Dia da Língua Portuguesa desde 2019 (Foto: DragonImages/Envato Elements)

Há três anos, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO proclamou o dia 5 de Maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Com isso, professores e escolas promovem o pluralismo do idioma mais falado no hemisfério sul.

“Não é comemoração de uma simples data, estamos celebrando o multilinguismo, uma área da linguística e da sociolinguística. A primeira estuda a linguagem humana e todos seus aspectos, sejam eles fonéticos, morfológicos, sintáticos, etc. Enquanto que a segunda estuda as relações entre língua e sociedade buscando harmoniosa entre os povos, valorizando a diversidade, os sotaques e neologismos, o que chamamos de variação linguística”, explicou a professora Thaiza do Colégio Elíseos de Jundiaí.

Português no campo acadêmico

O aprendizado do português é um dos mais relevantes no Brasil. Assim, as escolas focam na disciplina para formar os alunos fluentes no idioma e também gramaticalmente. Em geral, nas aulas e, principalmente, nos testes do campo acadêmico, a disciplina da língua demanda de boa interpretação de texto e da famigerada redação.

Além disso, os alunos que estão prontos para encarar o mercado de trabalho precisam estar craques no português falado e escrito. Um dos testes mais importantes para focar no futuro é o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.

De acordo com especialistas, os assuntos que mais “caem” no ENEM, no caderno de Língua Portuguesa, são:

  • Interpretação de texto
  • Figuras de linguagem
  • Síntese e resumo
  • Ambiguidade
  • Denotação e conotação
  • Funções da linguagem
  • Gêneros textuais
  • Intertextualidade
  • Norma culta e popular

Mas não se preocupe, existem formas de se preparar para o exame e não passar sufoco, como por exemplo:

  • Iniciar os estudos o quanto antes
  • Se atentar ao conteúdo demandado pelo edital da prova
  • Resolver as questões das provas anteriores
  • Estudar temas atuais
  • Identifique gêneros textuais
  • Pratique MUITO a escrita.

Aulão para te ajudar

No Colégio Elíseos, em Jundiaí, os alunos do Ensino Médio têm aulas que os preparam para provas como o ENEM desde o início. O Colégio é pioneiro em relação ao Novo Ensino Médio, desde 2020. De acordo com a professora Thaiza, a interpretação de texto é a matéria mais cobrada. Dessa forma, os itinerários do Colégio focam no desenvolvimento do pensamento e da crítica.

Além disso, o Colégio Elíseos conta com o Aulão ENEM, com aulas aos finais de semana, junto de professores preparados que ministram conteúdos específicos para a prova. Assim, os estudantes ainda têm aulas de produção de texto que preparam para o ENEM e para Vestibulares de Universidades Públicas.

O Colégio Elíseos atende alunos desde Educação Infantil ao Ensino Médio em Jundiaí. Saiba mais e matricule seu pequeno o quanto antes. Acesse o site e siga nas redes sociais.

Educação

SENAI Jundiaí terá curso gratuito de Mecânica de Usinagem para Moldes Plásticos

O curso é gratuito e destina-se a jovens que buscam capacitação para o primeiro emprego na área de indústria plástica.

Publicado

em

Foto: SENAI Jundiaí

O SENAI de Jundiaí está com inscrições abertas para o curso de Aprendizagem Industrial em Mecânica de Usinagem para Moldes Plásticos. O curso é gratuito e destina-se a jovens que buscam capacitação para o primeiro emprego na área de indústria plástica. Requisitos para inscrição Ter no mínimo 16 anos ao iniciar o curso; Idade máxima que permita concluir o curso…

Continuar lendo

Educação Pública

Mexam-se: iniciativa da UGE leva 600 pessoas ao Mundo das Crianças para promover a vida saudável

O evento reuniu alunos e familiares para uma manhã de atividades físicas, destacando a importância do combate à obesidade infantil.

Publicado

em

Crianças e familiares se divertem no Mundo das Crianças durante a primeira edição do Mexam-se 2024, promovendo hábitos saudáveis (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Manhã de sol, céu azul e muita diversão no Mundo das Crianças Aconteceu neste sábado (18) a primeira edição do Mexam-se de 2024, no Mundo das Crianças, reunindo cerca de 600 pessoas, entre alunos de cinco unidades escolares e seus familiares. A iniciativa, que faz parte do Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil do Programa Escola Inovadora da Unidade de…

Continuar lendo

Educação

Taxa de alfabetização da população brasileira chega a 93%, revela IBGE

Segundo dados do Instituto, em seis décadas, aumento foi de quase 20 pontos percentuais

Publicado

em

Instituto hoje (17) o 'Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo'. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (17) o Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo, cujos dados mostram o aumento da taxa de alfabetização da população. Dos 163 milhões de brasileiros com 15 anos de idade ou mais, 151,5 milhões sabem ler e escrever ao menos um bilhete simples, enquanto 11,4 milhões não possuem…

Continuar lendo

Educação

A Escola SENAI de Jundiaí está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação em Usinagens Especiais

Publicado

em

Por

Especialização: Lato SensuModalidade: PresencialDuração: 3 semestresAulas aos Sábados: Período integralValor: 18 parcelas de R$ 750,00 ou 24 parcelas de R$ 562,50. Ficou interessado? Clique em saiba mais, preencha o formulário que entraremos em contato: https://forms.office.com/r/W6DpP59EGd

Continuar lendo

Educação

Oito em cada dez professores já pensaram em desistir da carreira

Dado é de pesquisa inédita divulgada pelo Instituto Semesp

Publicado

em

Por

Foto: Sam Bayle/Unsplash

Um estudo recente revelou que oito em cada dez professores da educação básica no Brasil já consideraram abandonar a profissão. Esse levantamento, conduzido pelo Instituto Semesp, identificou diversas razões que levam os educadores a cogitar essa decisão, incluindo questões como remuneração insatisfatória, falta de reconhecimento profissional, carga horária excessiva e desinteresse dos alunos. Resultados da pesquisa Realizada entre os dias…

Continuar lendo
Publicidade