18 de julho Grendacc completa 27 anos de luta contra o câncer infantojuvenil
Conecte-se conosco

Jundiaí

18 de julho Grendacc completa 27 anos de luta contra o câncer infantojuvenil

Desde 2020, o Grendacc está trabalhando para tornar o Hospital da Criança referência em especialidades pediátricas como já é no tratamento oncológico e hematológico

Publicado

em

Atualizado há

Presidente do Grendacc

“Completar 27 anos de luta contra o câncer infantojuvenil é um orgulho para o Grendacc, uma instituição que nasceu pequena, virou um hospital e hoje é referência no tratamento oncológico e hematológico de Jundiaí e região, e já atendeu mais de 76 mil crianças”, declara a presidente do Hospital da Criança do Grendacc, Isabela Bastos Cardoso, sobre o aniversário da instituição, comemorado em 18 de julho. Ela frisa que luta é a palavra de ordem na instituição, afinal, sobreviver nesses tempos de crise econômica, com o aumento do desemprego e da pobreza, significa lutar uma batalha todos os dias.

A presidente do Grendacc explica que a ajuda da sociedade tem sido vital para que o Hospital da Criança continue oferecendo um tratamento de qualidade, integral e humanizado para crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. Mas que a instituição não para, e tem um planejamento estratégico para melhorar o desempenho operacional e aumentar a receita, como a elaboração de projeto, tais como Amigo Leão, Travessia, Doador Anjo, entre outros.

A instituição tem ainda algumas emendas parlamentares em andamento, entre elas a do deputado estadual Alexandre Pereira e da deputada federal Tabata Amaral. O setor de Relações Institucionais também encaminhou 75 ofícios de custeio para deputados federais e estaduais e aguarda respostas; e está trabalhando para aumentar as parceiras com empresas, por meio da criação de projetos – um deles é o Travessia, disponível no nosso aplicativo, o Doar Fácil, e também no site – e que oferece algumas contrapartidas aos empresários. Estes e outros projetos estão disponíveis no site www.institucional.grendacc.org.br.

Referência em especialidades pediátricas

Desde 2020, o Grendacc está trabalhando para tornar o Hospital da Criança referência em especialidades pediátricas como já é no tratamento oncológico e hematológico. E está buscando novas parcerias com convênios para consultas, exames e cirurgias.

Exemplo disso são as cirurgias realizadas pelo ortopedista pediátrico Cleber Ferreira Moreira, de 44 anos. Em 2021 foram realizadas 11 cirurgias e este ano, quatro. De acordo com o médico, são cirurgias de doenças neuromusculares, paralisias cerebrais e, principalmente, as de má-formação congênitas. “Mas fazemos de tudo”, esclarece Moreira, que também é responsável pela ortopedia pediátrica do Hospital São Vicente de Paulo. Ele é formado pela FMJ (Faculdade de Medicina de Jundiaí) e fez especialização em ortopedia infantil pela USP.

Ele explica que em crianças com paralisia cerebral, ao longo da vida, vão surgindo deformidades e isso vai dificultando a locomoção. “E naquelas sem locomoção vai dificultando os cuidados diários dos pais, desde posicionamento até higiene”, diz. Segundo Moreira, o Grendacc recebe muitas demandas reprimidas, porque ortopedia pediátrica é uma especialidade rara na região, então são cirurgias que chegam um pouco tarde. “São paliativas, para dar mais qualidade de vida aos pacientes.”

O especialista conta que essas cirurgias corretivas de má-formação congênitas são de alta complexidade, chamadas multinível. “São padrão ouro, porque corrigimos em uma única operação os dois quadris, os dois joelhos e os dois pés. Isso significa menos hospitalização para a criança e uma única mobilização. Além de oferecer mais conforto ao paciente, tem um melhor resultado.”

No Hospital da Criança, essas cirurgias são feitas por meio de convênios com o SUS e com as operadoras de saúde, e também particular.

Queda nas doações

Com a crise, as doações caíram cerca de 30% no Grendacc, mas o câncer não para. Por isso, a instituição também tem planejado uma série de ações para aumentar sua captação de recursos, entre elas a sua tradicional feijoada, que será neste domingo, dia 17 de julho, no Buffet Ki Festa do Caxambu. A “Feijuca do Bem” marca a volta dos eventos e comemora os 27 anos do Grendacc e terá 100% da renda revertida para o hospital.

O Grendacc também está de volta ao Maxi Shopping Jundiaí até o dia 23 de julho, no Espaço Comunidade, vendendo seus produtos institucionais. É uma parceria com os artesãos do Mix Outlet Solidário, que expõe suas peças e doam 12% do lucro obtido para a instituição. O espaço funciona diariamente, das 10h às 22h, em frente à Lojas Americanas, no piso 2.

“Quero aproveitar essa data especial para agradecer a todos que têm apoiado a nossa instituição: Colaboradores, voluntários, poder público e, principalmente, a sociedade, que sempre esteve ao nosso lado. Nós continuamos precisando da ajuda de todos”, afirma a presidente. O Hospital da Criança do Grendacc gasta cerca de R$ 1,5 milhão por mês para se manter e atualmente tem 17 crianças em tratamento efetivo contra o câncer (fazendo quimioterapia ou radioterapia) e outras 76 em acompanhamento (passando por consultas e exames periodicamente).

Existe várias formas de colaborar com o Grendacc:

  • Comprando em nosso Bazar Permanente – que vende roupas, calçados, acessórios, utensílios para casa e decoração, livros e brinquedos novos e seminovos;
  • Adquirindo as rifas que sempre organizamos – no momento estamos vendendo a Rifa dos Pais;
  • E também fazendo doações:
    – por PIX (a chave é o celular 11 9 8911-9986);
    – por depósito em nossas contas bancárias;
    – pelo aplicativo Doar Fácil;
    – pelo Telemarketing (11 4815-8445 e 11 98919-4635);
    – pela Nota Fiscal Paulista.

Projetos em andamento

Atualmente, o Grendacc tem diversos projetos em andamento para aumentar os recursos captados, entre eles o Amigo Leão, onde a pessoa física ou empresa pode destinar parte do seu Imposto de Renda e apoiar o Projeto Fisioterapia do Grendacc, apresentado ao CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) de Várzea Paulista.
Outros dois projetos foram aprovados em junho pelo Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) e o Grendacc já pode dar início à captação de recursos. São eles:
*Projeto Atendimento de Crianças e Adolescentes Portadoras de Doenças Crônicas (Protocolo 646), data da publicação no Diário Oficial: 28 de Junho de 2022 (Página 16);

*Projeto Orientação Nutricional e Preventiva de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT’s) (Protocolo 665), data da publicação no diário oficial: 28 de Junho de 2022 (Página 16).

Para mais informações sobre os projetos e como ajudar a instituição, acesse o site: www.institucional.grendacc.org.

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade