Paciente com câncer terminal tem remissão total após tratamento de médico brasileiro
Conecte-se conosco

Saúde

Paciente com câncer terminal tem remissão total após tratamento de médico brasileiro

O tratamento com a tecnologia BTT induz proteínas de choque térmico por meio de aumento da temperatura, controladamente, pelo cérebro.

Publicado

em

Atualizado há

Paciente com câncer terminal tem remissão total após tratamento de médico brasileiro
O homem, de 66 anos, tinha câncer de próstata e expectativa de vida de apenas 4 meses (Foto: Reprodução/CNN Brasil)

Um homem diagnosticado com câncer de próstata em estágio terminal alcançou a remissão completa da doença após passar por um tratamento desenvolvido por um médico brasileiro.

Scott Miller (68) lutava comtra um câncer de próstata metastático, em estágio IV, desde julho de 2021. O tumor tinha cerca de 12 centímetros de diâmetro e se espalhou por seus ossos, vesícula, bexiga, reto e outros órgãos. De acordo com os médicos, Scott tinha expectativa de vida de apenas quatro meses.

Tratamento BTT

Durante seis meses, o paciente foi tratado com a tecnologia BTT. Esse tratamento induz proteínas de choque térmico através de aumento da temperatura, de maneira controlada, pelo cérebro.

O pesquisador brasileiro Marc Abreu desenvolveu a tecnologia médica inovadora. Marc é especialista em termodinâmica cerebral e frequências termorregulatórias, formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O médico desenvolveu o túnel térmico cerebral (BTT, na sigla em inglês) na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

“A redução de expressão da proteína de choque térmico está associada com câncer, doenças neurológicas e o envelhecimento”, explicou o especialista. “Para o tratamento de câncer, além da mudança da carga termodinâmica, utilizamos frequências diferentes durante a indução com o objetivo de atuar em áreas distintas. A modalidade é a mesma que usamos no tratamento de doenças neurológicas, mas a receita é diferente”.

Como foi o tratamento

Ao longo dos seis meses, Scott precisou de cinco induções como tratamento. De acordo com o relato clínico, o paciente não sentiu nenhum efeito colateral e não realizou nenhum tratamento adicional. Ou seja, rm nenhum momento Scott passou por radioterapia ou quimioterapia, tratamentos tradicionais para combater a doença.

“Na primeira indução, já senti algo diferente. Com isso, me mudei temporariamente de Los Angeles para Miami, onde fica o Instituto Médico BTT, para dar continuidade ao tratamento. Depois do tratamento, meu radiologista ao rever os meus exames me informou que inacreditavelmente é como se eu nunca tivesse câncer”, disse Scott.

“Um ponto muito importante é que, com esse tratamento, não só eliminamos o câncer, mas também a fonte do câncer. Temos a erradicação das células-tronco cancerígenas e a neutralização das moléculas sinalizadoras, que são as moléculas que levam ao desenvolvimento e depois a recorrência do câncer”, explica Abreu.

Agora, os médicos acompanharão o paciente por seis meses, e ele passará por diversos exames pelos próximos três anos.

Saúde

Saúde mental dos brasileiros pós-pandemia é uma das piores do mundo

Um relatório internacional mostra que mais de um terço dos brasileiros está “angustiado”; os jovens com menos de 35 anos são os mais afetados

Publicado

em

Por

Estudo foi elaborado a partir de enquetes com 420 mil pessoas, em 71 países e em 13 idiomas. Foto: Canva

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein  O mundo ainda não se recuperou do impacto da pandemia de Covid-19 na saúde emocional e o Brasil é um dos países mais afetados, de acordo com um relatório do Global Mind Project, que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta. O projeto busca mapear a situação, entender as tendências e propor medidas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continuar lendo

Saúde

“Não ouvi o choro do meu bebê ao nascer”, conta mãe de UTI

Josenilda Pedreira Alves é mãe de Dario, um bebê prematuro extremo, que nasceu em janeiro com 26 semanas de vida e somente 809 gramas; eles se preparam para ir juntos para casa logo após o Dia das Mães, depois de 112 dias dentro da UTI

Publicado

em

Por

Josenilda Pedreira Alves com o filho na UTI neonatal. Foto: Diego Padgurschi/Agência Einstein

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein  Se para toda mãe, a maternidade é uma caixinha de surpresas, rodeada de dúvidas e incertezas, para as mães de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) as angústias são ainda mais latentes. Prestes a dar à luz seu primeiro filho, a enfermeira em radiodiagnóstico Josenilda Pedreira Alves, 37 anos, soube na sala de parto que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo
Publicidade