Museu Solar do Barão abre porões históricos para exposições
Conecte-se conosco

Entretenimento

Museu Solar do Barão abre porões históricos para exposições

A estreia da expansão conta com uma exposição inédita com figurinos, fotos e cenografia da gravação do filme “Onde há vida há esperança”

Publicado

em

Atualizado há

Museu Solar do Barão
A expansão se deu graças à transferência da reserva técnica do Museu para o Arquivo Histórico Municipal (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Museu Solar do Barão de Jundiaí expandiu suas áreas para exposições artísticas. A partir de agora, os porões do museu, com vistas para os jardins, também terão exposições para visitantes.

A expansão aconteceu graças à conclusão da transferência da reserva técnica do Museu para o Arquivo Histórico Municipal, no Espaço Expressa, o antigo Complexo Fepasa. “Desta forma, a Cultura não só melhora a catalogação e salvaguarda deste acervo, como também aumenta as possibilidades para as exposições no Museu e permite ao visitante, seja ele jundiaiense ou não, conhecer melhor este patrimônio municipal tão querido por todos”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Estreia na expansão

A estreia nos porões traz uma exposição inédita montada com figurinos, fotos, documentos e cenografia da gravação do filme “Onde há vida há esperança”. Com direção de Rodrigo Rodrigues, o filme faz uma homenagem a Santo Cereser e às famílias de imigrantes italianos que desembarcaram nesta terra.

Seus ambientes levam o visitante à intimidade das famílias de imigrantes, retratadas nas fotos em preto e branco nas paredes. Além disso, os visitantes conhecem a rotina da produção vitivinicultora, apresentada por ferramentas agrícolas e garrafões de vidro para armazenamento do vinho.

Há ainda um espaço que simula o interior dos navios, onde, durante a década de 1920, os passageiros poderiam ter de permanecer até 40 dias para a realização da travessia pelo Mar Mediterrâneo e pelo Oceano Atlântico. Os visitantes ainda podem conhecer uma sala que retrata as dificuldades desta travessia e o triste desfecho de muitos aventureiros, que, por conta das condições sanitárias, não chegavam a concluir viagem e tinham seus corpos lançados ao mar para evitar a proliferação de doenças.

Umas das primeiras visitantes a conferir a exposição nos porões foram as estudantes de Cabreúva Rhayssa Nascimento, Kimbelly Santos e Maria Eduarda Ferreira, que aproveitaram o passeio de compras pelo Centro para conferir o Museu e suas novidades. “Gostei muito da exposição. O boneco representando o imigrante morto chocou muito, mas na hora me fez lembrar do que aprendi na aula de Filosofia, sobre as dificuldades que as pessoas passavam durante a travessia”, comentou Rhayssa, de 16 anos.

Mais Museu

Quem visitar o Museu poderá conferir ainda a exposição Patrimônios Culturais de Jundiaí, que, distribuída por 12 salas do edifício histórico, faz uma viagem por acervos que constroem múltiplas identidades culturais de Jundiaí, destacando e homenageando diversos lugares e personalidades que compõem a sua História.

É possível também aproveitar os jardins do Museu para contemplar a natureza no início de primavera e as instalações para o público infantojuvenil pelo programa Cidade das Crianças e pela campanha Jundiaí Pé de Infância, como as pinturas de chão, a casa na árvore e as instalações de madeira para o desenvolvimento psicomotor.

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro e fica aberto de terça-feira a domingo, incluindo feriados, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone: 4521-6259.

Acontece

Ivete Sangalo cancela turnê de 30 anos de carreira; artista viria a Jundiaí

O motivo, segundo comunicado, foi a falta de organização da produtora responsável. Turnê viria para Jundiaí em novembro. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Ivete Sangalo
Foto: Divulgação/Site

A cantora Ivete Sangalo anunciou o cancelamento da turnê "A Festa", que celebraria seus 30 anos de carreira e percorreria diversas cidades brasileiras, incluindo Jundiaí, até abril de 2025. O motivo, de acordo com comunicado oficial, foi a falta de organização da produtora responsável pelos shows, a 30e. A equipe de Ivete Sangalo explica que a artista pretendia levar uma…

Continuar lendo

Acontece

Acordes Solidários: 12 horas de música ao vivo em Jundiaí para ajudar o Rio Grande do Sul

Idealizado pelo empresário Marcos Brunholi e pelo músico Juliano Oliveira, evento reúne bandas da região para arrecadar fundos para as vítimas

Publicado

em

Fotos: Divulgação/Valéria Nani

No sábado, 18 de maio, a Cervejaria Marcos Brunholi, no Caxambu, prepara-se para um evento especial que vai unir diversão e solidariedade em prol das vítimas das recentes enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. O projeto "Acordes Solidários", criado pelo empresário Marcos Brunholi e pelo músico Juliano Oliveira, da Banda Vitrola, visa arrecadar fundos para auxiliar as comunidades…

Continuar lendo

Acontece

Quarta (15) tem ‘Encontro Fusca Clube Jundiaí e Amigos’ no Maxi Shopping Jundiaí

O evento promovido pelo Fusca Clube Jundiaí reúne veículos nacionais e importados que ultrapassam os 30 anos de idade

Publicado

em

Maxi Shopping Jundiaí tem Encontro de Fuscas
Foto: Divulgação/Maxi Shopping Jundiaí

Nesta quarta, dia 15, os apaixonados por automóveis e admiradores da história da indústria automobilística não podem perder o "Encontro Fusca Clube Jundiaí e Amigos", no Maxi Shopping Jundiaí. O evento, realizado mensalmente pelo Fusca Clube Jundiaí, reúne veículos nacionais e importados que ultrapassam os 30 anos de idade, considerados “fora de série”. Das 19h às 22h, no estacionamento descoberto…

Continuar lendo

Entretenimento

Coral Municipal de Jundiaí encanta estudantes com o programa “Poesia e Canto”

Mais de 100 alunos lotaram a Sala Glória Rocha para acompanhar a apresentação

Publicado

em

Coral Municipal de Jundiaí apresenta seu novo trabalho em sessão fechada para estudantes. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Mais de 100 estudantes da Escola Estadual Dr. Antenor Soares Gandra e do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) foram agraciados com uma experiência cultural única na última semana, uma apresentação fechada do Coral Municipal de Jundiaí (CMJ). A ação, que integra a proposta da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí de proporcionar contato direto com…

Continuar lendo

Entretenimento

Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí faz seu terceiro concerto da temporada no dia 18

Sob regência da maestrina Cláudia Feres, OSMJ apresenta-se no sábado, às 20h, no Teatro Polytheama, com entrada gratuita

Publicado

em

Por

No terceiro concerto da temporada 2024, obras de Cimarosa, Accolay e Schubert. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), sob a regência da maestrina Cláudia Feres, apresenta-se no sábado, dia 18, às 20h, no Teatro Polytheama. Com entrada gratuita, este será o terceiro concerto oficial da temporada 2024. No programa da noite figuram obras de Domenico Cimarosa, Jean-Batista Accolay e Franz Schubert. Segundo Cláudia, o repertório traz um clima de juventude, com…

Continuar lendo
Publicidade