Jundiaí se mobiliza contra Poliomielite e leva campanha para as escolas
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí se mobiliza contra Poliomielite e leva campanha para as escolas

Os pais e/ou responsáveis estão sendo avisados pelas equipes escolares para que encaminhem a carteirinha de vacinação das crianças e também são orientados sobre o procedimento

Publicado

em

Atualizado há

Adesão ainda é baixa. A meta é atingir pelo menos 95% do público-alvo. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí inicia mais uma ação para aumentar a cobertura vacinal contra Poliomielite no Município. As equipes da saúde a partir desta quinta-feira (01) vão percorrer as escolas de Educação Infantil I (0 a 3 anos) da rede municipal de ensino, além de creches conveniadas, para a aplicação da vacina oral contra Pólio, mediante autorização dos pais ou responsáveis.

Último balanço da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação aponta que, desde o dia 8 de agosto – quando desencadeada a ação -, foram vacinadas na cidade 3.639 crianças menores de cinco anos contra Pólio, o que representa apenas 18% das 20.184 aptas a tomar a vacina. A meta é atingir pelo menos 95% do público-alvo.

A gotinha é para crianças de 1 a 4 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), independente de já terem tomado todas as doses na rotina, desde que tenham recebido 3 doses da vacina inativada contra pólio (VIP).

Procedimento

Os pais e/ou responsáveis estão sendo avisados pelas equipes escolares para que encaminhem a carteirinha de vacinação das crianças e também são orientados sobre o procedimento para que a criança receba as gotinhas contra Poliomielite na escola. As famílias poderão optar por acompanhar as crianças na vacinação. Caso não seja possível a presença dos pais/responsáveis, deve ser enviada à escola a autorização, que foi encaminhada, com a assinatura dos familiares.

“Também faremos a verificação das carteirinhas. Caso a criança esteja com vacina atrasada, os pais serão orientados a procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS). A cobertura vacinal no Brasil tem ficado abaixo do preconizado. Não queremos assistir o retorno de doenças que podem ser prevenidas, como ocorreu com o sarampo”, alerta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Maria do Carmo Possidente.

Jundiaí

Jundiaí está entre as primeiras cidades paulistas com melhor indicador de alfabetização

De acordo com o IBGE, Jundiaí contabiliza 97,98% da população com 15 anos ou mais alfabetizada.

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Um índice do Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE), coloca Jundiaí entre as cidades com o menor índice de analfabetismo. O fato considera municípios com porte semelhante (418 mil a 700 mil habitantes). De acordo com a apresentação do IBGE pela Pnad Contínua 2023, 97,98% da população de Jundiaí com 15 anos ou mais está alfabetizada. O percentual só…

Continuar lendo

Jundiaí

Audiência Pública de revisão do Plano Diretor será realizada nesta quarta (22) na Câmara de Jundiaí

As alterações debatidas correspondem a correções no texto, para evitar ambiguidades ou dupla interpretação e de alterações dos mapas de zoneamento

Publicado

em

Por

Audiência será realizada nesta quarta (22). Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Câmara Municipal de Jundiaí promove nesta quarta-feira (22), a partir das 19h, mais uma audiência pública de revisão do Plano Diretor. O encontro será realizado na própria Câmara, de forma presencial. O projeto tem por finalidade alterar a Lei nº 9.321, de 11 de novembro de 2019. A Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) estará…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí inicia a campanha de arrecadação para crianças do Rio Grande do Sul

A campanha se baseia nos pilares da Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças: o brincar e o sonhar como direitos fundamentais da infância.

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das crianças afetadas pelas inundações no Rio Grande do Sul. A iniciativa, lançada nesta quarta-feira (22), tem como objetivo arrecadar itens essenciais para crianças entre 0 e 12 anos das cidades de Canoas e Colinas. Ambas cidades foram fortemente impactadas pelas enchentes. Motivados pela situação das cidades gaúchas, o prefeito Luiz Fernando Machado entrou em…

Continuar lendo

Jundiaí

Vacina contra gripe ultrapassa 30% do grupo prioritário em Jundiaí

Apesar do progresso, a imunização ainda está abaixo do ideal, especialmente entre gestantes e puérperas.

Publicado

em

Vacinação em Jundiaí
Doses seguem disponíveis nas unidades básicas de saúde da cidade. Veja como tomar a vacina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí alcança 34,72% de cobertura da vacina contra a gripe entre grupos prioritários. A campanha, iniciada em 25 de março para idosos, crianças, gestantes e puérperas, já aplicou 61.835 doses. Apesar do progresso, a imunização ainda está abaixo do ideal, especialmente entre gestantes e puérperas, com índices de apenas 11,75% e 6,55%, respectivamente. Além disso, a adesão de idosos está…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí e TVTEC promovem Festival da Economia Criativa

Evento irá reunir a 36ª edição do Galpão Criativo e o 1º Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária

Publicado

em

Fundação Escola TVTEC. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí e a Fundação Escola TVTEC promovem nos dias 14 e 15 de junho o Festival da Economia Criativa de Jundiaí, reunindo a 36ª edição do Galpão Criativo – Faça Parte de Algo Maior e o 1º Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária. O encontro, que acontecerá no Complexo Argos, reunirá 200 criativos de diversos segmentos da economia…

Continuar lendo
Publicidade