Aprenda como plantar a Rosa-do-Deserto em casa
Conecte-se conosco

Horta e Jardim

Aprenda como plantar a Rosa-do-Deserto em casa

A Roda-do-Deserto pode chegar até quatro metros de altura e suporta climas quentes e ventos fortes. Veja como cultivar em casa.

Publicado

em

Atualizado há

Seu nome original é Adenium obesum e pertence à família Apocynaceae.

A rosa-do-deserto é uma planta originária da Tailândia, desertos e na África, exatamente por te uma grande facilidade em se adaptar ao clima seco e muito quente, ela também consegue se desenvolver no Brasil.

Seu nome original é Adenium obesum e pertence à família Apocynaceae, a sua beleza e delicadeza também são destaque dessa flor. Elas conseguem chegar até quatro metros de altura, seu caule tem um formato diferente e por esse motivo consegue reservar bastante água e suporte fortes ventos.

(Foto: Pichaitun/ Canva)

Como plantar a Rosa-do-Deserto?

Como são originárias de ambientes de muito calor e baixa umidade, a rosa-do-deserto pode ser plantada por meio de mudas ou sementes, devagar e de forma gradativa.

Instruções e dicas

O primeiro passo é escolher o vaso adequado, que tenha um boa drenagem de água e que seja fundo. Coloque no vaso o substrato com terra, areia grossa e húmus de minhoca. Para que a planta consiga ter nutriente para crescer, desenvolver saudavelmente.

(Foto: Egasit_Mullakhut/ Canva)

Em seguida coloque as sementes, deixe em um lugar que receba sol diretamente e durante todo o dia. Faça a rega apenas quando a terra tiver seca.

Como cuidar da Rosa do Deserto?

Clima

Como a rosa-do-deserto está acostumada com regiões quente, a flor conseguiu se adaptar ao clima brasileiro. Porém, não consegue se adaptar ao frio, precisa estar sempre aquecida.

Dessa forma, a melhor maneira é deixá-la em sol pleno e direto, ela também aceita a meia sombra, mas só vai florescer quando receber sol direto. Normalmente, sua floração acontece na primavera.

(Foto: Pichaitun/ Canva)

Rega

A rosa-do-deserto se acostuma com a falta de água. Por esse motivo, tem o caule diferenciado, mais grosso, para o armazenamento de água.

Por tanto, a rega se torna simples, regue apenas quando a terra estiver bem seca, se certifique que o sono não esteja úmido. Não deixe água em excesso, por isso a drenagem do vaso é muito importante, para que não aconteça o apodrecimento das raízes.

Poda

É preciso fazer a poda de flores murchas e galhos secos, que deve acontecer semanalmente. Mas, não esqueça de sempre usar as luvas, faça com cuidado e atenção.

A seiva da rosa-do-deserto tem toxidade alta, por isso não deve ter contato com a pele. Servindo também para crianças, pets. Não podendo ter contato direto com a seiva da planta.

(Foto: Noppharat05081977/ Canva)

Adubo

Mesmo já estando acostumado com a secura do deserto e com solos pobres, ela também precisa de substratos e adubo, dessa forma é preciso usar os que sejam drenáveis e que dão os nutrientes corretos. Também é indicado o uso de fertilizantes.

Horta e Jardim

Regar plantas: o que você precisa saber para não fazer errado

Uma rega inadequada pode não apenas inibir o crescimento das plantas, mas também ser fatal para sua verdinha

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Regar plantas parece uma tarefa simples, mas a verdade é que uma rega adequada é uma das partes mais cruciais e frequentemente mal executadas dos cuidados com as plantas. Uma rega inadequada pode não apenas inibir o crescimento das plantas, mas também ser fatal. Este artigo fornece um guia completo para ajudar você a entender melhor a arte de regar…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Cultivo de amoras em vasos: tudo que você precisa saber

As amoras são frutas deliciosas e nutritivas, e cultivá-las em casa pode ser uma atividade gratificante

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Cultivar amoras em vasos é uma excelente opção para quem tem espaço limitado ou deseja ter controle total sobre o ambiente de cultivo. As amoras são frutas deliciosas e nutritivas, e cultivá-las em casa pode ser uma atividade gratificante. Este artigo abordará tudo o que você precisa saber para começar, desde a escolha do vaso correto até a colheita das…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Guia completo para plantar chuchu: cultivo, cuidados e colheita

Esta planta é relativamente fácil de cuidar e pode prosperar em uma variedade de condições

Publicado

em

Por

Foto: Canva

O chuchu (Sechium edule) é uma planta popular na culinária e apreciado por sua versatilidade e sabor suave. Cultivar chuchu em casa pode ser uma experiência gratificante, pois esta planta é relativamente fácil de cuidar e pode prosperar em uma variedade de condições. Se você está interessado em cultivar chuchu em seu próprio jardim, aqui está um guia detalhado para…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Você sabe a diferença entre frutas, verduras e legumes?

Do ponto de vista botânico e nutricional, esses grupos de alimentos têm características distintas

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Na culinária, frequentemente nos referimos a legumes, verduras e frutas de maneira intercambiável, mas do ponto de vista botânico e nutricional, esses grupos de alimentos têm características distintas. Entender essas diferenças pode não apenas enriquecer nosso conhecimento sobre alimentos, mas também nos ajudar a fazer escolhas alimentares mais informadas. Neste artigo, vamos explorar as definições e diferenças entre legumes, verduras…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Como recuperar uma planta seca? Aprenda a salvar sua verdinha

Neste guia, você encontrará um passo a passo detalhado, desde o diagnóstico até as técnicas de reidratação e revitalização

Publicado

em

Por

Foto: Canva

As plantas, com sua beleza e vida, trazem um toque especial para qualquer ambiente. Mas, infelizmente, imprevistos podem acontecer, e mesmo as mais queridas podem sofrer com a falta de água e cuidados. Se você se deparou com uma planta seca e murcha, não desespere! Com as medidas certas, é possível reavivar seu jardim e restaurar a saúde da sua…

Continuar lendo
Publicidade