Maio Laranja: Prefeitura apresenta comissão de combate ao abuso contra menores e promove palestra de conscientização
Conecte-se conosco

Várzea Paulista

Maio Laranja: Prefeitura apresenta comissão de combate ao abuso contra menores e promove palestra de conscientização

Promotora Luciane Antunes fornece orientações para que profissionais envolvidos treinem o olhar para acolher e identificar menores que relatam ou sofrem violência

Publicado

em

Atualizado há

Promotora Luciane Antunes fornece orientações sobre o Maio Laranja
A solenidade foi realizada no auditório do Hotel Orquídea Express Inn e contou com representantes dos vários órgãos da administração municipal e entidades da sociedade civil envolvidas nesse trabalho preventivo. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na última terça-feira (24), em mais uma das iniciativas da campanha nacional Maio Laranja na cidade, a Prefeitura, por meio da Unidade de Desenvolvimento Social, apresentou membros da comissão municipal, criada no ano passado para combater a violência contra crianças e adolescentes, inclusive com o novo fluxo de atendimento citado no evento.

Na segunda parte do evento, a promotora da Vara da Infância e Adolescência de Várzea Paulista, Dra. Luciane Rodrigues Antunes, abordou a importância do acolhimento aos menores que denunciam essas violências e a suas famílias, dentro do combate a essas práticas.

A solenidade foi realizada no auditório do Hotel Orquídea Express Inn e contou com representantes dos vários órgãos da administração municipal e entidades da sociedade civil envolvidas nesse trabalho preventivo.

A promotora abordou a grande importância de treinar ouvidos e olhares para perceber sinais de violência — sexual, psicológica ou qualquer outra — como, por exemplo, os comportamentos que seriam considerados estranhos entre adultos, mas que são naturalizados quando existe uma criança envolvida (para exemplificar: alguém maior que constantemente pede a um pequeno que se sente em seu colo). No entendimento de Luciane, é preciso ensinar às crianças que não se pode confiar cegamente em pessoas estranhas.

Outra preocupação externada por ela é a de que, muitas vezes, as famílias desconfiam de relatos de violência feitos por crianças ou adolescentes. É preciso trabalhar bem essa questão com os familiares e promover o acolhimento adequado, além de gerar espaços para que os menores possam se sentir confortáveis e fazer a denúncia quando não sentem esse respaldo no próprio núcleo familiar. “São lugares de proteção, como a escola, por exemplo, nos quais essa pessoa encontra o que está faltando em casa: escuta, acolhimento e entendimento do pedido de socorro, seja ele qual for”.

A palestrante elogiou a receptividade demonstrada pelo prefeito professor Rodolfo Braga, desde o início de seu mandato, em janeiro de 2021, e a concordância com a criação de um espaço lúdico no qual as crianças e adolescentes da cidade possam se sentir confortáveis inclusive para alguma denúncia como essa. “Desde o começo, ele tem caminhado conosco para avançarmos”, afirmou.

A promotora também reforçou ser muito importante que os menores denunciantes e seus familiares sejam devidamente atendidos e respaldados, inclusive com apoio psicológico, independentemente do processo judicial que será desencadeado pelo relato.

A Comissão Intersetorial para Construção e Monitoramento do Programa de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Violência, apresentada durante a cerimônia, conta com representantes das Unidades Gestoras de Desenvolvimento Social; Saúde; Educação; Esporte, Lazer, Cultura e Turismo; Assuntos Jurídicos; e Segurança Pública. Além desses órgãos da Prefeitura, também fazem parte do colegiado representantes do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) e Conselho Tutelar da cidade.

Prefeito alerta presentes sobre importância do combate contínuo

O prefeito professor Rodolfo Braga enalteceu a união de esforços que têm existido entre a Prefeitura, Câmara Municipal, Ministério Público, representado no evento pela promotora e outros profissionais atuantes na cidade, além do poder judiciário. O mandatário citou a cartilha de conscientização e orientação, também distribuída aos presentes, produzida pela Prefeitura: 14 mil exemplares para distribuição a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino e espaços como as UBSs (Unidades Básicas de  Saúde) e Crass (Centros de Referência de Assistência Social).

O chefe do executivo também apresentou alguns dados que deixam bastante evidente a necessidade de combater essas agressões a menores, a maioria delas praticadas no próprio ambiente familiar ou espaços como escola ou casa de amigos. “Segundo um levantamento do  Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, 500 mil crianças são exploradas sexualmente no país e apenas 7,5% dos casos são denunciados. Segundo a Unicef, 100 jovens até 14 anos são explorados por dia no Brasil. Precisamos ser porta-vozes para que os menores denunciem”.

Dentro desses esforços, Braga citou a intenção de viabilizar o novo espaço voltado a crianças e adolescentes, também afirmada pela palestrante, e ressaltou a importância de esforços conjuntos para o combate a esses crimes. “Me coloco à disposição como prefeito. Como eu falava com a Dra. Luciane, preciso de pessoas como vocês, com conhecimento técnico, para criarmos políticas públicas e reduzirmos esses números”, declarou o prefeito.

Conteúdo de conscientização

Uma equipe técnica do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) produziu um vídeo com um teatro de fantoches, no qual aborda a campanha Maio Laranja e a importância de realizar as denúncias de violência ao Disque 100, via Telegram ou WhatsApp : 99656 5008 — serviço gratuito e disponível 24 horas, todos os dias; GCM (Guarda Civil Municipal), por meio do 153 (também pode ser usado a qualquer dia e horário); ou mesmo a pais, mães, avós, professores.

Várzea Paulista

Várzea Paulista terá Dia D de vacinação contra gripe e febre amarela

A campanha de vacinação acontecerá neste sábado (25), no Ambulatório de Especialidades. Saiba mais.

Publicado

em

Pessoa de camiseta cinza recebendo vacina através de seringa no braço esquerdo
Campanha de vacinação ao sábado, oferece oportunidade para quem não consegue se vacinar durante a semana (Foto: Canva Pro)

A Unidade Gestora de Saúde de Várzea Paulista realizará o Dia D de Vacinação contra a Influenza (gripe) e a Febre Amarela. O mutirão de imunização acontecerá neste sábado (25), das 8h às 17h, no Ambulatório de Especialidades. Esta é uma ótima oportunidade para quem não consegue se vacinar durante a semana, seja por motivos de trabalho, estudo ou outros…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Dengue: detecção da doença é focada em análise clínica e exame de plaquetas em Várzea Paulista

Atendimento aos pacientes é focado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Saiba mais.

Publicado

em

mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Várzea Paulista segue atenta no acompanhamento dos casos de dengue no município. Para isso, utiliza métodos amplamente realizados para a detecção da doença, como análise clínica e exame de plaquetas. Em fevereiro deste ano, o Governo Estadual suspendeu a realização de outros métodos de diagnóstico, como o exame de sorologia, devido ao cenário de risco moderado para…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Várzea Paulista arrecada cerca de 100 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul

Entre os itens doados estavam roupas, itens de higiene e limpeza, cobertores, alimentos e água

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Em ação da Prefeitura de Várzea Paulista, através do Fundo Social de Solidariedade, foram arrecadadas cerca de 100 toneladas em doações para ajudar as vítimas das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. Entre os itens doados, foram recebidos produtos de higiene e limpeza, roupas, cobertores, água mineral, ração e alimentos não perecíveis. Com a ajuda de servidores para…

Continuar lendo

Várzea Paulista

3ª Marcha para Jesus em Várzea Paulista acontece neste sábado (18)

A caminhada terá início às 14h em frente à Loja Cem, e seguirá pelas ruas da cidade até a Praça CEU, onde acontecerão apresentações musicais.

Publicado

em

Foto: Divulgação/Prefeitura de Várzea Paulista

A cidade de Várzea Paulista se prepara para receber a 3ª edição da Marcha para Jesus Oficial, um evento que celebra a fé e a união da comunidade cristã. A caminhada, que acontece no dia 18 de maio de 2024, promete ser um momento de muita alegria, louvor e confraternização. Com o tema "A Marcha representa a união das pessoas,…

Continuar lendo

Várzea Paulista

Várzea Paulista avança nos debates sobre Urbanismo, Habitação e Regularização Fundiária

Encontros foram realizados com membros do Conselho de Meio Ambiente e representantes da COHAB Campinas

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Na última terça-feira, dia 14 de maio, o Conselho de Meio Ambiente foi palco de discussões importantes para o destino urbanístico de Várzea Paulista. Em destaque, a apresentação da minuta do Plano Diretor trouxe à tona questões sobre o desenvolvimento sustentável da cidade e a integração de seus espaços públicos. No dia seguinte, em 15 de maio, o foco das…

Continuar lendo
Publicidade