Jundiaí monta força-tarefa contra a dengue em 11 bairros
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí monta força-tarefa contra a dengue em 11 bairros

Além de buscar criadouros do mosquito, os agentes orientarão os moradores sobre medidas preventivas contra a dengue. Confira a lista dos bairros.

Published

on

Atualizado há

Agente e soldados do exército de Jundiaí inspecionando quintal por criadouros do mosquito da dengue
A Prefeitura de Jundiaí reforça a importância da participação da população para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o 12º Grupo de Artilharia de Campanha Barão de Jundiahy, está intensificando o combate à dengue. O grupo realizará uma força-tarefa que percorrerá 11 bairros da cidade entre os dias 23 e 24 de maio. A ação visa conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e conter o avanço da doença.

Assim, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí e 30 soldados do GAC visitarão as residências dos bairros: Vianelo, Vila Progresso, Bonfiglioli, Jardim Danúbio, Vila Aparecida, Vila Rami, Caxambu, Colônia, Vila Rio Branco, Recanto Quarto Centenário e Jardim Guanabara. Além de buscar criadouros do mosquito, os agentes também orientarão os moradores sobre medidas preventivas contra a dengue.

O gestor de Promoção da Saúde de Jundiaí, Tiago Texera, destaca a importância da força-tarefa e da participação da população no combate à dengue. “Estamos em uma guerra contra o Aedes aegypti. Se o mosquito não nascer, não teremos a doença. Essa força-tarefa vem reforçar o trabalho que já estamos fazendo para mudar esse cenário”, afirma. Com isso, Texera ressalta a necessidade de eliminar criadouros como vasos com pratos, baldes com água parada e caixas d’água sem tampa.

Cenário de dengue em Jundiaí

O Boletim de Arboviroses, atualizado em 22 de maio, indica que Jundiaí acumula 17.978 casos de dengue, com seis mortes. Desses casos, 17.555 são autóctones, 180 importados e 243 estão em investigação. Desde o dia 1º de abril, o município está em situação de emergência devido ao alto índice de casos. Além disso, a Sala de Situação da Saúde, montada em dezembro, monitora o cenário diariamente para a tomada de medidas antecipadas.

De acordo com o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento, diversas ações estão sendo realizadas para combater a dengue em Jundiaí. Entre elas, estão:

  • Vistorias casa a casa com orientação aos moradores, busca de criadouros e vigilância epidemiológica;
  • Nebulização veicular em localidades com alta transmissão;
  • Coleta de inservíveis;
  • Campanhas educativas nas escolas municipais e nos terminais de ônibus.

Ainda assim, Grijota ressalta que o trabalho da prefeitura precisa ser complementado pela ação individual de cada munícipe. “É necessário que todos façam a sua parte e eliminem os criadouros do mosquito em suas casas. Só assim poderemos interromper o ciclo biológico do Aedes e reduzir os riscos à saúde”, afirma. As equipes da força-tarefa estão uniformizadas e com identificação, além de acompanhadas por veículos oficiais da Prefeitura de Jundiaí.

Jundiaí

Hospital São Vicente de Jundiaí atinge nível máximo em certificação de qualidade

Insituição se torna referência nacional em saúde após conquista do selo Diamante

Published

on

Fachada do Hospital São Vicente, junto com a UTI Móvel e jardins.

Na última semana, o Centro de Trauma do Hospital São Vicente (HSV) conquistou o nível máximo de qualidade de excelência da Certificação da Rede de Gerenciamento de Pacientes Politraumatizados, conferida a partir de uma parceria do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT).  Com o recebimento do selo Diamante, a Rede de…

Continue Reading

Jundiaí

Hospital São Vicente realiza encontro sobre Cuidados com a Pessoa Idosa em outubro

Programação é aberta ao público externo e taxa de inscrição é de R$ 60,00. Veja como se inscrever!

Published

on

Fachada do Hospital São Vicente, em Jundiaí. Com jardim e céu azul ao fundo.
Hospital São Vicente promove III Encontro Multidisciplinar em outubro (Foto: Divulgação/ HSV)

O Hospital São Vicente (HSV), em Jundiaí (SP), possui um papel muito importante na educação e desenvolvimento de estudantes de diversas áreas assistenciais. E pensando nisso, no mês de outubro, a unidade promoverá a 3ª edição do Encontro Multidisciplinar com o tema ‘Cuidados com a Pessoa Idosa’.  O evento será realizado no sábado, 5 de outubro, das 8h às 16h30,…

Continue Reading

Jundiaí

Autor de Jundiaí lança livro sobre a influência marxista-leninista na arte moderna

O lançamento da obra do escritor e professor jundiaiense, Dr. Samuel Antonio Merbach de Oliveira, acontecerá na Livraria Leitura, no Maxi Shopping Jundiaí, neste sábado, 21 de setembro.

Published

on

Autor de Jundiaí lança livro sobre a influência marxista-leninista na arte moderna
Foto: Arquivo Pessoal

O escritor e professor de Jundiaí, Dr. Samuel Antonio Merbach de Oliveira, está prestes a lançar mais uma obra que promete instigar reflexões sobre a história da arte. No próximo sábado, dia 21, a partir das 16h, o livro "A influência marxista-leninista na arte moderna" será apresentado na Livraria Leitura do Maxi Shopping Jundiaí. A obra, que surge como um…

Continue Reading

Jundiaí

Sebrae-SP realiza evento com foco em sustentabilidade e inovação empresarial em Jundiaí

O “Fórum ESG – Tendências e Desafios na Cadeia de Suprimentos” aconteceu no auditório do CIESP em Jundiaí e foi promovido pelo Sebrae-SP.

Published

on

Evento Sebrae-SP
Foto: Sebrae-SP

No mês de agosto, Jundiaí foi palco de um evento voltado para as boas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), sigla traduzida do inglês que abrange questões ambientais, sociais e de governança. O Fórum ESG – Tendências e Desafios na Cadeia de Suprimentos aconteceu no auditório do CIESP em Jundiaí e foi promovido pelo Sebrae-SP em parceria com CIESP,…

Continue Reading

Jundiaí

Radiação ultravioleta atingirá risco extremo na sexta-feira (20) em Jundiaí

Esse índice varia de zero a 11, sendo que, em níveis extremos, como o previsto para Jundiaí, a radiação ultravioleta pode causar sérios danos à pele.

Published

on

Av. Jundiaí com céu já claro, indicando sinais de radiação ultravioleta
Foto: Leandro Souza

A cidade de Jundiaí estará sob a influência do índice ultravioleta (IUV) extremo, atingindo o nível 11 a partir de sexta-feira (20), de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A previsão é que a radiação ultravioleta permaneça até domingo (22). Impactos da radiação ultravioleta O IUV…

Continue Reading
Advertisement