PEAMA segue realizando sonhos e promovendo inclusão através de esporte
Conecte-se conosco

Jundiaí

PEAMA segue realizando sonhos e promovendo inclusão através de esporte

O objetivo principal democratizar o acesso às atividades esportivas, e assim incluir pessoas com deficiência, utilizando o esporte como ferramenta

Publicado

em

Atualizado há

Equipe de professores do PEAMA estão sempre auxiliando os alunos
Equipe de professores do PEAMA estão sempre auxiliando os alunos. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Idealizado e implantado em 1996, o Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA), da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), tem como objetivo principal democratizar o acesso às atividades esportivas, e assim incluir pessoas com deficiência, utilizando o esporte como ferramenta. Pode parecer algo comum, mas, para os alunos, o simples fato de subir em uma bicicleta significa a realização de um sonho distante.

Foi assim com a aluna Jéssica do Nascimento, de 28 anos, com deficiência visual e auditiva desde pequena. “Foi aos 9 anos de idade que comecei a sentir as dificuldades por não enxergar direito, quando batia em algo ou caía por não saber onde estava pisando, mas só fui assumir minha deficiência para o mundo aos 25 anos”, comenta. “Conheci o PEAMA através de alguns amigos e antes disso não fazia ideia que um deficiente visual poderia sequer subir em uma bicicleta. Só o fato de conseguir ficar em cima da bicicleta estática, no começo, já foi uma vitória pra mim”, relata.

Jéssica frequenta as aulas do PEAMA há pouco mais de dois anos e hoje não se vê mais sem a prática do esporte. “A minha relação com o ciclismo foi de amor à primeira vista. Sinto uma gratidão muito grande, tanto pelos professores quanto pelos meus colegas. Hoje eles fazem parte da minha família”, diz. “Achei que praticar qualquer tipo de esporte não fosse para mim, mas eu estava errada. Tudo ficou mais fácil depois que aceitei minha condição. Quando estou pedalando me sinto livre e muito feliz”, completa.

Jéssica pedala acompanhada do professor Petros no Parque da Cidade
Jéssica pedala acompanhada do professor Petros no Parque da Cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O PEAMA atende não somente a jovens que possuem deficiência desde cedo, mas também aqueles que passaram a ter algum tipo de limitação ao longo da vida. É o caso do senhor Mário Silva Canos Jr., que era professor de inglês e sofreu um AVC, mas encontrou no ciclismo, na natação e no caiaque, uma maneira de voltar a sorrir.

“Conheci o PEAMA e iniciei as atividades há pouco mais de um ano. Aqui, me senti acolhido e todas as pessoas foram muito receptivas comigo, tanto os professores quanto os demais alunos. Sempre gostei de pedalar e, agora, consigo praticar esportes novamente, além de ter um ótimo relacionamento com todos”, comenta.

Seu Mário chegou a ficar sem andar após sair do hospital, mas nunca desistiu de retomar os movimentos e a atividade física. “Cheguei a pensar que nunca mais fosse voltar a andar ou a pedalar. Mas aqui, além de me recuperar, aprendi a nadar e a andar de caiaque. As aulas me dão ânimo durante a semana e os espaços que temos em Jundiaí, como o Parque da Cidade, são fantásticos, assim como os professores”, completa.

Inclusão

Para a pessoa com deficiência o esporte vai muito além do bem estar físico e mental, funciona muito mais como uma forma de inclusão social e de realização pessoal.

“Entendo que o esporte para a pessoa com deficiência acaba sendo uma grande ferramenta de inclusão, pois a partir do momento que ela se percebe na condição de participar de um esporte, tanto a pessoa quanto a sociedade entende que ela também é capaz de muitas outras coisas”, comenta César Munir, diretor do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas há seis anos.

Seu Mário pedala duas vezes por semana no Parque da Cidade
Seu Mário pedala duas vezes por semana no Parque da Cidade. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

“O esporte acaba sendo uma porta de entrada para que a pessoa com deficiência volte à sociedade e faz com que ela entenda que pode a seguir com a sua vida, seja trabalhando, estudando ou se relacionando. Além da importância do esporte para a saúde e o bem-estar, ele serve também como uma forma de inclusão social e de superação de dificuldades”, finaliza.

Jundiaí

9ª Brasil Log chega a Jundiaí com encontros estratégicos, inovações e tendências

Descubra as últimas inovações em logística, participe de palestras exclusivas e faça networking com líderes do setor na Brasil LOG 2024

Publicado

em

A imagem mostra uma exposição ou feira de tecnologia industrial, onde pessoas estão observando e discutindo equipamentos de automação, como transportadores de rolos usados para movimentação de caixas. No centro, há uma máquina amarela com esteiras rolantes que transportam caixas de papelão. À direita, um grupo de pessoas, algumas de terno, conversa próximo aos estandes.
Visitantes exploram as soluções inovadoras e oportunidades de negócios apresentadas na feira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 9ª Feira Internacional de Logística, a Brasil Log, abre suas portas na próxima semana, de 22 a 24 de maio, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), em Jundiaí. Com a expectativa de reunir mais de 80 expositores e gerar R$ 15 milhões em negócios, a feira se consolida como um importante espaço para o networking, geração de…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia da Coxinha: Jundiaí celebra seu patrimônio imaterial com sabor e tradição

Jundiaí celebra o Dia da Coxinha, destacando a coxinha de queijo como um ícone local e patrimônio imaterial há mais de 40 anos.

Publicado

em

A imagem mostra uma mesa coberta com uma toalha de mesa xadrez azul e branca, sobre a qual estão dispostas várias coxinhas de queijo apresentadas em pratos decorativos. As coxinhas têm formato cônico e algumas estão acompanhadas de guarnições como folhas verdes e molhos. Ao fundo, há outras mesas com toalhas de cor clara e pessoas desfocadas, sugerindo um ambiente de restaurante ou evento gastronômico.
Coxinha de queijo de Jundiaí é um símbolo cultural que une tradição e sabor, atraindo visitantes de todo o Brasil. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado, dia 18 de maio, celebramos o Dia da Coxinha, o salgado mais amado do Brasil. E em Jundiaí, essa data tem um significado ainda mais especial: a coxinha de queijo é considerada patrimônio imaterial da cidade, um símbolo da gastronomia local que atrai fãs de todo o país. Mais que um salgado, uma tradição Presentes nos cardápios de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí mais verde: programa Pé de Árvore alcança 1.375 mudas plantadas

A iniciativa da Prefeitura de Jundiaí integra esforços de moradores e unidades de gestão para criar espaços mais verdes e saudáveis na cidade.

Publicado

em

Mulher regando uma árvore recém-plantada em frente a uma casa. Ela está usando uma blusa rosa e calças amarelas, enquanto segura um regador azul. Um homem, que parece observá-la, está ao fundo, vestindo uma camiseta preta com uma estampa colorida e bermuda preta. A área ao redor da base da árvore é coberta com pedras brancas.
Tatiana Queiroz e Lino Melhado cuidam da árvore plantada em frente à casa deles (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em prol da sustentabilidade e do bem-estar da população, Jundiaí avança com o programa Pé de Árvore. Desde sua criação em 2021, a iniciativa já presenteou a cidade com 1.375 novas mudas, distribuídas em diferentes bairros. Somente neste ano, 74 árvores nativas de diversas espécies foram plantadas, embelezando o cenário urbano e promovendo espaços mais saudáveis e convidativos. Um compromisso…

Continuar lendo

Jundiaí

Luchini Chevrolet realiza campanha em prol do Grendacc

Publicado

em

Por

O Grupo Luchini está completando 80 anos e, em comemoração, a Concessionária Luchini Chevrolet está realizando uma campanha em prol do Grendacc - Hospital da Criança. A ação consiste em vender 200 cotas de consórcio até o dia 31/8 e ao alcançar o número, um veículo Chevrolet Onix RG 2024 será doado ao hospital.

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí intensifica combate à dengue com novas ações e mobilização da comunidade

O Município acumula 15.154 casos positivos de dengue, com seis mortes causadas pela doença. Veja como prevenir.

Publicado

em

Por

Entre as ações, a Prefeitura realiza coletas extras de inservíveis (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Comitê Intersetorial de Prevenção e Combate à Dengue de Jundiaí se reuniu nesta semana para monitorar o cenário e as ações de enfrentamento da doença. O Município acumula 15.154 casos, com seis mortes. Participaram representantes de todas as Unidades de Gestão, da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), da Defesa Civil e o vereador Cícero Camargo da Silva (Cícero…

Continuar lendo
Publicidade