Relações internacionais podem trazer oportunidades e investimentos para Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Relações internacionais podem trazer oportunidades e investimentos para Jundiaí

A visibilidade de Jundiaí, por parte internacional, aumenta as oportunidades e investimentos que a cidade pode receber

Publicado

em

Atualizado há

uruguai1-jundiai-compressed
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Com a mais recente confirmação do município de Jundiaí em uma rede internacional, a internacionalização local ganha força na sua condução estratégica e alinhada com os objetivos das políticas de governo.

De acordo com o prefeito, a consolidação de parcerias em redes internacionais também abre novas oportunidades para que Jundiaí receba investimentos externos em seus programas prioritários, como, por exemplo, o Cidades das Crianças e o Cidade Inteligente, focado em desenvolver soluções tecnológicas para impactar positivamente na qualidade de vida.

“A articulação internacional voltou a ser feita de forma efetiva também por conta da notoriedade global que Jundiaí alcançou em diferentes setores nos últimos cinco anos”, aponta o prefeito. “Para exemplificar, recebemos, por duas vezes, o reconhecimento do estudo feito pelo Financial Times em que nos posiciona como a melhor do Brasil e entre as melhores das Américas para investimento internacional”, destaca.

A internacionalização teve grande intensificação em novembro, após o lançamento da revista digital ‘Jundiaí, a Melhor Cidade do Brasil’, que foi apresentada em feiras internacionais como a Smart City Expo World Congress (SCEWC), maior feira de cidades inteligentes do mundo; em seguida, em Paris, França, na Cloud Expo Europe e também na Feira dos Prefeitos e dos Governos Locais, também em solo francês. 

Os gestores de Governo e Finanças José Antonio Parimoschi e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia Cristiano Lopes junto com equipe, ainda visitaram a Station F, o maior coworking do mundo e encerraram o circuito na inovadora Feira das Profissões.

“A participação em feiras internacionais, além de projetar, ainda mais Jundiaí para o mundo e atrair mais negócios para a cidade, nos demonstrou que o planejamento adotado pela gestão está alinhado com o que está sendo realizado por grandes potências mundiais, com a oferta de Educação que estimule as potencialidades das crianças, aberta à natureza e com apoio de tecnologia, Saúde mais próxima do cidadão e apoiada em tecnologia, que é a grande base para o desenvolvimento de cidades inteligentes”, detalha Parimoschi.

Cidade das Crianças

Para o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) Marcelo Peroni, a participação internacional reforça a importância das iniciativas e adesões que Jundiaí fez às Redes Latino-Americana Cidade das Crianças e Urban95.

“Das iniciativas desencadeadas desde 2019, com a inclusão no Plano Diretor da cidade de um capítulo específico para a infância, muito já foi realizado, como a implantação do Mundo das Crianças, espaço de aprendizagem, cultura e preservação da natureza; a Fábrica das Infâncias Japy, o Parque Naturalizado Japy, o Espaço Expressa e, a ser entregue neste mês, a primeira Área da Infância, que tem o objetivo de estimular o caminhar, o contato com a natureza e a maior segurança para o pedestre”, ressalta o gestor.

Ainda fazem parte das iniciativas solicitadas pelas crianças e desenvolvidas na cidade os programas:

  • Pé de Árvore (com arborização de vias);
  • Pé de Ouvido (totens de leitura digitalizados);
  • Pé de Infância (pinturas lúdicas em espaços públicos);
  • Ruas de Brincar (fechamento de vias para o aproveitamento dos moradores em dia específico).

Além disso, as crianças também tiveram uma grande participação em espaços de escuta para o auxílio da construção do PPA 2022-2025, no Plano de Mobilidade e no Primeiro Plano de Bairro do Município, do Jardim Novo Horizonte.

Por esses motivos, em março de 2023,Jundiaí será palco para o Encontro Latino-Americano da Rede Cidade das Crianças e Fórum das Infâncias, a ser realizado entre os dias 18 a 25 de dezembro.

Além de apresentações, visitas e debates entre os integrantes da rede internacional, com mais de 200 cidades do mundo participando, Jundiaí será o exemplo das políticas públicas para a infância, com a apresentação das políticas de desemparedamento da infância, de estímulo ao brincar, do contato com a natureza, do urbanismo amigável à infância e da escuta e participação das crianças no desenvolvimento de políticas, a partir do Comitê das Crianças.

“A realização do encontro na cidade de Jundiaí é de extrema importância pois além de validar os esforços que temos realizado de maneira interssetorial no governo para priorizar as políticas para a infância, nos traz novas oportunidades de crescimento dessa política prioritária e nos coloca num lugar de destaque, fazendo com que novos parceiros possam se juntar a nós e o mais importante, entregando às crianças de Jundiaí, uma cidade melhor para se viver”, salienta o gestor de Cultura.

Luiz-Fernando-Uruguai
Prefeito Luiz Fernando Machado participou de encontro no Uruguai. Foto: Prefeitura de Jundiaí.

Jundiaí

Prefeito Luiz Fernando Machado nomeia nova diretoria da FMJ

A cerimônia de posse ocorrerá no Anfiteatro Pedro Favaro, com planos ambiciosos para expandir ensino, pesquisa e assistência na FMJ

Publicado

em

Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini celebram nomeação para dirigir a FMJ, focando em inovação e excelência acadêmica até 2028 (Foto: FMJ)

O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, nomeou, através da portaria 78/2024, os professores Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini de Camargo como diretor e vice-diretora da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) para o período de 2024 a 2028. A cerimônia de posse será realizada no dia 25 de maio, sábado, às 10h, no Anfiteatro Pedro Favaro da FMJ.…

Continuar lendo

Jundiaí

9ª Brasil Log chega a Jundiaí com encontros estratégicos, inovações e tendências

Descubra as últimas inovações em logística, participe de palestras exclusivas e faça networking com líderes do setor na Brasil LOG 2024

Publicado

em

A imagem mostra uma exposição ou feira de tecnologia industrial, onde pessoas estão observando e discutindo equipamentos de automação, como transportadores de rolos usados para movimentação de caixas. No centro, há uma máquina amarela com esteiras rolantes que transportam caixas de papelão. À direita, um grupo de pessoas, algumas de terno, conversa próximo aos estandes.
Visitantes exploram as soluções inovadoras e oportunidades de negócios apresentadas na feira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 9ª Feira Internacional de Logística, a Brasil Log, abre suas portas na próxima semana, de 22 a 24 de maio, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), em Jundiaí. Com a expectativa de reunir mais de 80 expositores e gerar R$ 15 milhões em negócios, a feira se consolida como um importante espaço para o networking, geração de…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia da Coxinha: Jundiaí celebra seu patrimônio imaterial com sabor e tradição

Jundiaí celebra o Dia da Coxinha, destacando a coxinha de queijo como um ícone local e patrimônio imaterial há mais de 40 anos.

Publicado

em

A imagem mostra uma mesa coberta com uma toalha de mesa xadrez azul e branca, sobre a qual estão dispostas várias coxinhas de queijo apresentadas em pratos decorativos. As coxinhas têm formato cônico e algumas estão acompanhadas de guarnições como folhas verdes e molhos. Ao fundo, há outras mesas com toalhas de cor clara e pessoas desfocadas, sugerindo um ambiente de restaurante ou evento gastronômico.
Coxinha de queijo de Jundiaí é um símbolo cultural que une tradição e sabor, atraindo visitantes de todo o Brasil. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado, dia 18 de maio, celebramos o Dia da Coxinha, o salgado mais amado do Brasil. E em Jundiaí, essa data tem um significado ainda mais especial: a coxinha de queijo é considerada patrimônio imaterial da cidade, um símbolo da gastronomia local que atrai fãs de todo o país. Mais que um salgado, uma tradição Presentes nos cardápios de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí mais verde: programa Pé de Árvore alcança 1.375 mudas plantadas

A iniciativa da Prefeitura de Jundiaí integra esforços de moradores e unidades de gestão para criar espaços mais verdes e saudáveis na cidade.

Publicado

em

Mulher regando uma árvore recém-plantada em frente a uma casa. Ela está usando uma blusa rosa e calças amarelas, enquanto segura um regador azul. Um homem, que parece observá-la, está ao fundo, vestindo uma camiseta preta com uma estampa colorida e bermuda preta. A área ao redor da base da árvore é coberta com pedras brancas.
Tatiana Queiroz e Lino Melhado cuidam da árvore plantada em frente à casa deles (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em prol da sustentabilidade e do bem-estar da população, Jundiaí avança com o programa Pé de Árvore. Desde sua criação em 2021, a iniciativa já presenteou a cidade com 1.375 novas mudas, distribuídas em diferentes bairros. Somente neste ano, 74 árvores nativas de diversas espécies foram plantadas, embelezando o cenário urbano e promovendo espaços mais saudáveis e convidativos. Um compromisso…

Continuar lendo

Jundiaí

Luchini Chevrolet realiza campanha em prol do Grendacc

Publicado

em

Por

O Grupo Luchini está completando 80 anos e, em comemoração, a Concessionária Luchini Chevrolet está realizando uma campanha em prol do Grendacc - Hospital da Criança. A ação consiste em vender 200 cotas de consórcio até o dia 31/8 e ao alcançar o número, um veículo Chevrolet Onix RG 2024 será doado ao hospital.

Continuar lendo