Sábado é Dia de Multivacinação em Jundiaí
Conecte-se conosco

Saúde

Sábado é Dia de Multivacinação em Jundiaí

O objetivo é ampliar o percentual de imunizações antes do período de queda nas temperaturas, que ocasionam maior circulação de vírus

Publicado

em

Atualizado há

Vacinação será oferecida para crianças, jovens e adultos. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Para alavancar as aplicações as doses atrasadas de vacinas contra Covid19, de influenza, sarampo e demais vacinas de rotina das crianças, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), da Prefeitura de Jundiaí, realiza no próximo sábado (21), o Dia D de Multivacinação.

O objetivo é ampliar o percentual de imunizações antes do período de queda nas temperaturas, que ocasionam maior circulação de vírus, possibilitando aumento do número de casos de doenças como Covid19, influenza, sarampo e meningite.

As aplicações serão realizadas nas UBS Santa Gertrudes, Nova UBS São Camilo, UBS Hortolândia e Clínica da Família do Novo Horizonte II (antiga UBS Novo Horizonte), das 8h às 12h, sem a necessidade de agendamento.

Os públicos atendidos serão crianças a partir de seis meses, com aplicações das vacinas de rotina que por ventura estejam atrasadas.

Públicos

  • Crianças menores de cinco anos: Todas as doses de rotina
    Crianças entre seis meses e menores de 5 anos: Influenza e sarampo
  • 5 a 11 anos: COVID-19
  • 12 anos imonossuprimidas: COVID-19 (público deve receber 4 doses para prevenção das formas graves da doença)
  • 12 a 59 anos: COVID-19 (três doses)
  • 60 anos ou mais: COVID-19 (quatro doses) e influenza

Ainda é importante lembrar que as gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto); pessoas com comorbidades e ou deficiências, crianças entre 6 meses a menores de 5 anos; professores; auxiliares de sala; profissionais de saúde; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários, de forças de segurança e salvamento, e de forças armadas; e funcionários do sistema prisional também estão habilitados para receberem a vacina contra influenza.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE), a cobertura vacinal, segundo balanço de terça-feira (17), a vacina contra Influenza foi aplicada em 40.030 pessoas com 60 anos ou mais (53,9% da população nesta faixa etária estimada); 8.141 trabalhadores da saúde (71,2%); 4.382 crianças (18,4%); 412 gestantes (9,5%); 65 puérperas (9,1%) e 579 professores (10,9). Também receberam a vacina: 1.143 pessoas com comorbidades, 7 pessoas com deficiência (PCD), 27 motoristas e 8 trabalhadores das forças de segurança.

“As famílias precisam se atentarem para a vacinação das crianças e dos idosos, que são os mais vulneráveis às mudanças de temperatura. Com a chegada do período de maior frio, eles ficam mais susceptíveis ao adoecimento. Somente com a aplicação das vacinas é possível proteger dos vírus e das formas graves de doenças. O Brasil tem apresentado baixa adesão às vacinas nos últimos anos, inclusive para influenza, que conta com a cepa de vírus que causou muitos casos no final do ano passado e permanece em circulação”, comenta a enfermeira e coordenadora da VE, Maria do Carmo Possidente.

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde

Saiba quais as melhores atividades físicas para combater a depressão

Estudo confirma a eficácia dos exercícios para a prevenção e o tratamento da doença. Caminhada, corrida, ioga, treinamento de força e dança trazem bons resultados

Publicado

em

Por

Foto: Freepik

Por Thais Szegö, da Agência Einstein Uma equipe de pesquisadores formada por especialistas australianos, espanhóis, dinamarqueses e finlandeses divulgou recentemente um trabalho que mostra que os exercícios são eficazes para a prevenção e o tratamento da depressão, o que já havia sido salientado em outros estudos. No entanto, eles expuseram nesse levantamento que caminhada, corrida, ioga, treinamento de força e…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde

Maioria dos casos de morte súbita de bebês acontece em camas compartilhadas, diz estudo 

Pesquisadores examinaram 7.595 mortes súbitas de crianças com menos de 1 ano entre 2011 e 2020 nos Estados Unidos

Publicado

em

Por

Cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias. Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein A prática da cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias, mas é condenada pela maioria das entidades médicas – incluindo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – por causa do risco de morte súbita nos recém-nascidos. Agora, um novo estudo publicado na Pediatrics vem corroborar essa…

Continuar lendo