Quase 36 mil crianças e adolescentes de até 13 anos foram estupradas no Brasil em 2021
Conecte-se conosco

Brasil

Quase 36 mil crianças e adolescentes de até 13 anos foram estupradas no Brasil em 2021

De acordo com pesquisa, mais de 85% das vítimas de 2021 são meninas e 14,5% meninos.

Publicado

em

Atualizado há

fundo-preto-menina-com-a-palma-da-mao
De acordo com pesquisa, mais de 85% das vítimas de 2021 são meninas e 14,5% meninos. Foto: doidam10/Freepik

A pedido do Instituto Liberta, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública levantou que pelo menos 35.735 crianças e adolescentes de até 13 anos foram estupradas no Brasil no ano passado.

De acordo com a pesquisa, esse montante é maior que a metade do total de casos de estupro registrados no País em 2021, sendo mais de 85% das vítimas, de estupro de vulnerável do ano passado, meninas, e 14,5% meninos.

Entre crianças e adolescentes, a maioria das vítimas tem algum vínculo com estuprador: cerca de 40% dos crimes foram cometidos por pais ou padrastos, 37% por primos, irmãos ou tios e quase 9% por avós.

Gravidez

Dados preliminares do Ministério da Saúde apontam que, em 2021, 17.316 meninas de até 14 anos tornaram-se mães no Brasil. A maior parte destes casos ocorreu na região Nordeste com 6,8 mil casos, seguida da região Norte com quase 4 mil, da região Sudeste com 3,8 mil, região Centro-Oeste com 1,4 mil e Sul com 1,3 mil. 

De acordo com a legislação, sexo com menores de 14anos é considerado estupro de vulnerável. Caso a violência leve à gestação, a criança ou adolescente tem direito ao aborto legal.

No Brasil, o aborto é permitido quando a gravidez é consequente da um estupro, quando há risco à vida da gestante ou diagnóstico de anencefalia do feto. Nesses casos, o procedimento deve ser oferecido gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Brasil

Mega-sena acumula e prêmio vai para R$ 28 milhões

Publicado

em

Por

Foto de lotérica
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do Concurso 2.719 da Mega-Sena, sorteadas nesta terça-feira (30). Os números são 16 - 25 - 27 - 30 - 42 - 48  Com isso, o prêmio da faixa principal para o próximo sorteio, no sábado (4), está estimado em R$ 28 milhões. A quina teve 39 apostas ganhadoras, e cada uma vai receber…

Continuar lendo

Brasil

Prazo final para MEI entregar Declaração Anual é dia 31 de maio

O microempreendedor que entregar a declaração em atraso está sujeito ao pagamento de multa, a ACE Jundiaí alerta.

Publicado

em

Por

Em Jundiaí há cerca de 43 mil MEIs, que precisam entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (Foto: ACE Jundiaí)

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) referente a 2023. Esta é uma obrigação do microempreendedor e quem entregar a declaração em atraso está sujeito ao pagamento de multa. Nesta declaração o MEI deve informar as receitas obtidas em 2023, de acordo com os diferentes tipos de…

Continuar lendo

Brasil

Escolha uma VPN gratuita para o Twitter (X) para navegar ilimitadamente no X do Brasil e enquanto estiver viajando

Publicado

em

Por

Foto de Souvik Banerjee na Unsplash

O Twitter é uma rede social popular no Brasil. Conforme os dados mais recentes, 40 milhões de brasileiros acessam a plataforma pelo menos uma vez por mês. De fato, é uma rede social conveniente que permite que você siga políticos, empresários e celebridades. No entanto, dada a batalha em andamento entre Alexandre de Moraes e Elon Musk, vale a pena…

Continuar lendo

Brasil

Casal acusa papelaria que se negou a fazer convite de casamento gay; loja fala em ‘heterofobia’

Após print de conversa viralizar na internet, casal denunciou homofobia e donos de empresa confirmaram que não trabalham com “eventos homossexuais”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução - Redes Sociais/Canva

Nesta terça-feira (23), um casal de homens gays denunciou uma papelaria que se recusou a fazer o convite do seu casamento por ser um “evento homossexual”. Através das redes sociais, uma amiga dos noivos compartilhou um print de um conversa que o casal teve com a loja. Eles relataram que solicitaram o orçamento dos convites de seu casamento, marcado para…

Continuar lendo

Brasil

Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, diz relatório internacional

O país teve 3,4 milhões de denúncias de violações de direitos humanos, como racismo, violência física e psicológica e assédio sexual, um aumento de 41% em comparação a 2022.

Publicado

em

Por

Desigualdade no Brasil
O relatório "O estado dos direitos humanos no mundo", é divulgado anualmente pela Anistia Internacional (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (24), a Organização Não Governamental (ONG) Anistia Internacional, divulgou um relatório que coloca o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo. O chamado "Estado dos direitos humanos no mundo", divulgado anualmente, mostra um panorama sobre a garantia de direitos humanos em 155 países. O relatório estuda questões sociais, econômicas, culturais e políticas. De acordo com a…

Continuar lendo