30 anos: cachorro que quase foi morto ao nascer se tornou o cão mais velho do mundo
Conecte-se conosco

Mundo Pet

30 anos: cachorro que quase foi morto ao nascer se tornou o cão mais velho do mundo

De filhote prestes a ser enterrado a recordista mundial, Bobi viveu uma vida longa e pacífica, cheia de aventuras e momentos inesquecíveis ao lado de sua família.

Publicado

em

Atualizado há

Cachorro mais velho do mundo
Conheça a história incrível do cão Bobi, o cão vivo mais velho do mundo com 30 anos e 266 dias (Foto: Guinness World Records)

Semanas depois que o Guinness, Livro dos Recordes, anunciou um chihuahua de 23 anos como o cão vivo mais velho do mundo, um cachorro muito mais velho saiu do seu “esconderijo” para reivindicar o título. Bobi tem 30 anos e 266 dias de idade, de acordo com o Guinness, e vive em Portugal. O cachorro é da raça Rafeiro do Alentejo, um cão de guarda de gado de Portugal que tem expectativa de vida média de 12 a 14 anos.

Mas antes de ser o cão mais velho do mundo, ele passou por muitas aventuras. Bobi nasceu junto com outros três filhotes em Conqueiros, Portugal. A família já possuía muitos animais e decidiu que não poderia cuidar deles. Assim, a família decidiu enterrá-los. De acordo com Leonel Costa, filho da família e que na época tinha 8 anos de idade, era comum as pessoas enterrarem filhotes recém-nascidos que não conseguiam manter.

Mas, dias depois, Leonel notou algo estranho. A mãe de Bobi, Gira, continuou a voltar ao barracão onde seus filhotes nasceram, apesar de estar vazio. Um dia, o menino e seus irmãos decidiram seguir Gira e logo descobriram que Bobi estava vivo.

O tutor acredita que seu pai possivelmente não reconheceu Bobi porque seu pelo marrom o camuflava no barracão.

Uma vida longa e pacífica

Leonel e seus irmãos decidiram manter Bobi em segredo por algumas semanas, apenas até o cão ter idade suficiente para que seus olhos se abrissem e os pais de Costa não tivessem coragem de afastá-lo. Felizmente, assim criaram o cão.

Cachorro mais velho do mundo
Foto: Guinness World Records

“Confesso que quando eles descobriram, gritaram muito e nos puniram, mas valeu a pena e por uma boa razão!”, disse Leonel.

Bobi nunca foi acorrentado ou amarrado, e passou a vida passeando livremente pelas florestas e terras agrícolas próximas à casa de dos tutores. Além disso, de acordo com a família, o cachorro sempre comeu comida humana não temperada, o que segundo Costa, teria contribuído para sua longevidade.

Cachorro mais velho do mundo
Foto: Guinness World Records

Batendo recordes mundiais

Com 30 anos e 266 dias, Bobi é oficialmente o cachorro vivo mais velho do mundo e possivelmente o mais velho de todos os tempos. Antes dele, o recorde quase centenário era de Bluey, um cão de gado australiano que nasceu em 1910 e viveu até os 29 anos e 5 meses.

Apesar de hoje ter dificuldades para andar e de sua visão ter piorado, Bobi ainda desfruta cada dia. O cão descansa, brinca com seus amigos felinos e relaxa junto ao fogo quando fica frio. Leonel Costa ficou surpreso ao saber que seu cão bateu recordes mundiais, mas sempre soube que Bobi era especial.

Cachorro mais velho do mundo
Foto: Guinness World Records

“Bobi é especial porque olhar para ele é como lembrar as pessoas que fizeram parte de nossa família e infelizmente não estão mais aqui, como meu pai, meu irmão, ou meus avós”, disse o tutor. “Bobi representa essas gerações”.

Mundo Pet

Tutora preocupada rastreia a localização de seu cachorro e descobre sua vida dupla

Como todo adolescente, o cachorro escapou de casa para ir para uma festa secreta.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X/@dammitdemi

Quando Demi soube que seu cachorro havia saído de casa, ela não ficou totalmente surpresa. Han Solo é conhecido por sair sem ser visto e explorar sua vizinhança, não importa o quanto sua família tente mantê-lo em casa. Graças a um rastreador GPS na coleira do cão, Demi rapidamente rastreou sua localização até o clube de campo ao lado -…

Continuar lendo

Mundo Pet

Câmera captura cachorro procurando ajuda na rua após incêndio em casa

Loy não encontrou sua família em lugar algum após o incêndio, e não tinha ideia de para onde ir sem eles.

Publicado

em

Por

Foto: Suzette Hall/The Dodo

Há alguns dias, Suzette Hall, resgatadora de cães e fundadora do abrigo Logan's Legacy 29, recebeu uma ligação preocupante de sua amiga Nanette. Um prédio próximo ao trabalho de Nanette havia se incendiado recentemente, e parecia haver um cachorro sobrevivente deixado para trás. Nanette reconheceu instantaneamente o cão pastor alemão, mais tarde chamado Loy, quando ele passou correndo pelo seu…

Continuar lendo

Mundo Pet

Socorristas resgatam irmãos cachorros abandonados em situação precária na varanda de casa

“Não consigo imaginar o alívio que sentiram por estarem aquecidos, confortáveis e alimentados”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Rescue Me Animal Advocacy/The Dodo

Quando os vizinhos de Price Hill, Ohio, notaram dois cachorros na varanda, ficaram imediatamente preocupados. Um dos cães não tinha uma patinha, e ambos estavam incrivelmente magros e tristes. Eles começaram a postar fotos no Facebook, implorando para que alguém viesse ajudar. Enquanto isso, os cachorros - mais tardes chamados de Sampson e Boss - ficaram sentados e esperaram. Felizmente,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato trabalhador vai à estação de trem todos os dias para ajudar no horário de pico

“Eu controlo o acesso aos teleféricos. Às vezes, dou suporte ao operador e até verifico as catracas para garantir que tudo esteja em ordem…”

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X/MetrodeMedellin

Conheça Mishi: um gato obcecado por trens que sai de casa diariamente para ir ao trabalho na estação de metrô ao lado de casa. Há dois anos, a família de Mishi o recebeu em sua casa, a poucos metros da estação de metrô Villa Sierra, em Medellín, Colômbia. Mishi adorou sua nova família e se adaptou rapidamente à casa, mas…

Continuar lendo

Mundo Pet

Filhotes de cachorro lutam pela sobrevivência após abandono em lixão

Alguém abandonou os filhotes em um lixão.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Pretty in Pink Animal Rescue

No início de abril, sete irmãos filhotes de cachorro se viu agachado dentro de uma caixa de papelão, tentando se aquecer. Alguém abandonou os filhotes em um lixão coberto de neve em uma região remota do Canadá. As chances de alguma pessoa de bom coração encontrá-los eram mínimas. Mesmo assim, eles se amontoaram, mantendo os olhos no horizonte, talvez na…

Continuar lendo
Publicidade