Jundiaí monta força-tarefa contra a dengue em 11 bairros
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí monta força-tarefa contra a dengue em 11 bairros

Além de buscar criadouros do mosquito, os agentes orientarão os moradores sobre medidas preventivas contra a dengue. Confira a lista dos bairros.

Published

on

Atualizado há

Agente e soldados do exército de Jundiaí inspecionando quintal por criadouros do mosquito da dengue
A Prefeitura de Jundiaí reforça a importância da participação da população para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o 12º Grupo de Artilharia de Campanha Barão de Jundiahy, está intensificando o combate à dengue. O grupo realizará uma força-tarefa que percorrerá 11 bairros da cidade entre os dias 23 e 24 de maio. A ação visa conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e conter o avanço da doença.

Assim, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí e 30 soldados do GAC visitarão as residências dos bairros: Vianelo, Vila Progresso, Bonfiglioli, Jardim Danúbio, Vila Aparecida, Vila Rami, Caxambu, Colônia, Vila Rio Branco, Recanto Quarto Centenário e Jardim Guanabara. Além de buscar criadouros do mosquito, os agentes também orientarão os moradores sobre medidas preventivas contra a dengue.

O gestor de Promoção da Saúde de Jundiaí, Tiago Texera, destaca a importância da força-tarefa e da participação da população no combate à dengue. “Estamos em uma guerra contra o Aedes aegypti. Se o mosquito não nascer, não teremos a doença. Essa força-tarefa vem reforçar o trabalho que já estamos fazendo para mudar esse cenário”, afirma. Com isso, Texera ressalta a necessidade de eliminar criadouros como vasos com pratos, baldes com água parada e caixas d’água sem tampa.

Cenário de dengue em Jundiaí

O Boletim de Arboviroses, atualizado em 22 de maio, indica que Jundiaí acumula 17.978 casos de dengue, com seis mortes. Desses casos, 17.555 são autóctones, 180 importados e 243 estão em investigação. Desde o dia 1º de abril, o município está em situação de emergência devido ao alto índice de casos. Além disso, a Sala de Situação da Saúde, montada em dezembro, monitora o cenário diariamente para a tomada de medidas antecipadas.

De acordo com o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento, diversas ações estão sendo realizadas para combater a dengue em Jundiaí. Entre elas, estão:

  • Vistorias casa a casa com orientação aos moradores, busca de criadouros e vigilância epidemiológica;
  • Nebulização veicular em localidades com alta transmissão;
  • Coleta de inservíveis;
  • Campanhas educativas nas escolas municipais e nos terminais de ônibus.

Ainda assim, Grijota ressalta que o trabalho da prefeitura precisa ser complementado pela ação individual de cada munícipe. “É necessário que todos façam a sua parte e eliminem os criadouros do mosquito em suas casas. Só assim poderemos interromper o ciclo biológico do Aedes e reduzir os riscos à saúde”, afirma. As equipes da força-tarefa estão uniformizadas e com identificação, além de acompanhadas por veículos oficiais da Prefeitura de Jundiaí.

Jundiaí

Jundiaí concede selo ‘Empresa Amiga dos Direitos Humanos’ para 40 empresas

As empresas passaram por trilhas de conhecimento com temas como governança corporativa, direitos humanos, sustentabilidade e mais.

Published

on

Ana Oliva ao lado de Dr. Gustavo Maryssael e Antônio Carlos Albino, na entrega do Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em uma cerimônia realizada no auditório do Ciesp nesta sexta-feira (14), a Prefeitura de Jundiaí concedeu o Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos para 40 empresas participantes do processo. A iniciativa, idealizada pelas Unidades de Gestão da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, visa integrar a iniciativa privada com práticas sustentáveis e um olhar voltado aos direitos humanos…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí: Jardim Fepasa ganhará biblioteca comunitária ainda em junho

O acervo da biblioteca chega a quase 500 obras, incluindo gibis, histórias em quadrinhos, livros de literatura infantojuvenil e brasileira.

Published

on

Grupo de pessoas, homens e mulheres, posando em uma sala, uma nova biblioteca comunitária
A biblioteca estará no Centro Comunitário Casa Verde (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A biblioteca comunitária do Jardim Fepasa, em Jundiaí, está a poucos passos de se tornar realidade. O espaço de leitura, que está na reta final para sua inauguração, conta com o trabalho em equipe da comunidade local, Prefeitura de Jundiaí, Sesc Jundiaí e a iniciativa privada. Um dos pontos que faltavam para a concretização do sonho era a ampliação do…

Continue Reading

Jundiaí

Viagem musical leva crianças do ensino municipal de Jundiaí a diferentes culturas

Através do projeto MusicAR-TE, os alunos do Ensino Infantil embarcaram em uma aventura imaginária pelas Américas e África

Published

on

Crianças do Ensino Infantil de Jundiaí participando de atividades na quadra da escola

Na última terça-feira (11), a Emeb Vereador Pedro Raymundo, na Vila Rio Branco, se transformou em um portal para um mundo de música e brincadeiras. Através do projeto MusicAR-TE, os alunos do Ensino Infantil embarcaram em uma viagem imaginária pelas Américas e África, conhecendo as tradições musicais e brincadeiras de diversos povos. Uma aventura musical pelos continentes O pequeno Lorenzo,…

Continue Reading

Jundiaí

Castrações gratuitas em Jundiaí: emenda parlamentar beneficiará 1 mil animais

A iniciativa do deputado federal Bruno Ganem, com o apoio do Projeto Dando Voz aos Animais, trará para a cidade um castra-móvel. Saiba mais.

Published

on

Cachorro
As castrações acontecerão em quatro finais de semana em escolas da cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Através de uma emenda parlamentar do deputado federal Bruno Ganem, Jundiaí receberá um castra-móvel para realizar 1 mil castrações gratuitas em animais. A iniciativa, que conta com o apoio do Projeto Dando Voz aos Animais, visa controlar a população animal, prevenir doenças e promover o bem-estar dos bichinhos. O Projeto Dando Voz aos Animais, idealizado por Dani Fogaça em 2019,…

Continue Reading

Jundiaí

População pode monitorar obras de Jundiaí em tempo real

Em parceria com a CIJUN, Prefeitura instalou novas câmeras nas obras de prolongamento da avenida Ozanan e no novo viaduto do Corrupira

Published

on

Munícipe pode acompanhar o andamento do viaduto do Corrupira. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN), está ampliando o monitoramento das obras públicas da cidade com a instalação de novas câmeras de videomonitoramento em tempo real. As primeiras câmeras já foram instaladas no prolongamento da avenida Antonio Frederico Ozanan e no novo viaduto do Corrupira, e podem ser acessadas pela população através…

Continue Reading
Advertisement